Como lidar com a sazonalidade

Lidar com a sazonalidade exige planejamento, e, além disso, é interessante investir em materiais gráficos personalizados

Ao longo do ano, temos uma série de datas específicas que fogem do comum, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Elas são chamadas de datas sazonais e, em uma empresa, são um fator que exige um planejamento, para que os resultados sejam os melhores. 

Sazonalidade tem um impacto no faturamento de sua empresa, que pode ser positivo ou negativo. Por isso, planejar o modo de lidar com esses períodos é fundamental. 

Como se planejar de acordo com as datas sazonais

Datas e períodos comemorativos geram demandas extras e que precisam ser atendidas. Nesses momentos o faturamento é maior, assim como, fora deles é menor, o planejamento deve contar com as duas situações. 

Assim como o faturamento nesses momentos é maior, o planejamento deve contar com o fato de que fora deles, o que se fatura é menor. 

Quantidade de matéria-prima: Aqui é básico. Se você vai produzir mais durante um período, precisa de mais matéria-prima. É importante garantir que tenha material suficiente para suas vendas ou produção dos produtos. 

Histórico de vendas: Para projetar o estoque necessário e o quanto é necessário investir, é muito importante ter um histórico de vendas dos anos anteriores. 

Cronograma: Tenha um cronograma que aponte quais as datas sazonais que acontecem durante o ano. 

Mão de obra: Analise a necessidade de contratar mão de obra extra para esses períodos. 

Tente inovar e busque fazer algo diferente do que sua empresa já fez em datas sazonais. Outro ponto importante é que existem algumas datas comemorativas, não tão famosas, que também podem render lucros de acordo com o nicho de seu negócio, e você precisa explorá-las da melhor maneira possível. 

Como lidar com a sazonalidade

Produtos gráficos para ocasiões especiais  

Apostar em materiais gráficos personalizados especialmente para datas comemorativas é uma técnica muito importante. Eles podem ser uma forma de persuadir os clientes a consumirem mais, além de uma forma de agradar os colaboradores e parceiros. 

O primeiro passo para decidir em quais produtos apostar durante datas sazonais é pensar no que pode ser usado em cada data comemorativa e, depois, em como personalizá-lo com detalhes que remetem ao período. 

É sempre bom pensar em quais momentos são mais interessantes para os seus negócios e seus objetivos e, em seguida, decidir quanto e no que investir. 

Ideias de produtos personalizados para datas sazonais

  • Sacolas;
  • Embalagens para presente;
  • Catálogos;
  • Papelaria institucional;
  • Presskit;
  • Kits e brindes dentro do seu nicho;
  • Materiais educativos sobre a data;

Como lidar com a sazonalidade

Produza seus produtos com a Quatrocor

Se você está pensando em investir em materiais gráficos para datas sazonais em sua empresa, saiba que a Quatrocor Gráfica e Editora produz uma série de materiais que podem ser usados por você. 

Invista em seu negócio contando conosco. Entre em contato e faça um orçamento.

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?