Impressão digital: 5 vantagens para investir

Logo após o começo da década de 90, a impressão digital começou a se tornar muito mais comum na vida das pessoas ao redor do mundo, chegando até ao Brasil. O processo muito rápido e dinâmico se mostrou extremamente eficaz e passou a ser considerado excelente para pessoas e, principalmente, para empresas, que notaram o quanto a impressão digital poderia modernizar seus processos e garantir uma série de benefícios.

No texto de hoje, vamos explicar o que é uma impressão digital e quais são as principais vantagens em optar por ela, seja na sua empresa ou por algum outro motivo pessoal. Veja abaixo!

O que é uma impressão digital?

A impressão digital, de maneira resumida, trata-se de uma impressão que se parece com aquela que temos em casa – porém, em escala industrial. Os dados da impressão são lidos por um computador com alta capacidade e transferidos para o papel diretamente, sem a necessidade de um intermediário, como no caso da offset, que exige uma chapa para a impressão. 

O exemplo da impressão caseira nos faz entender um pouco melhor desse processo, mas é importante deixar claro que o resultado final é bem diferente do que temos em casa e a qualidade da impressão digital se assemelha muito com a qualidade de outras impressões mais clássicas, ou seja, dependendo da sua necessidade, ela pode fazer muito sentido!

Os benefícios da impressão digital: quais são eles?

Existem muitos benefícios em optar pela impressão digital, especialmente para quem deseja imprimir tiragens menores ou para quem possui uma gráfica de confiança que trabalha apenas com esse tipo de impressão. Abaixo, trouxemos quais são esses principais benefícios. Veja!

1 – Economia

O primeiro grande benefício em optar pela impressão digital é o fato de que ela é bem mais econômica do que a impressão offset, especialmente quando se trata de tiragens menores, com poucas unidades. A impressão digital, por não precisar de uma chapa de metal e de todo o trabalho que envolve a pré- impressão, é mais econômica e o cliente vai pagar apenas pela quantidade e não pelo trabalho em si. Já a offset, em contrapartida, tem uma base muito mais cara e que costuma ser mais vantajosa para quem vai imprimir muitas tiragens.

Então, se você quer economizar, com certeza a impressão digital faz mais sentido e tem um custo-benefício superior a outras impressões mais clássicas. Mas, seja como for, é importante entrar em contato com a gráfica para que os especialistas te ajudem a saber qual a função faz mais sentido para o seu caso especificamente, já que cada trabalho tem uma particularidade. 

2 – Qualidade da impressão

Apesar da impressão offset ter uma qualidade um pouco superior da impressão digital, a diferença é muito sutil e a impressão digital também tem uma qualidade muito boa, sendo útil para qualquer tipo de trabalho – seja um livro, um quadrinho ou uma ação de marketing

A qualidade não é nem um pouco parecida com a que estamos acostumados com impressões caseiras e a impressão digital surpreende por ter ótima cores e oferecer um trabalho final excepcional. É claro que tudo vai depender do maquinário da gráfica e se ela possui realmente experiência nesse tipo de trabalho, por isso, vale a pena pesquisar bastante para encontrar uma empresa que ofereça impressões digitais com realmente muita qualidade, como é o nosso caso, que atuamos há muitos anos na área e temos experiência com esse tipo de impressão. 

3 – Rapidez nas entregas

Quem não tem tempo a perder, pode confiar na impressão digital, que é uma das mais rápidas do mercado. Diferente do que acontece na impressão offset, em que é necessário preparar a chapa de metal para receber a impressão, a versão digital é muito mais rápida – assim que a arte está pronta, fica bastante fácil realizar o trabalho, seja no mesmo dia ou na mesma semana, dependendo da demanda que aquela gráfica tem. 

Se você tem pressa, a impressão digital é a melhor opção e vai entregar um trabalho de alta qualidade em um curto espaço de tempo – é claro que vai ajudar muito se você já tiver a arte desenvolvida para apenas imprimir, porém, existem algumas gráficas que também oferecem o processo criativo, algo que pode levar um pouco mais de tempo. Mas, ainda assim, a impressão digital sempre será mais rápida! 

4 – Versatilidade

Vamos supor que você está pensando em imprimir um quadrinho e não decidiu exatamente qual é a capa que faz mais sentido para ele. Nesse caso, com impressão digital você pode simplesmente escolher fazer um lote com determinada capa e outro lote com uma capa diferente, porque ela é bastante versátil e, como nós já explicamos acima, não exige uma chapa de metal para realizá-la, ou seja, você pode simplesmente imprimir uma ou mil tiragens que o valor vai ser proporcional à quantidade  e não à base. Isso faz com que seja muito mais fácil definir campanhas diferentes, capas comemorativas entre outros trabalhos que precisam dessa versatilidade para entregar a mensagem prometida.

Com esse benefício, não fica difícil entender o porquê as grandes empresas estão optando pela impressão digital para realizar as suas campanhas de marketing impressas. A versatilidade faz com que as alterações não fiquem tão caras e seja possível realizar um trabalho mais diversificado em um mesmo lote. 

5 – Personalização

Por fim, um grande benefício desse tipo de impressão é a sua personalização. Esse tipo de impressão permite que o cliente faça escolhas mais variadas e possa ter um material único com diferentes cores e tonalidades A sua arte fica mais barata, mais versátil e a cara da sua empresa, sem que o custo seja absurdo!

Gostou de saber mais sobre a impressão digital e seus benefícios? Se precisar de um orçamento, entre em contato conosco para que possamos te explicar melhor sobre esse processo de impressão tão procurado no mundo inteiro e que tem se tornando uma das opções mais indicadas para quem deseja imprimir pequenas tiragens! 

E não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais! Até a próxima! 

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?