Como usar a comunicação visual no ambiente de trabalho?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest

A comunicação visual é essencial independente do segmento de mercado do qual sua empresa faça parte. Entender esse conceito é uma boa ideia, não importa a estratégia de marketing que você esteja planejando. 

A comunicação visual é cor, imagem, fontes e elementos gráficos que, isolados ou em conjunto, posiciona sua marca perante o consumidor. Por isso, é sempre muito importante ter um cuidado especial na hora de definir sua identidade visual e as peças de divulgação que vai elaborar para   sua empresa. 

As marcas que entenderam como fazer o melhor uso possível da sua comunicação visual têm a identidade visual tão consolidada que se tornaram parte do imaginário do consumidor. O maior exemplo de todos é a Coca-Cola, cujo logotipo está marcado na memória. 

Além de fixar o seu negócio para o consumidor, vamos lembrar também que algumas mensagens ficam mais difundidas quando são passadas por meio de um material visual. Alguns elementos de uma imagem atingem o receptor imediatamente, enquanto os textos precisam ser lidos e interpretados. Se levarmos em consideração que estamos em um momento em que as pessoas não estão com muita vontade de ler e tentar compreender o texto, o material que é feito da comunicação visual é uma saída para ter sua mensagem mais conhecida pelo seu público-alvo.

Como acertar na sua comunicação visual?

Estamos te dizendo que, quando aplicada da forma ideal, a comunicação visual tem o poder de impulsionar qualquer negócio. Porém, se forem cometidos erros, ela pode destruir a reputação de uma empresa. Se você está nervoso, pode se acalmar! São simples dicas de como não errar quando for montar a sua!

  1. Cuidado na hora de escolher cores e efeitos. Use, não abuse!
  2. Transmita a mensagem com a maior clareza e objetividade possível;
  3. Escolha fontes fáceis de serem lidar;
  4. Estabeleça um conceito a ser seguido;
  5. SEMPRE respeite o manual de identidade da sua marca.

Antes de criar suas peças gráficas, pense em todos esses itens, principalmente no último. Sair do seu manual de identidade da marca faz com que suas peças não sejam reconhecidas pelo seu público e ainda causa confusão. Afinal, como sua marca ficará conhecida se você não utiliza o que foi estabelecido como identidade visual? Lembre-se disso!

Aplicar comunicação visual no ambiente da empresa!

Além de usar a comunicação visual como uma forma de divulgação para potenciais clientes, você também pode aplicar no  ambiente de trabalho. Com isso, você pode passar avisos, mensagens motivacionais e difundir os valores da empresa junto a seus colaboradores. Vamos ver um pouco mais a fundo?

AVISOS

Na hora de criar um aviso, mesmo que ele seja interno, procure fazer um material gráfico com a comunicação visual do seu negócio. Assim, você pode escolher imagens que ilustrem a mensagem que quer passar, não esquecendo de incluir um texto bem simples e objetivo. Dessa forma, se torna de fácil entendimento para qualquer colaborador. 

MENSAGENS MOTIVACIONAIS

Colocar mensagens, frases, palavras-chave ou, até mesmo, gravuras que mostrem um pouco da filosofia da empresa para os colaboradores é um movimento interessante. Essas ações podem transformar o ambiente e inspirar as pessoas diariamente. Pode parecer frívolo, mas na verdade é um meio de deixar o local mais leve e interessante. Além dos funcionários, ainda é possível  conquistar os consumidores, já que isso fala sobre a filosofia da sua empresa. 

BRINDES PROMOCIONAIS

Os brindes promocionais são sempre uma boa ideia. Seja para clientes ou funcionários, um pequeno mimo é uma forma de mostrar que você se importa e valoriza aquela pessoa. Por isso, os brindes devem estar sempre alinhados à sua estratégia de comunicação visual. 

Esses são alguns exemplos de como montar a comunicação visual da sua empresa e trabalhá-la internamente. Pense que o primeiro defensor da sua marca são aqueles que estão dentro da sua companhia todos os dias, ajudando a produzir os seus produtos e serviços. Fique atento a isso!

Quer fazer seus materiais de comunicação visual? Fale com a Quatrocor! Estamos sempre à disposição para produzir as peças com a maior qualidade e do jeito que você sempre quis!

Gráficas