Síndrome do Impostor: identifique o problema e veja dicas para deixar a autossabotagem de lado

Você se preparou para uma situação, tem conhecimentos e habilidades sobre o tema, e ainda assim se sente incapaz de estar ali ? Como aquele exame relacionado a algo do qual entende, mas que você acredita piamente que não vai passar. Trata-se de um caso claro de Síndrome do Impostor. 

A Síndrome do Impostor gera aquela sensação de não pertencimento a um lugar, por não se sentir capaz. No blog da Quatrocor, vamos explicar o que é o problema e como lidar com ele.

 

Afinal, o que é a Síndrome do Impostor?

 

A Síndrome do Impostor faz com que um indivíduo sinta-se uma fraude, uma farsa. Ela promove um conjunto de sentimentos que deixam que a pessoa se enxergue assim. Uma pesquisa da Universidade Dominicana da Califórnia apontou que cerca de 70% das pessoas se sentem uma fraude no trabalho pelo menos uma vez na vida.

Os profissionais duvidam de sua própria capacidade, não reconhecem seus méritos profissionais e pessoais, como resultado de esforço e qualidade. A Síndrome do Impostor é um distúrbio que acomete pessoas das mais diversas áreas de atuação. 

Essas pessoas têm incapacidade de aceitar o sucesso e vivenciam vários sentimentos, como baixa autoestima, insegurança, complexo de inferioridade, apreensão, perfeccionismo e receio de ser exposta como uma farsa. 

Novas promoções ou funções de liderança no trabalho, que incluam mais responsabilidades e visibilidade, são gatilhos para a Síndrome do Impostor. 

 

Indícios de que uma pessoa sofre de Síndrome do Impostor

 

Diferentes perfis de pessoas podem desenvolver a Síndrome do Impostor, porém existem indícios que mostram que alguém sofre do problema, como: autodepreciação, esforço exagerado, procrastinação e querer agradar a todos.

O indivíduo demonstra autodepreciação, não acreditando ter capacidade para merecer seu sucesso. Além disso, é intolerante com as próprias falhas, tem excesso de auto- -cobrança e necessidade de agradar a todos. 

Outra característica é o esforço exagerado, a pessoa tem obsessão por resultados, faz esforços exagerados e trabalha duro. 

A procrastinação também é um indício, o ato de adiar compromissos e tarefas, ou levar o máximo de tempo para cumprir obrigações, é um mecanismo para evitar ser criticado ou avaliado pelas suas atitudes.  

Quem sofre com a Síndrome do Impostor também tem pensamentos repetitivos sobre ser uma farsa e medo de ser descoberto por alguém. 

Além disso, associa  os resultados do trabalho e do esforço à sorte ou à interferência de terceiros, tem sentimento de não ser qualificado para o trabalho que está fazendo, dificuldade de aceitar feedback positivo em relação ao trabalho.

 

A  autossabotagem e a Síndrome do Impostor 

 

Para reafirmar a sensação de que são incapazes, pessoas com Síndrome do Impostor têm o hábito de se sabotar. Ou seja, agir de maneira que evite ser bem-sucedido nas suas obrigações. 

É comum que eles estabeleçam metas que não são capazes de cumprir, resultando em fracassos. Isso alimenta a sua crença de ser uma fraude. 

Um exemplo simples de autossabotagem é a perda de um prazo, o que alimenta a Síndrome do Impostor. 

Dicas para frear a autossabotagem 

Como a autossabotagem faz parte do comportamento de quem tem Síndrome do Impostor, é importante reconhecer esse comportamento e tentar freá-lo. Veja as dicas a seguir:

  • Conheça a si mesmo: a autossabotagem passa pela falta de identidade e confusão interior. É necessário se conhecer muito bem, para não se enganar, caso contrário, é fácil se convencer de que quer algo que não deseja. 
  • Ponha seus pensamentos no papel: ouvir seus próprios pensamentos e sentimentos faz parte do processo de autoconhecimento, por isso, é bom colocar seus medos e angústias no papel. 
  • Enalteça seus valores: muitas vezes as pessoas destacam valores de terceiros, o que gera infelicidade e autossabotagem. É importante reconhecer e alinhar os seus valores e crenças;
  • Aprenda seus padrões comportamentais: muitas vezes os padrões estão escondidos em nosso inconsciente e nem nos damos conta. Padrões negativos são o principal fator por trás da autossabotagem. Se dedique a identificar os padrões básicos, o que permite alterá-los.

 

Como lidar com a Síndrome do Impostor

Lidar com a Síndrome do Impostor envolve uma série de mudanças de pensamentos e também acompanhamento profissional. Como o problema se desenvolve em níveis diferentes em cada pessoa, é bom procurar um especialista  para estabelecer um diagnóstico e como o acompanhamento será feito.

Também é fundamental para lidar com a Síndrome do Impostor, adotar determinadas atitudes e compreender certas ideias:

 

  • Lembrar-se de que há motivos por trás do reconhecimento profissional: o que te levou aonde você está hoje é seu esforço diário e as habilidades adquiridas;
  • Todo aprendizado é um processo: pode ser difícil no começo, mas é possível aprender novas habilidades o tempo todo;
  • Eleger prioridades: entenda o que você pretende aprender ou aperfeiçoar, isso ajuda no desenvolvimento pessoal e também a aproveitar mais o momento.

 

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?