Ideias para criar uma revista escolar e entregar aos alunos

A revista escolar está se tornando cada vez mais popular hoje em dia porque esse tipo de material não apenas é uma grande fonte de informação e entretenimento como também uma ótima oportunidade para os estudantes obterem alguma experiência de trabalho. O que começa como um hobby pode se tornar uma carreira de sucesso como jornalista. 

Para auxiliar os professores, coordenadores, conselheiros ou gestores das escolas que desejam implementar essa atividade, são necessários alguns cuidados para que a revista saia com uma aparência realmente profissional. Por isso, separamos algumas dicas e ideias de conteúdos que podem ser incluídos nesse material. Confira! 

Tópicos interessantes para criar uma revista escolar

Notícias

Esta seção refere-se aos eventos importantes que podem ocorrer na escola ou no seu entorno, assim como outra novidade que possa afetar alunos ou professores.

Verifique se as notícias que você está apresentando são relevantes e quais histórias merecem estar na primeira página. 

É possível escrever sobre um evento cultural que acontecerá nas próximas semanas ou sobre os resultados do vestibular que aconteceu no mês passado. Qualquer que seja o tópico escolhido, tente incluir notícias que sejam ao mesmo tempo informativas e interessantes para seus leitores.

Esportes

Muitas pessoas gostam de ler sobre esse assunto. Nele, você pode enfatizar os eventos esportivos ocorridos na escola ou também sobre os campeonatos regionais. Nesse caso, mantenha-se imparcial e apresente os fatos de um ponto de vista objetivo. 

Você também pode falar sobre a importância de praticar um esporte ou sobre os benefícios de ser uma pessoa ativa. Viu? Existem muitas ideias para criar uma revista escolar quando falamos sobre esportes. 

Entrevistas

Quando se fala em criar uma revista escolar, as entrevistas também entram como um tópico importante. É possível entrevistar professores ou algum estudante que se destacou. Escolha alguém, selecione as perguntas com sabedoria, entreviste e depois escreva uma boa história.

Selecione aquelas pessoas que você acredita que possam de alguma forma colaborar, inspirar ou ensinar algo para os leitores.

Grupos

Esse também é um tópico interessante e bastante popular. Muitas escolas montam grupos e clubes para promover esportes, teatro, arte, música, poesia e muito mais.

Você pode reservar um espaço da sua revista escolar para escrever sobre eles e fornecer informações importantes, como o clube atua, quando são os encontros, contato para inscrição e tudo mais que for relevante.

Artigos de autoajuda

Outro tópico interessante para criar uma revista escolar são os artigos de autoajuda. Nesse momento, é possível dar orientações para que os alunos aproveitem melhor a faculdade e também outros temas interessantes como: 

  • Dicas sobre como fazer amigos;
  • Conselhos para estudar melhor e obter notas positivas;
  • Como lidar com a pressão para escolher uma carreira;
  • Ensinamentos para trabalhar melhor em grupo;
  • Como superar seus medos;

E muito mais! 

Indicações e críticas

Esse é talvez um dos tópicos mais populares e divertidos de se fazer. Existem muitas opções de críticas e indicações como resenhas de livros, filmes, séries e até mesmo de jogos. 

Além de serem interessantes para os alunos, também são artigos agradáveis de se escrever. Se você estiver em busca de assuntos, dê uma olhada no que está sendo falado na mídia ou na própria escola. 

Como você pôde ver, esse material é uma ótima forma de incentivar os alunos a criarem artigos e promover a melhoria da escrita. Os adultos podem se reunir para criar e, ao mesmo tempo, estarão inspirando os jovens a participarem. 


Se você está pensando em criar uma revista escolar, mas ainda não encontrou uma gráfica para realizar a impressão, conte com a Quatrocor. Aqui, nossos profissionais garantem agilidade e qualidade em todos nossos materiais. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromissos!

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?