Descubra a Psicologia das Cores – parte 2

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Nós já comentamos sobre a importância da psicologia das cores, já que a cor pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço. A psicologia das cores é um estudo que procura entender como nosso cérebro percebe as cores e quais sensações cada uma delas se transformam. 

O uso das cores certas é o que vai definir seu sucesso ou seu fracasso no mercado, isso é um fato que todas as grandes marcas já notaram e aplicam a todo o momento. Você ainda acredita que a escolha do vermelho e amarelo para a marca do McDonald’s foi por acaso? E o azul do Facebook?

Entenda que, nos bastidores de toda marca de sucesso existe um estudo profundo. A cor que você escolher para representar o seu negócio vai impactar para sempre suas vendas. 

Porém, em quais peças cada cor pode ser aplicada? Hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse aspecto do estudo de neuromarketing.

infográfico the logo company psicologia das cores

Um trabalho de design completo leva muito em consideração os sentimentos que as cores despertam. Por isso, algumas marcas são mais “silenciosas” e outras estão gritando por atenção. A equipe do The Logo Company fez um ótimo infográfico com algumas marcas famosas e quais as cores predominantes em cada.

Para te ajudar a encontrar as cores ideais para sua marca, produto ou serviço, vamos explicar um pouco mais a fundo o significado de cada cor, o que ela causa no público e em quais peças ela pode ser utilizada.

Amarelo como fonte de energia

amarelo psicologia das cores

O amarelo desperta criatividade, elimina o cansaço e acalma em momentos de excitação. Em mais de uma cultura, ele é cultuado por ser a cor do Sol, associado a clareza, positividade e calor. 

Para provocar sorrisos em seus consumidores, você deve utilizar o amarelo. Ele também é uma das cores mais próximas do branco, então possui muita luminosidade e chama a atenção, por isso pode ser usado em peças indicando promoções e que chamam a atenção.

Dentro do estudo da psicologia das cores, o amarelo também pode significar cautela. Por isso, muitas empresas de transportes de valores e segurança usam o amarelo, reforçando a ideia de precaução.

Vermelho significa urgência

vermelho psicologia das cores

De acordo com diversos estudos que falam sobre a psicologia das cores, uma coisa é fato: vermelho aumenta a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Isso é corroborado por uma série de testes. Mas, por quê? 

Porque o vermelho aumenta o sentido de urgência. Vou te dar um exemplo.

Você gosta dos filmes do diretor Quentin Tarantino? Além dos roteiros cheios de ação, reviravoltas e serem muito bem escritos, sua marca registrada é o banho de sangue que acontece em algumas cenas. Isso faz com que você e o resto da audiência fiquem com a adrenalina lá em cima. 

O vermelho não é uma cor que passe despercebida pelo seu público, ele se destaca sempre. Ele é associado com alegria, vibração e urgência, o que também cai como uma luva em peças de promoção, para sinalizar preços e descontos. Funciona como um ótimo sinal de alerta para o consumidor. 

Azul é confiabilidade

azul psicologia das cores

Quem não acha um dia com o seu bem azul lindo? Passa uma sensação de segurança e tranquilidade, não é mesmo? E você, nunca parou para olhar aquele mar azulzinho e sentiu que estava tudo bem?

Isso é porque o azul é a cor que passa força, confiança e tranquilidade, isso é a psicologia das cores agindo mais uma vez. Sem você nem notar! O azul retarda o metabolismo e produz efeito calmante, mas vai além. Ele é frequentemente associado a profundidade, estabilidade, sabedoria e sinceridade. Ele está ligado a consciência e intelecto. Use azul para sugerir precisão quando a promoção de produtos de alta tecnologia.

Você pode usar azul para promover produtos e serviços relacionados à limpeza (filtros de purificação de água, líquidos de limpeza, vodka), ar e céu (companhias aéreas, aeroportos, sistemas de ar condicionado), água e mar (viagens marítimas, água mineral). 

Verde expressa saúde e equilíbrio

verde psicologia das cores

Diversos serviços de saúde utilizam o verde em seus logotipos e peças, já percebeu? Isto é porque ele passa a sensação de saúde e equilíbrio, é uma cor profundamente ligada à natureza. Simboliza crescimento, harmonia, frescor, segurança, além de ser associado ao dinheiro. 

Use verde para indicar a segurança quando produto precisar. Verde é diretamente relacionado com a natureza, de modo que você pode usá-lo para promover os produtos ecológicos ou ambientalmente corretos.

O verde é a cor que os olhos humanos absorvem com mais facilidade, é uma combinação de amarelo e azul. Engloba a clareza mental do amarelo e a calma emocional e discernimento do azul. 

Luxo, imaginação e sabedoria e o roxo

Os fenícios descobriram o roxo, séculos antes de Cristo, era extraído de um caracol encontrado no Mar Mediterrâneo. Porém, era muito difícil extrair essa cor e a escassez do produto o tornou disponível apenas para os mais nobres. 

Por muito tempo, foi a cor da realeza e da alta nobreza e essa associação continua. Normalmente, o roxo é utilizado para negócios que visam bem-estar, produtos de beleza e estética. 

É uma cor preferida por crianças. De acordo com pesquisas, quase 75% das crianças em idade pré-adolescentes preferem mais o roxo do que as outras cores. Por isso, é uma cor ótima na hora de promover produtos infantis. 

Essas são algumas cores que podem ser utilizadas para divulgar a sua marca e trazer uma percepção positiva. É importante também estudar um pouco do seu público, para ver como ele interage com as cores. Assim, você vai conseguir uma assertividade muito maior.

Já utilizou a psicologia das cores como estratégia? Conta para gente como foi!

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