Como proteger seus colaboradores do coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o novo coronavírus, covid-19, é uma pandemia. Isso fez com que o governo brasileiro se voltasse totalmente para evitar a proliferação da doença. Até o momento, já foram registrados aproximadamente 151 casos confirmados. 

Por isso, diversas empresas estão adotando o regime home office, mesmo assim, nem todos podem trabalhar de casa. Por isso, há algumas ações que podem ser adotadas dentro do ambiente de trabalho. De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão do novo coronavírus se dá por contato e por meio do ar. Pensando nisso, trouxemos algumas ações que você pode adotar.

O que é o coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. Essa nova versão do vírus foi descoberta em dezembro do ano passado, em uma província da China, e provoca a doença covid-19. 

Vale lembrar que muitas pessoas se infectam com os coronavírus comuns ao longo da vida, as crianças pequenas são mais propensas a contraírem a forma mais usual do vírus. 

Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. 

Os mais conhecidos até o momento são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar.

Como o coronavírus é transmitido?

A forma mais comum de transmissão é por meio de contato com pessoas que já estão infectadas, principalmente através de pequenas gotículas expelidas pela boca ou nariz durante uma tosse ou espirro. Essas pequenas gotas podem estar em objetos ou superfícies ao redor do paciente. Além disso, estudos sugerem que os vírus podem ser transmitidos pelo ar.

Como se prevenir contra o coronavírus?

A melhor forma de prevenção contra o coronavírus é estar ligado nas notícias sobre a pandemia no seu local de residência. Dentro da empresa, você pode colocar informativos para espalhar conhecimento para seus colaboradores. Alguns cuidados simples são necessários:

  • Limpar regularmente e cuidadosamente as mãos com álcool em gel e lavá-las com água e sabão;
  • Manter pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
  • Certificar-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou com tecido ou papel dobrado quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o material usado imediatamente;
  • Ficar em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e siga as instruções da autoridade sanitária local.

Caso algum colaborador apresente sintomas, ele deve ficar em quarentena em casa ou em um hospital. As pessoas que entraram em contato com o profissional também devem ficar pelo menos 14 dias em casa.

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?