Entenda como a pandemia de covid-19 impactou na tecnologia de impressão das gráficas
Independentemente dos avanços tecnológicos, que acontecem com certa frequência nos ambientes corporativos, o uso dos materiais impressos não perdeu a importância, principalmente para as empresas. Desde folhetins informativos, documentos necessários e até mesmo brindes para funcionários, variados tipos de impressão gráfica podem (e devem) ser utilizados pelas empresas.
Seja para os pequenos, médios ou grandes negócios, os impressos podem funcionar de diversas maneiras facilitadoras na rotina dos ambientes de trabalho.
Em vista disso, as gráficas sempre precisaram se planejar para conseguirem atender às demandas dos seus clientes (empresas). E, com a chegada da covid-19, elas precisaram se reinventar.
Mudanças gráficas
A procura por serviços gráficos aumentou consideravelmente durante a pandemia. Por isso, as gráficas começaram a migrar do estilo de impressão offset para o formato digital.
A escolha de mudar o método de impressão aconteceu devido à necessidade de produzir material em menos tempo, mas sem perder a qualidade.
Mas lembre-se: a impressão offset e a digital têm vantagens diferentes – tudo depende da quantidade e da necessidade da empresa.
Afinal, qual a diferença entre a impressão offset e digital?
A tecnologia da impressão offset surgiu no século XX. De modo geral, ela tem como principal característica a utilização de placas de alumínio, que gravam uma imagem e a transferem para o produto final.
No caso da digital – tecnologia criada na transição do século XX para o século XXI -, o processo de gravação em alumínio é eliminado. A impressão é feita diretamente no produto final, com todas as cores impressas simultaneamente.
A mudança da impressão offset para a digital nas gráficas
Embora o modelo offset seja referência no setor gráfico – por suas vantagens na qualidade de impressão das cores -, ele é mais utilizado quando existe uma grande quantidade de demanda; cada vez menos comum nas empresas.
Por isso, a impressão digital tem ganhado mais espaço na indústria gráfica, pois, além de atender assertivamente o volume de pedidos dos clientes, também garante uma boa qualidade de impressão.
Isso significa que o processo de trabalho é otimizado, e é possível produzir a mesma quantidade de material com a mesma qualidade, porém em menos tempo e com custos reduzidos.
Vale ressaltar, porém, que a impressão digital aparenta mais saturação, e os trabalhos feitos em impressão offset têm maior durabilidade. Defina, portanto, seus objetivos para escolher o método mais eficiente para o seu projeto.
Entenda como funcionam as impressões na QuatroCor
Independentemente da necessidade da sua empresa, a QuatroCor Gráfica e Editora oferece os dois modelos de impressão: o offset e o digital.
O cliente pode optar entre os dois formatos conforme o volume da demanda e a preferência na qualidade das impressões. Você pode optar por aquele que mais atende às suas expectativas e ao seu budget. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!