Positivação no PDV: como melhorar o seu?

Quem nunca ouviu o ditado: “a primeira impressão é a que fica”?

Bem, geralmente nós usamos ele para refutar, porque quanto mais conhecemos as pessoas, mais nossa percepção sobre elas vai mudando, certo? Isto é, conforme obtemos mais informação sobre o contexto da vida dela, o modo como percebemos vai mudando aos poucos.

Você vai me entender quando eu disser que não é bem isso que acontece quando chegamos em um ponto de venda. Porque dentro de um PDV, muitas vezes não temos tempo para tentar entender o que está se passando ali, muito menos ver o contexto.

O que é Positivação no PDV?

É o uso de materiais de merchandising para comunicar informações sobre determinado produto no ponto de venda. A positivação é importante para se manter competitivo no mercado. Essa técnica vai auxiliar você a abordar seus clientes dentro do seu estabelecimento.

Para que o produto esteja positivado dentro do seu estabelecimento, é preciso identificar questões como: categoria do produto, região onde vai ser comercializado e os canais de distribuição. Então, para conseguirmos obter uma positivação de sucesso é necessário entender:

  1. Quem é seu consumidor?
  2. Como eles se comportam dentro do PDV?
  3. O que eles estão procurando?
  4. O que eu estou vendendo?

Afinal, não adianta trabalhar com os melhores produtos de cada segmento, mas não saber como comunicar isso para os seus clientes. Se você não souber apresentar seu produto, você perde oportunidades de venda.

O ponto de venda ainda é o lugar onde a maioria dos consumidores toma as decisões de quais produtos levar.

Óbvio que o consumidor usa a internet para obter informações técnicas e avaliações do produto. Porém, a decisão de compra raramente é feita antes do contato físico com o produto, e isso se dá sempre dentro do estabelecimento comercial.

Outro fator que você não pode ignorar é que: o PDV é mais do que o local de venda. Dentro dele, você pode obter informações de consumo estratégicas, é possível captar mais sobre a realidade do mercado.

As informações que você coletar dentro do ponto de venda vão permitir que você reaja mais rápido e de maneira mais assertiva.

Dito isso, separamos três passos para melhorar o seu:

  1. Analisar a iluminação

A iluminação é um dos fatores mais importantes dentro de um ponto de venda. Você não se sente muito confiante ao entrar em uma loja escura, certo? Não deixa as pessoas a vontade para caminhar dentro do seu estabelecimento. Pense nisso e analise se a sua loja é bem iluminada.

  1. Estoque abastecido

Verifique se a quantidade de produto que você tem disponível no seu estoque é o suficiente para a demanda. Qual tipo de impressão que o estabelecimento passa se os produtos estão em falta? Manter os estoques abastecidos é fundamental!

  1. Material promocional

Primeiro, antes de aplicar o material promocional, você deve entender quais pontos dentro da sua loja são estratégicos. Escolher os melhores pontos do estabelecimento faz toda a diferença na hora de indicar produtos para seus clientes.

Segundo, você precisa verificar periodicamente se o material promocional está em boas condições. Você quer trazer apenas boas imagens e sensações para os consumidores finalizarem a compra.

Aliás, os materiais promocionais são peças chave na hora de destacar o produto e incentivar a compra. Existem diversas peças importantes de visual merchandising dentro do mercado. Aqui, separamos cinco opções que você precisa ter para estar mais competitivo.

Faixas de gôndola

Pequenas peças retas ou dobradas em L, que são comumente colocadas junto ao produto no ponto de venda. São conhecidas também como réguas de gôndolas e têm como objetivo maior atrair a atenção do consumidor para aquilo que está exposto e diferenciar a marca de seus concorrentes.

Basicamente uma extensão do produto no PDV, então deve sempre ter em ênfase características, promoções e diferenciais de marcas. A impressão de qualidade dessa peça é muito importante, principalmente para comunicar o consumidor corretamente.

Stopper

Sempre na altura dos olhos dos clientes, o stopper pode ter diversos tamanhos e formatos. É interessante, também, que esteja aplicado de forma perpendicular às gôndolas, para chamar ainda mais atenção.

O Stopper é uma ótima forma de divulgar lançamentos ou promoções. Também é importante que a impressão esteja impecável e o material da peça seja resistente. O Stopper é um material inserido no ponto de venda, costuma ficar anexado a gôndolas, prateleiras e corredores de supermercados.

Clip Strip/Fita Cross

Você tem algum produto que precisa ter uma saída maior? Então, esse material de merchandising, a Fita Cross – ou Clip Strip – é uma tira onde são exibidos os produtos que precisam sair. Para fazer bom uso dessa peça, é interessante que aplique ela cruzando o produto exposto com outros que complementam seu uso.

A personalização da Clip Strip com a identidade visual da marca é muito importante, assim como colocar os diferenciais do produto. Ele costuma ter ótimos resultados no PDV, já que interfere muito com a compra por impulso.

Adesivo de Chão

Para desenvolver essa peça, é necessário cuidado e a procura por materiais de qualidade. Ela fica posicionada no chão (como já diz o nome), por isso as pessoas passarão por cima dela, então ela não pode desmanchar ou descolar com facilidade.

É interessante buscar adesivos com protetores antiderrapantes. Dessa forma, você evita acidentes no local e protege a imagem impressa. Para dar um impacto maior, você pode posicionar o adesivo em um local próximo ao produto exposto, falando sobre lançamentos e aproveitando para destacar uma parte do seu ponto de venda que é mais interessante.

Wobbler

O “pop-up” do ponto de venda é uma peça que fica fixada em prateleiras ou displays. Ele sobressai dentro do ambiente e seus formatos podem variar de acordo com a sua necessidade e com a mensagem.

Ele deve ficar na altura dos olhos. Se você quer anunciar lançamentos, promoções e vantagens, essa peça é a ideal para você. A mensagem deve ser impactante e objetiva, chamando atenção para o produto.

Todos esses materiais são importantes na hora de comunicar sobre o que é o produto, ou falar sobre promoções e ofertas. Para a positivação do PDV, são essenciais na hora de comunicar o consumidor de maneira assertiva.

Vale relembrar que, uma vez que seu consumidor estiver dentro da sua loja, você tem poucos minutos para conquistar a atenção dele. Melhor ainda, pouquíssimos minutos para encantar ele e fazer com ele gaste dentro do seu estabelecimento.

Para isso, seu PDV deve estar bem otimizado, proporcionando diversas percepções positivas, sensoriais, olfativas e visuais. Esteja sempre em busca de desenvolver o melhor layout para se manter relevante dentro do mercado.

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