Descubra como utilizar a realidade aumentada em embalagens para impulsionar as vendas do seu produto!
Dia após dia, ano após ano, a realidade aumentada (RA) vem se tornando uma parte importante das nossas vidas. Mas, alguma vez você já pensou como ela pode ser encaixada no setor de embalagens?
A interatividade que essa tecnologia oferece pode ser muito bem aproveitada para as empresas que desejam destacar seus produtos. Abaixo apresentaremos algumas formas de uso da RA para o rótulo de alguns itens para sua empresa!
O que é realidade aumentada?
Vamos começar pelo termo. A realidade aumentada é uma forma de usar a tecnologia para interação entre elementos do mundo real com o virtual. Isso pode ser feito por meio de óculos, câmeras de celular e outros aparelhos. O seu objetivo é dar aos consumidores a oportunidade de viver uma experiência imersiva.
Para as marcas, é também uma nova maneira de chamar a atenção e impactar no processo de decisão de compra. Hoje, a RA assume diferentes formas e algumas marcas estão introduzindo-a em suas embalagens para criar um novo vínculo com os smartphones dos clientes.
Com essa tecnologia, a embalagem deixa de ser apenas um elemento do produto. Ela passa a ser um canal de mídia e entretenimento. É possível fornecer informações, recursos do produto, tutoriais, jogos e tudo mais que a criatividade permitir.
História da realidade aumentada em embalagens
Uma das primeiras empresas a usar essa função foi o McDonald’s. Em 2014, eles usaram a Copa do Mundo Fifa como gatilho para lançar um jogo embutido nas caixas de suas batatas fritas.
As embalagens vermelhas tradicionais ganharam cara nova, com design e interatividade dignas de obra de arte. Eram 12 artes temáticas feitas por ilustradores do mundo todo, entre eles Eduardo Kobra, brasileiro conhecido por seus murais apaixonantes nas ruas de São Paulo.
Para poder interagir, o cliente deveria baixar um aplicativo que, quando o celular era aproximado da embalagem, dava acesso a um jogo de futebol virtual.
Vantagens da realidade aumentada em embalagens
Quando se trata de embalagens, a RA pode apresentar diversas vantagens para as empresas. Essa tecnologia não só ajuda a atrair e reter clientes satisfeitos como também permite facilitar o acesso à informações diferentes que antes eram limitadas para recipientes tradicionais. Confira abaixo os principais benefícios que as organizações podem obter com essa tecnologia.
Atrair mais clientes
Segundo pesquisa realizada pela empresa PWC Brasil, os clientes estão dispostos a pagar até ⅓ a mais para ter uma experiência melhor. Por isso, quaisquer inovações que ajudem a vender seu produto de uma forma mais atrativa já é uma vitória. Adicionar a realidade aumentada em embalagens tem se mostrado bastante efetivo para atrair ainda mais consumidores que desejam explorar as marcas.
Vantagem competitiva
As empresas precisam estar atentas constantemente para conseguir se destacar da concorrência. Hoje em dia, fazer apenas o “feijão com arroz” não é mais suficiente. Como a realidade aumentada é relativamente nova, tirar proveito dessa tecnologia permite que as companhias tenham uma vantagem competitiva.
Melhorar a fidelidade à marca
A lealdade à marca ainda é um desafio para os profissionais de marketing. Com tantas opções no mercado, os consumidores dificilmente se envolvem com um produto ou serviço a ponto de se manterem fiéis. Usar a realidade aumentada para apresentar embalagens de uma maneira empolgante e positiva ajuda as empresas a engajarem esses clientes e a construir um relacionamento.
Adicionar mais elementos à embalagem
Nas embalagens tradicionais, os clientes são limitados às informações do próprio rótulo. Isso significa que as empresas também precisam restringir os dados que podem compartilhar. Com a realidade aumentada, é possível adicionar elementos que antes não podiam ser vistos de primeiro momento. Fatos, informações nutricionais, artes, contato da empresa e outras opções podem ser compartilhadas por meio de um simples código QR.
Mas, com tantos benefícios, por que poucas empresas usam essa tecnologia? Uma das principais razões é porque os consumidores, principalmente da nova Geração Z (nascidos no início da década de 90), ficam entediados rapidamente.
Se todas as marcas resolvessem usar a realidade aumentada em embalagens, o fator “novidade” já perderia seu encanto, assim como a oportunidade de se destacar entre a concorrência.
Além disso, ainda não é uma opção muito acessível, tanto para as empresas quanto para os clientes. Por isso, vale a pena estudar se é uma estratégia significativa para o seu negócio.
Exemplos do uso da realidade aumentada em embalagens
Você pode estar pensando “mas minha empresa não é o McDonald’s, como posso aproveitar essa função?” Não são apenas as grandes organizações mundiais que fazem uso da RA, apesar de ainda não ser muito popular aqui no Brasil. Mas, justamente por isso, pode ser uma vantagem para que a sua organização comece a se destacar.
Lacta
A Páscoa é uma época muito aguardada pelas empresas de chocolate e a Lacta soube aproveitar muito bem a inovação para se destacar. Tanto nas embalagens dos ovos de Páscoa quanto nas caixas de bombom, a fabricante de chocolate inseriu a RA para que o público pudesse ver histórias na tela de seus smartphones.
Leuven
Combinando cerveja e entretenimento, a cervejaria paulista Leuven criou um rótulo em RA para seus produtos Golden Ale, IPA e Red Ale. Os personagens que estampavam a embalagem das garrafas ganharam vida e se movimentavam com o aplicativo. Com a câmera, era possível também conferir informações complementares sobre os produtos que não estavam inclusas na versão impressa.
Tetra Pak
De forma lúdica, a Tetra Pak também resolveu apostar nessa função em suas embalagens cartonadas. A empresa global de soluções para processamento e envase de alimentos adotou a RA e integrou tecnologia e conteúdo nos rótulos de seus produtos. O objetivo do projeto foi esclarecer como é possível conservar as bebidas e alimentos sem usar conservantes ou colocar na geladeira.
Chockynho
A empresa Marajoara Alimentos foi a primeira do mercado brasileiro a lançar uma embalagem cartonada com realidade aumentada. Por meio do aplicativo Zappar, o usuário pode escanear o código impresso na caixa do achocolatado Chockynho, com um smartphone ou tablet, e se divertir com o jogo educativo de perguntas e respostas. É possível ainda tirar fotos do mascote e compartilhar nas redes sociais por meio do app.
Como você pôde perceber, a RA tem muitas vantagens. No entanto, deve ser pensada com cuidado para verificar se faz sentido para a sua empresa. Afinal, apesar dos bons resultados, seu custo não é tão baixo quanto das embalagens tradicionais.
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