Ao pensarmos em determinadas marcas, rapidamente, as associamos a determinadas imagens, que incluem cores ou logotipos. Ou ao contrário, ao nos depararmos com algumas imagens e cores, logo nos vem à cabeça uma determinada marca.
Por exemplo, ao pensar em bancos e na cor laranja, você com certeza tem uma instituição financeira específica na cabeça.
Isso acontece devido a uma identidade visual marcante. Para entender melhor do que se trata, veja o texto no blog da Quatrocor!
O que é identidade visual?
É sua representação visual. Com ela uma empresa deve transmitir seus valores e personalidade e também é uma forma de estabelecer uma conexão emocional com os consumidores. Para isso, é necessário apostar em cor, logotipo e elementos visuais e padrões gráficos para representá-la.
Uma identidade visual bem elaborada chama a atenção dos clientes rapidamente, no marketing, é um artifício que influencia na decisão de compra dos consumidores.
Por ser tão importante, seu processo de criação exige cuidado. São necessários conhecimento da empresa, pesquisa de mercado, definição de elementos visuais e entender qual público-alvo será atingido.
Conforme a evolução das marcas, do público e do mercado, a identidade visual pode ser alterada.
Pontos que devem ser levados em consideração ao criar uma identidade visual
Criar uma identidade visual envolve um estudo da empresa e de seu público. Sendo assim, devem ser levados em consideração:
Posicionamento de marca
O posicionamento de marca é a forma como a empresa é vista pelos consumidores, é o processo para colocação da marca em um espaço de destaque na mente do público-alvo.
Essa posição deve ser clara e consistente, para transmitir a ideia, os valores da marca da melhor maneira possível.
Uma identidade visual marcante transmite o posicionamento da marca, através de elementos visuais.
Preferências do público
A partir do momento em que a identidade visual é uma forma das marcas se comunicarem com os consumidores, ela deve atender as preferências de seu público-alvo. Ou seja, um dos primeiros pontos é entender com quem você fala, ou quer falar.
Quais elementos fazem parte da identidade visual de uma marca
- Nome: o nome de uma empresa pode ser uma forma de comunicar os valores e objetivos de uma organização, e também fortalecer sua credibilidade no mercado.
- Logomarca e tipografia: esses dois elementos são complementares e apresentam a personalidade da marca. O logotipo é o que permite à empresa fortalecer sua credibilidade no mercado.
- Slogan: se trata de uma frase de efeito, curta e fácil de lembrar. O objetivo do slogan é resumir o propósito da marca.
- Cores: as cores usadas são mais um artifício para representar a personalidade da marca. Diferentes tonalidades podem despertar sensações distintas nos consumidores, como a psicologia das cores explica, já que cada cor tem um efeito no cérebro.
Como a identidade visual ajuda sua marca
Mas como a identidade visual impacta sua marca? Em primeiro lugar, ela é uma forma de gerar credibilidade e autoridade, por diferentes motivos.
Ao estabelecer uma relação de confiança, profissionalismo e comprometimento com consumidor, ela impacta positivamente, além disso, ela é uma maneira de se destacar em relação à concorrência.
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A identidade visual de uma marca é fundamental nos seus materiais gráficos, afinal, como vimos, é o que faz a empresa ter sua identidade reconhecida.
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