Tabloides: qual a relevância para as marcas?

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Os primeiros anúncios publicitários surgiram no Brasil em 1950. Depois, na década de 60 surgiu a necessidade de propagandas mais elaboradas, com tamanhos e formatos diferenciados, que tinham uma ou duas páginas do jornal. 

Foi então que as empresas do varejo passaram a elaborar tabloides promocionais, seguindo os mesmos padrões e material do jornal, dando foco para as promoções do dia, semana ou quinzena. Os tabloides fizeram tanto sucesso que se tornou um investimento necessário para qualquer negócio. 

O tabloide tem dois papeis importantes no varejo, o primeiro é de gerar mais vendas para aquelas indústria que pagam por seu espaço dentro do tabloide. Já o segundo é dizer em quais períodos terão promoções dentro da loja. Por isso, com o planejamento de quando os tabloides irão sair para o público, as lojas podem ser organizadas de acordo com as promoções que estarão vigentes. 

Para entender melhor como planejar sua estratégia de tabloides da melhor forma e potencializar seus resultados. Planejar seus tabloides anualmente permite que você negocie com seus fornecedores e defina quais ações podem ser feitas. Porém, é importante lembrar de que essas estratégias devem ser definidas pela própria loja. 

As estratégias podem variar de atração de tráfego para o estabelecimento ou geração de mais lucro e, até mesmo, misturar estratégias no mesmo tabloide. Assim que você define as ofertas básicas, o supermercadista deve partir para estratégias mais sofisticadas, como a criação de promoções temáticas ou sazonais. Uma dica interessante que fica é montar soluções de consumo, por exemplo, kits para churrasco, fondue e etc.

Também é importante pensar em seu público-alvo, nos clientes que consomem seu tabloide, para entender quais os produtos são mais importantes colocar em destaque. Por exemplo, se sua loja recebe muitos clientes do público A, não faz muito sentido colocar produtos muito básicos. Já em um estabelecimento dirigido ao público C, esses produtos devem receber bastante destaque. 

Case de tabloide: Carrefour

como criar tabloides de supermercado

Um exemplo de case de sucesso do tabloide promocional é o supermercado Carrefour. Desde o início dos investimentos em comunicação e publicidade eles investem em tabloide de ofertas. A área comercial determinava quais seriam os produtos a ser anunciados e então, montava a oferta a partir daí. 

Quando o Carrefour começou a produzir seus tabloides, eles eram produzidos internamentes. A área do marketing recebia um e-mail com uma lista em Excel ou Word junto com uma boneca de como deveria ser o tabloide. O Carrefour sempre produziu, em sua matriz, peças promocionais para todo o Brasil em diferentes formatos, não somente o tabloide. Atualmente, todas as peças são produzidas por agências locais, que estão com a conta da empresa.

Quando as peças do Carrefour eram feitas internamente e os materiais passavam por diversas mãos, era muito mais comum eles saírem com erros e chegarem ao ponto de venda com preços errados e, por causa disso, existiam muitas queixas no PROCON sobre a empresa. Com isso, a empresa perdia credibilidade também.

Depois que a rede do Carrefour começou a se expandir por todo o país, a empresa contratou uma agência para cuidar dos tabloides promocionais e, desde então, o processo de criação foi agilizado e feito com muito mais assertividade. Foi criado um banco de imagens próprios do Carrefour para a produção dos tabloides.

Atualmente, os tabloides do Carrefour são muito bem feitos e obtém muito sucesso na hora de divulgar as promoções e atrair mais clientes para o PDV.

05 dicas para montar os seus tabloides

1 – Procure por profissionais para montar a diagramação do seu tabloide, um profissional vai saber como colocar as informações de maneira organizada e mais interessante para o consumidor;

2 – Cuidado na hora de colocar os preços! Se algum valor estiver errado, o Código de Defesa do Consumidor obriga as lojas a cumprirem com os preços expostos nos tabloides. Nessa hora, revisão é muito importante;

3 – Coloque dicas e receitas para incentivar os clientes a comprarem os produtos e dar ideias de como combinar os itens;

4 – Fique atento a distribuição dos tabloides! Coloque um exemplar nas entradas do seu ponto de venda, nas sacolas de compras dos cliente e em pontos estratégicos da sua loja e alcance seus consumidores antes, durante e depois das compras;

5 – Não esqueça de colocar seus produtos anunciados dos tabloides em destaque dentro do estabelecimento. 

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