Como elaborar ações internas de fim de ano para a empresa?

Nos finais de ano, as empresas costumam promover ações internas relativas à época, que vão desde as tradicionais confraternizações aos brindes natalinos.

As organizações têm diversas possibilidades de dinâmicas a serem realizadas e isso exige um plano de execução. Veja no blog da Quatrocor!

Por que realizar ações de final de ano nas empresas?

Realizar ações de final de ano em uma companhia é uma forma de celebrar conquistas, agradecer aos funcionários e dar um gás na equipe, deixando os colaboradores mais motivados.  

Planejamento de ações internas para o final de ano

Mas o que é um planejamento de ação? É organizar dinâmicas, pensando, planejando e programando os passos necessários. 

Os gastos devem estar previstos no planejamento financeiro desde o início do ano, já as datas devem ser definidas de forma que não prejudiquem o ritmo de trabalho das equipes. Também é muito importante que as ações sejam definidas de acordo com o estilo e valores da empresa. 

Mapeamento do clima comportamental 

O departamento de RH deve estar envolvido diretamente no planejamento e nas ações internas, já que pode ter um panorama do que vem a ser mais importante e incentivador dentro da organização. É interessante que se faça um mapeamento comportamental.

Esse mapeamento monitora a motivação e o engajamento dos colaboradores, assim é possível identificar os objetivos e desejos profissionais de cada um. As ações internas de final de ano podem ser definidas de forma que correspondam às necessidades da equipe.

 

Ações de fim de ano nas empresas

Decoração de natal, umas das ações internas das empresas.

Decoração e ações solidárias 

A decoração natalina, por mais comum que pareça, pode acabar alegrando e contagiando todos. É uma forma de trazer para perto o espírito dessa época de comemorações.

O fim de ano costuma ser marcado por ações solidárias, e as instituições podem seguir por este caminho, influenciando seus colaboradores a participarem desse tipo de ação. Por exemplo, pode-se disponibilizar seu espaço físico para doação de donativos, alimentos e etc.

Sorteios, premiações por desempenho e brindes

Brindes e sorteios são uma forma de valorizar seus colaboradores, proporcionando presentes. Boas opções para sortear são: viagens, eletrônicos, eletrodomésticos, viagens para shows ou presentes.

Para brindes, existem várias opções, como: planners, agendas, bloco de notas, entre outras.

Já as premiações por desempenho incentivam os profissionais a se esforçarem para cumprir suas metas. 

Bonificações 

Bonificações também são um hábito comum nessa época do ano. Os funcionários podem receber valores como vale-refeição extra de Natal, 14º salário e PLR (Participação de Lucros e Resultados).

Recesso 

Muitas empresas têm o hábito de fazer recesso no final de ano, então todos os funcionários tiram alguns dias de descanso e as atividades param. Depois de um ano de trabalho, os colaboradores chegam ao fim do ano cansados, a pausa ajuda a se recuperarem e a voltarem mais dispostos.

 

Dinâmicas de grupo e confraternizações 

Imagem de uma confraternização, um dos tipos de ações internas nas empresas.

As confraternizações são uma maneira de interação e descontração entre a equipe, assim como as dinâmicas de grupo que podem estar envolvidas: amigo secreto  e jogos.

Festas de confraternização podem ser exclusivas para os funcionários ou incluir as famílias. Os eventos podem ser custeados pela empresa ou terem entradas pagas, em alguns casos  os valores das entradas são revertidos para instituições de caridade.

O fim de ano na sua empresa com a Quatrocor 

Como vimos no texto, as ações de final de ano envolvem muitos passos e são várias as possibilidades do uso de materiais gráficos. A Quatrocor Gráfica e Editora tem em seu portfólio uma série de produtos, entre em contato com a gente e faça um orçamento!

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?