Sacolas promocionais: entenda o poder para reforçar sua marca!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest

Existem muitos fatores que envolvem a conquista de um cliente e um deles é oferecer uma experiência diferenciada. Nesse sentido, os materiais personalizados conseguem desempenhar bem o seu papel e, entre eles, estão as sacolas promocionais. 

Esteja você em um supermercado, em um escritório ou em um evento, você provavelmente já viu ou até mesmo utilizou um desses itens. Elas conseguem expor bem um negócio, fixando-o na mente dos clientes e, também, das pessoas que visualizam a marca gravada na embalagem, podendo se interessar.

Por isso, apresentamos abaixo algumas vantagens que as sacolas promocionais desempenham e também algumas dicas para que você aproveite esse material de maneira efetiva para reforçar sua marca. 

Vantagens das sacolas promocionais

As sacolas promocionais possuem diversas vantagens, tanto para quem distribui quanto para quem recebe. Além de serem visuais, também são funcionais e portáteis.

Portanto, elas não cumprem apenas sua função no cotidiano, que é carregar objetos durante o dia a dia, mas ainda aumentam a exposição local da marca.

Segundo um estudo realizado para o Congresso Internacional de Negócios da Moda, 90% das mulheres afirmaram ter a prática de seleção, guarda e reuso de sacolas. Imagine ter a sua marca exposta para todas essas pessoas: aquelas que possuem o item e, também, aquelas que viram por aí. Incrível, não?

O estudo apontou ainda que, entre as que reutilizam as sacolas promocionais, elas o fazem com uma frequência de duas a cinco vezes na quinzena. Mesmo após a compra, elas continuam com o material, incluindo em suas rotinas.

Portanto, vale dizer que esse tipo de material, se feito com um design atrativo, com as cores e logo da empresa, pode ser visto até mesmo como um acessório, agregando valor à marca e tornando-se um objeto de desejo. 

Quando posso utilizar sacolas promocionais?

Dois fatores de impacto para o sucesso das sacolas promocionais são: quando e onde entregá-las. Se você entregar os materiais personalizados no momento e local certo, as pessoas vão se lembrar da experiência e da interação que tiveram com o seu negócio em longo prazo. 

Vale lembrar que elas podem ser aproveitadas para as mais diversas finalidades. No entanto, destacamos abaixo as principais para que você aproveite melhor o uso desse material:

Eventos em geral

Se sua empresa pretende participar de algum evento ou realizá-lo em sua sede/loja, as sacolas promocionais também podem ser uma boa opção. 

Os visitantes costumam carregar muitos panfletos e papéis nesse tipo de encontro, por isso esses materiais podem ser a melhor maneira de destacar e reforçar a sua marca. Especialmente se houverem muitas empresas tentando alcançar a atenção do público.

Foto de uma mulher segurando um material gráfico para eventos

Entrada de novos funcionários

Faça o primeiro dia dos seus colaboradores ser ainda mais incrível oferecendo alguns brindes de boas-vindas como canecas, blocos de anotação, canetas e, claro, uma sacola promocional com tudo isso dentro.

Assim, você aumenta as chances de que esses novos funcionários fiquem mais engajados, além de potencializar os promotores de marca, que irão falar genuinamente sobre o seu negócio.

Assinaturas ou pré-vendas

Demonstre o apreço pelos seus clientes fiéis quando eles fizerem bons negócios com você. Isso funciona como um incentivo, agregando valor para que as pessoas continuem a contar com a sua marca.

Ofereça as sacolas promocionais como um presente de agradecimento sempre que eles realizarem uma assinatura de longo prazo, atualizarem para pacotes mais caros ou realizarem a pré-venda de algum produto.

Vendas de varejo

Alguns estabelecimentos de varejo também conseguem comercializar bem as sacolas promocionais. Cafeterias, bibliotecas e até mesmo supermercados apostam nessa ideia ecológica para agregar valor à marca e ainda oferecer uma solução sustentável para seus clientes.

Dicas para criar sacolas promocionais

Com tantas opções de uso desse material, também existem algumas dicas que podem ajudá-lo a criar esse material da melhor forma em seu negócio. Confira abaixo:

1. Faça edições limitadas

Uma estratégia interessante para fazer os clientes quererem adquirir suas sacolas promocionais são os designs especiais. O simples sentido de que estão adquirindo algo exclusivo já serve como um incentivo para que eles comprem essas embalagens.

Edições comemorativas costumam aumentar bastante a venda de determinados produtos. Por isso, escolha datas que façam sentido para o seu negócio como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães ou Dia dos Pais e personalize suas sacolas!

2. Pense na durabilidade

Seu negócio vai ser ainda mais valorizado se o consumidor perceber que adquiriu algo resistente e de qualidade. Vale a pena investir em um material durável, por mais que ele tenha um custo um pouco mais elevado do que as sacolas de plástico. 

Isso irá não apenas fidelizar seu público como também aumenta as chances de que eles reutilizem o acessório, atraindo novos potenciais clientes.

3. Aposte na sustentabilidade

Esse tema nunca esteve tão em alta como atualmente. Muitos clientes gostam de saber que estão comprando com uma empresa que se preocupa com outros aspectos como a sustentabilidade. 

Por isso, oferecer a sacola como um bem durável, que pode ser reinventado para o dia a dia, já é uma estratégia de fidelização desses consumidores preocupados com o meio ambiente. Além disso, você pode apostar em materiais mais ecológicos como sacolas de tecido, as chamadas ecobags.

mulher usando sacolas promocionais do tipo ecobag

4. Ofereça facilidades

Uma maneira de incentivá-los é criando uma promoção em que o cliente troque embalagens vazias pela sacola. Isso serve para que ele não apenas compre mais como também utilize o produto até o final.


Outra opção é oferecê-la para compras acima de um determinado valor. Isso vai fazer com que os clientes se sintam mais propensos a gastar essa quantia para obter o brinde.Se você está em busca de uma empresa para imprimir a sua marca nas sacolas promocionais, conte com a Quatrocor. Aqui, realizamos seus materiais com qualidade e profissionalismo. Conheça mais sobre nossos serviços e entre em contato para solicitar um orçamento sem compromisso!

Gráficas