Editar imagem: cuidados na hora do projeto!

Em qualquer segmento do mercado, sempre existem aquelas pequenas armadilhas, difíceis de serem percebidas que, muitas vezes, pegam até mesmo aqueles que já tem bastante experiência no assunto. Até quando falamos sobre editar imagem para os projetos.

Um profissional criativos já estão bem acostumados a trabalhar com imagens em diversos tamanhos, resoluções e extensões diferentes. Mas, já parou para pensar que existem alguns erros que os olhos bem treinados podem deixar passar?

Pensando nisso, separamos alguns erros aos quais você deve ter muita atenção na hora de editar as imagens!

1 – Pesquisa pobre

Fazer uma pesquisa de imagens rasa é um problema que pode empobrecer a sua produção.

É importante fazer uma profunda pesquisa, mesmo porque não importa o quanto você edite uma foto, se ela tiver problemas de baixa resolução ou com problemas de iluminação, cores, etc. Na hora de editar a imagem ela simplesmente nunca ficará como uma imagem em alta qualidade.

Por isso, dedique o tempo que for necessário para encontrar as melhores imagens para sua criação, aquelas que forem as mais parecidas possíveis e que casarem melhor com o conceito do produto.

Por mais que demore para encontrar as imagens, você vai passar menos tempo arrumando elas.

2 – Esquecer da proporção

Todos ficamos, às vezes, um pouco tentados a dar uma esticada de leve na imagem para ela encaixar melhor dentro do layout. Mas, isso nunca é uma boa ideia e não é aconselhável que você faça isso.

Bom, cada fotografia tem sua proporção original. Se for necessário editar a imagem para alterar seu tamanho, não se esqueça de aumentar ou diminuir proporcionalmente, sem estica-la ou achatá-la de maneira desproporcional, independente do tamanho final da imagem.

A imagem esticada, ou até mesmo um logotipo fora da proporção é estranho e passa uma sensação de descuido com a imagem da empresa. Então, tome cuidado!

Se for absolutamente necessário, para encaixar a imagem no layout da melhor forma, opte por cortá-la

Mas, na hora de cortar tenha cuidado…

3 – Cortar incorretamente

É muito comum encontrarmos uma imagem perfeita para o contexto do projeto, porém o layout pede uma imagem com o formato um pouco diferente da fotografia original. É necessário editar a imagem para que ela caiba no layout do projeto.

Se esse for o caso, cuide como fará o corte. Evite cortar de forma aleatória e procure fazer com que o corte não prejudique a mensagem que você deseja transmitir com a imagem.

Dessa forma, a imagem se encaixa na nova proporção (sem a necessidade de estica-la) e você não perde o contexto, que é importante para o projeto.

4 – Colocar nomes engraçados

Dentro da agência ou no conforto do seu home office, geralmente existem piadas internas sobre clientes. Mas, na hora de subir uma imagem para um site ou blog, tome cuidado no nome do arquivo. Por quê?

Imagine que aquele cliente de quem você não gosta quer colocar uma foto dele na sessão “Sobre Nós” do site da empresa. Você, sem muita maldade, faz o upload da foto com um nome engraçadinho sobre o cliente.

Sim, a foto estará no site e ninguém vai ver o nome do arquivo. Mas, se algum dia alguém baixar a foto (incluindo o próprio cliente), vai ver o nome engraçado que você colocou. E isso pode acabar virando uma dor de cabeça para você.

Então, por que correr esse risco?

5 – Exagerar no Photoshop

Eu tinha um professor de Fotografia, que dizia que não entendia Instagram e Photoshop, porque depois de passarmos tanto tempo tentando produzir a realidade, agora queremos melhorar ela.

Mas, o fato é que algumas imagens realmente precisam de um retoque ou outro antes de irem para a produção. Isso é normal, e não tem problema nisso, se você sabe usar o programa da melhor maneira.

Se tratamento de imagens não é o seu forte, o resultado pode acabar sendo uma imagem extremamente retocada, que fica como exemplo básico de como não usar o Photoshop em alguma aula.

Para cada alteração que você precisa fazer em uma imagem. Em alguns casos, pequenos retoques podem ser necessários, mas lembre-se que fotografias cada vez mais naturais e sem retoques desnecessários são uma tendência a ser observada.

Cuidado na hora da edição!

6 – Não considerar cores

Um erro que muitos de nós cometemos o tempo todo e não é necessariamente uma coisa óbvia para todos nós: falhamos em entender a harmonia das cores. Harmonia das cores podem ser fáceis de controlar.

Porém, às vezes temos que encontrar ordem no caos e destacar os aspectos mais interessantes da paisagem. Na verdade, não é uma tarefa muito simples. Usar técnicas como máscaras de luminosidade ou máscaras de saturação no Photoshop para trabalhar brilho, saturação e contraste de áreas específicas dentro de uma imagem.

7 – Fazer apenas ajustes globais

Vamos dizer que você quer melhorar o verde da grama em uma das imagens. A maneira tradicional de fazer isso é usando o slides de saturação.

No entanto, isso irá aumentar a saturação de toda a imagem e, na maioria dos casos, levar a uma imagem supersaturada. Isso resulta em um visual caótico.

Para prevenir esse erro, use sliders seletivamente, assim evita essa situação.

Toda vez que for editar qualquer imagem para seus projetos, lembre-se dessa lista! Assim, você evita cometer esses erros e tem imagens muito mais bonitas!

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?