7 truques para lançar e divulgar um produto novo

Lançar e divulgar um produto novo não é uma tarefa simples, afinal, a primeira impressão é muito importante. E a maneira como a divulgação será feita determinará o alcance do seu novo item, ou seja, quanto mais visibilidade, melhor.

Por isso, conheça seu público-alvo e estude quais serão as melhores formas de atingi-lo utilizando técnicas simples, pois assim a sua marca estará mais preparada para entrar no mercado.

Lançar e divulgar um produto novo: sete princípios básicos.

1 – Seja realista com o seu orçamento

Lançar e divulgar um produto novo exige formas integradas de comunicação e marketing. Todo o trabalho demandará custos para a produção, organização e distribuição, portanto, antes de definir suas estratégias, é necessário ter conhecimento sobre os seus objetivos e o orçamento que a sua empresa dispõe para a terceirização desse serviço.

De qualquer forma, o investimento para lançar e divulgar um produto novo costuma ser baixo quando comparado com os resultados que essa ação é capaz de proporcionar em médio e longo prazo.

2 – Forneça amostra grátis, demonstrações ou degustação nos pontos de venda

Para quebrar a barreira do desconhecido é fundamental facilitar o acesso. É aquele famoso ditado: de graça até injeção na testa. Dessa forma, ao lançar e divulgar um produto novo vale a pena investir nas amostras grátis ou até mesmo em demonstrações e degustações que proporcionam a oportunidade de um primeiro contato com o consumidor de forma gratuita.

Para funcionar corretamente, além de um bom promotor de vendas que será responsável por organizar e expor seu item de maneira atrativa, é preciso contar com um bom material para o PDV. Faixas e banners são fundamentais para chamar atenção de quem passa pelo estabelecimento.

3 – Faça um evento de lançamento

Um evento é uma ótima maneira de lançar e divulgar um produto novo no mercado. Mas não se engane: para fazer sucesso não deve-se fazer uma festa grandiosa e cara, pelo contrário, para essa estratégia, o primordial é saber onde fazer e quem convidar, divulgando nos canais corretos.

Por exemplo, se o seu público tem conhecimento sobre Facebook, criar um evento na plataforma pode ser uma boa opção. E ainda tem mais: para promover uma comunicação direta, os tradicionais flyers são sempre indicados.

4 – Conte a história e dê dicas de utilização

Lembre-se: um bom conceito vale muito! É a ideia por trás da sua mercadoria que agregará valor além do potencial prático que ela possui. Dessa maneira, não se esqueça de contar a história do seu produto, assim, as pessoas terão conhecimento sobre os ideais da marca e passarão a se relacionar com ela.

Para isso, destaque os benefícios e forneça dicas de uso que são capazes de gerar mais interesse. Ao lançar e divulgar um produto novo também é interessante elaborar folders que são boas opções para veicular esses conteúdos de maneira resumida e informativa.

Esse impresso pode ser distribuído em pontos estratégicos como no espaço de degustação do supermercado ou no evento de lançamento.

5 – Divulgue antes do lançamento

Antes mesmo de lançar seu produto no mercado, comece a divulgá-lo. Parece que vai antecipar um passo, mas criar uma expectativa dos seus consumidores. Quer um exemplo disso? A Apple sempre solta algumas imagens, funcionalidades e pequenas informações antes de lançar um produto.

Desse modo, você prepara e causa expectativa no público e prepara ele para o lançamento do seu produto!

6 – Conheça seu público-alvo

Qual é o público-alvo do seu produto?

Essa informação é essencial para lançar e divulgar um produto novo. Sabendo quem é o seu público-alvo, você consegue planejar suas campanhas de marketing sejam mais assertivas e se comuniquem melhor com sua audiência. Assim como, escolher os canais que seu público mais valoriza, em mídia tradicional, impressos e digital.

7 – Conheça seu produto

Conhecer as peculiaridades do seu item é muito importante para o processo de lançar e divulgar o novo produto.

Muitas vezes, um item tem algumas características que podem ser trabalhadas na divulgação, como a sazonalidade, por exemplo. O seu produto é um item que é vendido mais em uma época do ano do que em outra?

Se sim, precisa entender profundamente em qual época do ano ele deve ser lançado, e entender que ele não vai vender bem ao longo do ano. Além disso, observar quais modificações são feitas ao longo do tempo e como essas mudanças podem ser empregadas para divulgação.

Como pôde perceber lançar e divulgar um produto novo requer bons materiais impressos e disso a Quatrocor entende! Aqui somos especializados na impressão de folders, flyers e demais projetos para a sua empresa. Peça já um orçamento sem compromisso!

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