Tipografia: o que é, quais os seus tipos e sua importância para os projetos gráficos

A tipografia é uma das áreas mais importantes do design gráfico. O tipo de fonte e a forma como ela é usada são partes determinantes de um projeto gráfico, já que ajudam a transmitir uma mensagem e a passar uma sensação.

Com muitas fontes e várias combinações que podem ser usadas, é necessário entender de tipografia para criar um bom projeto. O que é, qual sua importância e quais os tipos de fontes, é o que falamos no blog da Quatrocor!

O que é tipografia e sua importância em um projeto gráfico

Tipografia trata-se da impressão dos tipos (fontes). Em uma definição maior é o estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras. 

Como já dito, o estilo de uma fonte pode transmitir diferentes sensações, como alegria e tristeza, por exemplo. O primeiro passo é entender a diferença entre letra e fonte.

Letra: são signos alfabéticos, e os tipos de letras o conjunto de famílias delas.

Fonte: tipo de letra + estilo + tamanho. A fonte é cada membro individualmente de uma família de letras.

Tipografia tem a ver como tipos de fontes.
Fontes

Tipos de fontes

Serifadas: as fontes serifadas apresentam prolongamentos e pequenos traços;

Sem serifa: é um tipo mais minimalista e sem prolongamentos;

Script: ela simula a escrita à mão;

Dingbat: composta por círculos no lugar das letras do alfabeto. 

Cada fonte pode apresentar uma série de variações no design: thin, light, regular, medium, semi bold, bold, extra bold, além das variações em itálico. Algumas ainda apresentam variação para largura, condensado, regular ou estendido.

Quando usar cada tipo de fonte?

A escolha de qual tipo de fonte usar está diretamente ligada ao tipo de projeto. Serifadas são indicadas para livros e textos grandes impressos, pois elas permitem que seja possível ler por mais tempo, sem cansaço visual, além disso, esse tipo de fonte transmite seriedade.

Quando o assunto são títulos, chamadas e textos digitais, o ideal são os tipos sem serifa, pois quando visualizamos um texto na tela as serifas atrapalham na fluidez da leitura. Transmitir uma sensação de modernidade é um outro fator para a escolha,nesses projetos.

Fontes tipo script, por representar caligrafia à mão, são indicadas para títulos ou assinatura. Ao escolher o tipo a ser usado, leve em conta a legibilidade e a leiturabilidade. 

Outro ponto é a hierarquização visual, que diz respeito à forma como o texto é lido, sendo  influenciada pelas fontes e pela maneira como são usadas. Os designers levam em consideração a hierarquização visual ao criar projetos gráficos.

Imprima seu projeto com a Quatrocor

Precisa imprimir seu projeto gráfico? Use os serviços da Quatrocor Gráfico e Editora. Entre em contato com a gente e faça um orçamento.

 

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?