Sinalização na loja: quais materiais são os principais?

A sinalização na loja é um dos principais recursos que temos para atrair os clientes, otimizar o tempo deles, melhorar as vendas e ajudar a marca a criar sua própria identidade, fazendo que ela fique na memória de quem visita o PDV, ou seja, o ponto de venda. No texto de hoje, vamos explicar de maneira bastante objetiva o que é a sinalização na loja e quais os principais materiais que encontramos para que haja qualidade máxima nesse tipo de trabalho. Veja abaixo um pouco mais sobre o assunto!

Afinal, o que é sinalização na loja?

Sinalização na loja ou sinalização no PDV é o nome que damos para as placas ou outros materiais que possuem o intuito de sinalizar algo dentro daquele espaço – nesse contexto entram tanto as sinalizações de corredores, saídas de emergência e outras mais pensadas na locomoção do cliente, quanto as sinalizações voltadas para a venda e para a criação de uma maior absorção da identidade da marca na memória dos clientes. 

Seja qual for o intuito principal das sinalizações, sabe-se que elas são extremamente importantes, afinal, somos seres visuais que precisam muito das imagens para que possamos nos ambientar melhor. 

Os principais materiais que utilizamos em uma sinalização na loja

Abaixo, trouxemos alguns dos principais materiais comuns nas sinalizações no PDV. Veja quais são e quais devem ser colocados na sua loja o quanto antes! Vamos lá!

  • Display expositor

O display expositor pode ser utilizado em qualquer tipo de comércio, mas costuma ser muito útil para abrigar bebidas, como cervejas e vinhos. Pode ser feito em plástico ou até mesmo papelão, dependendo do peso que ele precisa segurar – além disso, é um display muito customizável, podendo ter todas as cores da identidade visual da loja, além de frases ou informações sobre aqueles produtos. 

Vale a pena ter ao menos um display expositor na sua loja, mesmo que ela seja pequena, pois eles chamam muito a atenção e são os primeiros a serem notados pelos clientes assim que entram. 

  • Display de balcão

Sabe aquele tipo de venda que é feita no último minuto e que não aconteceria se o cliente não tivesse acesso a um display chamativo na hora de fechar a compra? Os displays de balcão costumam ser os grandes responsáveis por elas, especialmente quando são bem produzidos. Colocados próximos do caixa, podem ser feitos em plástico ou papelão e devem ser customizados da melhor maneira para chamar atenção ao produto vendido. 

  • Placas de indicação de setores

Indicar os setores é algo extremamente necessário quando falamos de lojas maiores – e até mesmo de lojas pequenas, porém, com uma boa divisão dos produtos. Seu cliente precisa saber onde achar os produtos, e as placas de identificação vão ser muito úteis para isso. 

O ideal é que sejam produzidas nas cores da identidade visual da loja, assim, o cliente sempre irá reconhecer aquela marca por associação – e ainda ficará agradecido por ter seu tempo respeitado e otimizado com boas sinalizações de onde estão os seus produtos favoritos. 

  • Display take one

Esse tipo de sinalização tem o intuito principal de fazer com que o consumidor veja e tenha acessos aos folhetos e folders que estão localizados no PDV. Esses folders e folhetos são indicados para divulgar promoções, ofertas e produtos novos da loja – que às vezes passam despercebidos nas prateleiras.

O display take one também é muito importante para ajudar nas vendas e na criação de identidade da marca. Pode ser colocado no caixa, no balcão e nos corredores, se houver. 

  • Painel PDV

O painel PDV é muito utilizado em eventos, mas também pode fazer parte da sua loja, afinal, ele chama muito a atenção e é útil para abrigar produtos que precisam de maior destaque. Se você pretende fazer um evento, a ideia é talvez utilizar o mesmo painel para depois colocá-lo na sua loja. 

O formato dele é praticamente livre, podendo ser plástico ou mesmo em papelão. O ideal é contratar uma empresa que tenha experiência na área para desenvolver um painel que faça mais sentido para o seu objetivo final.

Por que investir em sinalização na loja?

Investir em sinalização na loja é uma excelente ideia e quase obrigatória para que o seu negócio fique mais customizado e bonito aos olhos dos clientes. Separamos alguns motivos:

  • Seu cliente se encontra na loja, o que faz com que ele compre mais;
  • Sua loja fica mais bonita e com uma identidade visual mais marcada; 
  • O cliente sente que está em um local bem cuidado e pensado para melhorar a experiência dele.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Compartilhe nas redes sociais! 

Crédito da Imagem: stock_colors – iStock

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?