Gráficas digitais e suas vantagens

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest

Atualmente, a necessidade por serviços como os das gráficas digitais têm aumentado constantemente. Com preços acessíveis, uma gama de serviços maiores, a rapidez e qualidade na hora da entrega, é comum que as pessoas estejam optando muito mais por esse tipo de serviço. 

O que é uma gráfica digital?

Uma gráfica digital é caracterizada por utilizar equipamentos digitais para sua impressão. Por ser de um tamanho maior, as impressoras digitais conseguem imprimir grandes formatos em excelente qualidade. 

As gráficas offset vêm perdendo cada vez mais espaço para a modalidade da gráfica digital, porque a impressão offset requer mais processos, por isso mais tempo de acabamento. A impressão offset também não consegue fazer a produção de pequena escala, já que é um processo que requer mais passos dentro dele e, por isso, a recomendação é que o uso da gráfica offset seja apenas para grandes tiragens. 

Como já citamos anteriormente, a impressão digital é transmitida diretamente do leitor para a impressão, enquanto a offset demanda passar pela matriz e logo após, direcionada para a impressora. Por isso, a impressão digital é muito mais rápida quando comparada a offset. 

Além disso, as gráficas digitais se destacam e sobrevivem por oferecer uma gama de serviços que a gráfica offset ainda não consegue oferecer. Saiba quais são os serviços que a gráfica possui.

Impressão digital: colorida ou P&B

Principal serviço prestado por esse tipo de gráfica. O serviço de impressão digital serve para imprimir diversos tipos de produtos, como cartões de visita, flyers, convites, cardápios, placas de aviso simples, fotografias e muitos outros. 

Impressão sob demanda

Como já dissemos anteriormente, a impressão digital permite que você faça a tiragem que precisar para sua empresa. Por isso, esse tipo de serviço serve muito bem para a impressão de trabalhos gráficos mais especiais e que possuem muitos detalhes, como calendários, livros, envelopes e itens de identidade visual de empresas como manuais, papel carta, quatro simples e outros. 

Impressão de dados variáveis

Produtos como simples recibos, que substituem a nota fiscal em comércio de bairro, protocolos de recebimento e envio com o logo da empresa, blocos de notas para anotações de pedidos, bloquinhos para anotações em comércio, cartão de ponto, post-its personalizados e mais. 

Impressão em grandes formatos

Para fortalecer a marca algumas empresas optam por criar banners, folders, lonas. Para eventos como feiras, congresso é feito banners em grandes tamanhos personalizados de acordo com a necessidade da empresa. Também pode ser feito sinalização de pontos de vendas, placas simples para sanitários, saída de emergência, etc.

Impressão de livros em pequenas tiragens

Os livros também fazem parte da lista de serviços das gráficas. Para a impressão de capas em ótima qualidade usa-se a impressora digital que ajuda no ótimo acabamento.

Quais são as vantagens das gráficas digitais?

gráficas digitais

Prazo

O prazo de entrega dos trabalhos é uma das principais vantagens. Impressões podem ficar prontas em poucas horas, pois a gráfica rápida possui toda uma estrutura para atender aos diversos tipos de prazos de empresas e pessoas físicas.

Qualidade

O material é produzido com alta qualidade graças aos diversos tipos de impressoras à disposição e ao treinamento dos funcionários que sabem identificar o melhor tipo de impressão para cada trabalho específico.

Tiragem reduzida

Há a possibilidade de redução de custos para tiragens reduzidas. Em gráficas comuns normalmente há um valor a mais para impressões em pequenas quantidades, já em gráficas rápidas o valor para tiragens menores é bem mais em conta, evitando assim desperdício dos itens impressos e redução de custos no seu transporte e armazenamento. Por que não imprimir apenas a quantidade necessária e com o menor preço?

Diversidade de papéis

Nas gráficas digitais, utiliza-se diversos tipos de papéis para a impressão, cada um de acordo com o tipo de material e sua finalidade, ou seja, há a possibilidade de personalizar o trabalho conforme a necessidade da empresa.

Secagem rápida

As gráficas digitais evitam que a impressão fique manchada e precise ser refeita. O tipo de impressora utilizada ajuda na secagem rápida e só é liberado para o cliente quando a tinta estiver totalmente seca e sem possibilidade de criação de manchas

Utilização da internet

É possível imprimir fotos, imagens, textos da internet sem que haja perda total da qualidade.

Atendimento

Por se tratar de uma gráfica digital, o atendimento é ágil e eficaz, evitando assim atrasos na entrega.

Agora que você já conhece as vantagens das gráficas digitais, você entende um pouco melhor sobre qual serviço é o melhor para a sua empresa.

Gráficas