Aposte nas datas comemorativas em 2024: a sazonalidade pode ser uma aliada nos lucros

As datas comemorativas são oportunidades para que as vendas de um negócio cresçam, o fator sazonalidade, quando bem aproveitado, é muito vantajoso em lucros. Sazonalidade é um momento  em que as coisas fogem da rotina, fazendo com que exista mudança de demandas. 

Natal, Dia das Crianças e Páscoa são exemplos de datas sazonais, em que existe um aumento de busca de produtos no comércio e consequentemente de vendas. O blog da Quatrocor explica!

Planeje o negócio para lidar com a sazonalidade

Lidar com a sazonalidade tem como primeiro passo o planejamento. Fique atento para 2024 nas datas que mais atraem vendas: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. 

Em primeiro lugar, você precisa conhecer quais são as datas sazonais do ano e aí fazer o planejamento com antecedência.

O ideal é que exista um panorama anual, em que esteja previsto também o fato de que, ao mesmo tempo que certos momentos impulsionam as vendas, em outros, pode haver um declínio. Isso porque de acordo com o seu tipo de negócio, existem períodos em que a demanda é maior ou menor.

Depois de definir os objetivos, atente-se às seguintes questões ao planejar o funcionamento do negócio durante os períodos sazonais: 

Equipe: analise se existe a necessidade de contratar membros temporários para a equipe naquele período para lidar com as novas demandas, ou treinar os colaboradores que já trabalham para atuarem em um contexto diferente. 

Estoque: o estoque deve ser ajustado de acordo com a demanda. É fundamental que não exista falta de produtos no período, mas é preciso se atentar para não adquirir produtos em excesso e acabar ficando no prejuízo. 

Cronograma: mantenha um cronograma com os períodos de sazonalidade aos quais vocês devem estar atentos em seu negócio. 

Ponto de venda: o ponto de venda deve estar organizado e decorado de acordo com a data. É uma maneira de atrair e melhorar a experiência dos clientes nas compras. 

Divulgação: a divulgação em uma data sazonal é de fundamental importância. Ao longo do texto explicaremos melhor. 

 

A importância do marketing para a sazonalidade 

Os períodos de sazonalidade devem ser explorados para lucrar o máximo possível, além das vantagens do faturamento, esses momentos também são uma forma de compensar os momentos de baixas vendas. Essas datas, inclusive, são uma forma de garantir um faturamento excedente para o resto do ano.

A estratégia de marketing é fundamental, pois é o que vai impulsionar ainda mais as suas vendas. Através da divulgação, cada vez mais clientes vão chegar ao seu negócio. As datas sazonais já são períodos em que as pessoas estão propícias a gastar, aproveite. 

Um ponto importante e que deve ser alimentado durante todo o ano é a proximidade com o seu público-alvo. Para isso existe o posicionamento de marca, a imagem que é vendida para o público.

Outro fator importante é utilizar o tom de voz certo. Use um tom que promova uma aproximação com os clientes, para transmitir o que é desejado de forma clara.  

Calendário comercial para 2024 

Outras datas, além das mais importantes, também podem ser uma oportunidade para vender mais. Veja o calendário comercial de 2024.

  • Carnaval – 12 de fevereiro 
  • Dia Internacional da Mulher – 8 de março
  • Dia do Consumidor – 15 de março 
  • Páscoa – 31 de março 
  • Dia das Mães – 12 de maio 
  • Dia dos Namorados – 12 de junho 
  • Dia dos Pais – 11 de agosto 
  • Dia do Cliente – 15 de setembro 
  • Dia das Crianças – 12 de outubro 
  • Black Friday – 29 de novembro 
  • Cyber Monday – 2 de dezembro 
  • Natal – 25 de dezembro 

 

Invista nas datas sazonais com a Quatrocor!

Datas sazonais também são uma oportunidade para investir em materiais gráficos, sejam com brindes, ou itens personalizados para vendas. 

Você pode investir nesses produtos para as datas sazonais junto com a Quatrocor Gráfica e Editora, entre em contato e faça um orçamento. 

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?