Rebranding: o que é e como criar uma nova estratégia no seu negócio

Recentemente, o Twitter, uma das redes sociais mais reconhecidas em todo o mundo, surpreendeu a todos ao anunciar uma mudança radical: a troca de seu icônico logotipo de pássaro azul pelo símbolo “X”.

Essa transformação não foi apenas uma mudança de nome ou imagem, mas sim um exemplo claro de Rebranding, uma estratégia que as empresas adotam para evoluir e se adaptar às mudanças do mercado. 

Neste texto, o blog da Quatrocor explica o conceito de Rebranding e como criar essa estratégia em sua marca. Confira!

O que é Rebranding? 

Rebranding, também conhecido como reposicionamento de marca, é uma estratégia que pode ser adotada por uma empresa quando ela percebe que a conexão com o público e/ou mercado não está satisfatória. 

Em outras palavras, é uma abordagem estratégica para reestruturar seu negócio e revitalizar a maneira como ele se relaciona com seu público-alvo. 

Além disso, o Rebranding pode ser aplicado não apenas à imagem de uma marca, mas também aos seus produtos e serviços oferecidos. Geralmente, as ações envolvem modificações em elementos como a identidade visual, logotipo e paleta de cores.

 

Importância do Rebranding

Realizar um rebranding no seu negócio vai muito além de uma simples mudança de imagem ou identidade visual. 

Embora muitas vezes seja associado a momentos de crise de identidade, é importante reconhecer que essa prática não se limita a essas situações. 

Pelo contrário, a estratégia desempenha um papel fundamental na inovação e na construção de uma marca que abre as portas para novas tendências que o mercado vem a exigir. 

A cada ano que passa, novidades vão surgindo no mercado. Sendo assim, muitas marcas vão se adaptando e realizando mudanças para aprimorar e inovar. 

Um exemplo desse compromisso com a inovação é a Coca-Cola, uma marca renomada que tem mantido suas cores distintas desde 1880, mas que nunca deixou de se reinventar com suas propagandas publicitárias e modelos de negócio. 

Portanto, o rebranding é vital para garantir que sua marca esteja sempre sintonizada com o cenário atual e expectativas do público. 

Como criar uma estratégia de rebranding? 

Faz parte do rebranding mudar sua identidade visual..
O processo de rebranding pode passar pela mudança de identidade visual.

A criação de uma estratégia de rebranding bem-sucedida requer um planejamento cuidadoso e uma compreensão profunda da identidade da marca e do mercado em que ela atua. Alguns passos são essenciais, como: 

Reformulação da identidade visual 

Se a intenção é reinventar sua marca, modificar a identidade visual é uma alternativa, desde que ela não perca a essência. 

A escolha de cores, logotipos e elementos gráficos deve ser cuidadosamente planejada para comunicar a nova identidade de forma eficaz. 

Saiba onde colocar a sua marca

É essencial analisar também a comunicação e os posicionamentos nas redes sociais.  Se o objetivo do Rebranding é atrair novos consumidores e reconquistar os antigos, é importante repensar as estratégias dessas mídias. 

A mensagem que sua marca transmite nas redes sociais deve estar alinhada com a nova identidade que você está buscando construir.

Desperte o interesse do público e esteja atento

Além de criar algo novo, é importante que as pessoas estejam atentas e interessadas. 

Nessa nova fase do seu rebranding, é preciso gerar expectativa do público e também despertar curiosidade e desejo deles para saber mais. 

Para isso, investir em campanhas de marketing digital, colaborações com influenciadores e a criação de estratégias nas redes sociais são considerações que devem ser colocadas em prática. 

Conte com a Gráfica Quatrocor! 

Quatrocor Gráfica e Editora pode ser a parceira ideal para a produção de materiais gráficos de alta qualidade, atendendo às necessidades da sua empresa. 

Entre em contato com a gente hoje mesmo e solicite um orçamento!

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?