Plágio: veja formas de evitar e ferramentas para detectar

A facilidade de obter dados e imagens na internet dá a falsa impressão de que tudo é de pertencimento de todos. Mas não é assim que funciona, todo o conteúdo, textos, imagens e artes pertencem aos seus autores, ou a quem foram cedidos. 

O plágio se torna recorrente, na realidade do mundo virtual, em que os conteúdos costumam circular livremente, muitas vezes sem créditos. No blog da Quatrocor, você vai ver formas de evitar o plágio e ferramentas para detectá-lo. 

Entendendo o plágio 

 

Plagiar é uma ação que consiste em publicar ou apresentar uma obra, texto ou imagem, como se fosse de sua autoria, quando na realidade pertence a outra pessoa. Problema recorrente em trabalhos acadêmicos, o plágio se intensificou com a facilidade de encontrar e replicar conteúdos na internet.

Na legislação brasileira, o plágio se enquadra como crime de Violação de Direitos Autorais, previsto no artigo 184, do Código Penal. A punição vai desde pagamento de multa até reclusão. 

Nem sempre o plagiar é algo feito de má-fé, não fazer uma citação corretamente, ou acabar escrevendo de forma muito semelhante ao parafrasear, são dois exemplos do que é possível acontecer mesmo que não intencionalmente. Por isso, é necessário estar atento. 

Plágio de imagens

Roubar imagens originais de autor ou designer e usá-las como se fossem suas é plágio. É uma maneira de plagiar muito comum nos dias de hoje, já que a quantidade de reproduções de artes e fotografias, na internet, sem os devidos créditos, são muito comuns.

As ferramentas online e as novas tecnologias fizeram esse tipo de plágio aumentar substancialmente. Mecanismos de pesquisas de imagem reversas podem ajudar a detectar o plágio.

 

Como evitar o plágio de seus conteúdos?

Mas como evitar usar um conteúdo plagiado, mesmo que acidentalmente? Existem algumas técnicas que devem ser usadas ao produzir um conteúdo, para evitar o plágio. 

  • Verificadores de plágio: sempre use verificadores no texto, assim é possível checar se não existe plágio, inclusive acidental.
  • Citar as fontes: ao trazer ideias de outras pessoas, sempre cite as fontes.
  • Aspas: para citar as palavras exatas de uma fonte, use aspas. 
  • Atenção ao parafrasear ou resumir: na hora de parafrasear ou resumir, é necessário ter cuidado para não citar as mesmas palavras da fonte.
  • Use mecanismo de pesquisa reversa de imagens: use pesquisa reversa de imagens, para saber de quem são os créditos daquele conteúdo. 

 

Ferramentas que ajudam a detectar o plágio 

Tanto para textos como imagens existem ferramentas que ajudam a detectar o plágio. Conheça algumas delas: 

 

CopySpyder

O CopySpyder é uma ferramenta que testa documentos buscando identificar a existência de cópias indevidas de outros documentos na internet. 

Grammarly 

No caso do Grammary, o software gera um relatório instantâneo que informa se encontrou o plágio ou não.

Plagium 

Com o Plagium, é possível analisar um texto, uma url ou um arquivo. Além do detector de plágio, também tem um detector de IA.

Ferramentas de pesquisa reversa de imagens

Na internet, estão disponíveis algumas opções de ferramentas de pesquisa reversa de imagem. Esses mecanismos rastreiam onde as imagens estão na web. 

Google: O google tem o recurso de pesquisa reversa de imagem. É a plataforma mais acessível e mais conhecida e seu uso é grátis. A ferramenta ajuda a encontrar a foto certa, a verificar direitos autorais e tamanhos. 

Getty Images: Muito conhecido como um banco de imagens, o Getty Images também tem uma ferramenta de busca de fotos, que encontra a fonte da foto. 

Pesquisa Reversa de Imagens: Dentro do site Pesquisa Reversa de Imagens, se pode rastrear onde as imagens aparecem na web. É uma ferramenta ótima para profissionais de imagem, fotógrafos, artistas gráficos e outros criadores de conteúdo. 

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?