Fundamentais para qualquer negócio, os clientes devem ser valorizados e se sentir benquistos. O Dia do Cliente, que acontece em 15 de setembro, é uma data feita não só para valorizá-los, mas também incentivá-los ao consumo no mês.
Sendo assim, se você tem um negócio, é fundamental investir na data. Quem consome seus produtos vai se sentir importante, e suas vendas serão impulsionadas.
Por que o Dia do Cliente é importante?
Impulsionar suas vendas, fidelizar o seu público, incentivar o engajamento do cliente com sua empresa são algumas das vantagens de se apostar no Dia do Cliente e produzir ações para a data. Para isso, algumas estratégias podem e devem ser adotadas:
Valorização do cliente
Seu principal objetivo no Dia do Cliente deve ser valorizar o seu público, e usar isso para levar os seus clientes a consumir mais, impulsionando o seu negócio.
Portanto, é fundamental que tudo seja pensado cuidadosamente, de forma que as pessoas que consomem seu produto sintam que tudo que sua empresa faz é especialmente para elas.
Essa valorização passa por questões como: ação de marketing estabelecida pela empresa, sua forma de comunicação, quais são os benefícios oferecidos, e também por estratégias personalizadas e voltadas para grupos específicos de clientes.
Ações de marketing no Dia do Cliente
Uma ação de marketing vai desde o planejamento do que vai ser feito, podendo ser algo de longo prazo, ou sazonal, como no dia do cliente, até o produto final, ou seja, o que ela entrega.
Quando falamos no Dia do Cliente, o primeiro passo é definir quais serão os mecanismos usados para atrair o seu público. Novidades, benefícios e comunicação personalizados entram aqui e falaremos mais sobre isso daqui a pouco.
Deve-se tratar de uma estratégia sobre o que vai ser feito, como e quanto. Aqui o público-alvo são os clientes do negócio.
Comunicação para o cliente
Durante toda a relação entre a empresa e o público, a comunicação e a mensagem que quer transmitir são de extrema importância. São as primeiras coisas a serem pensadas para definir a estratégia de comunicação usada.
No Dia do Cliente, a ideia é valorizar e fidelizar seu público. Pressupondo que a empresa já tenha uma linha de comunicação, ela deve ser mantida. Nesse caso, o foco seria expor as ações que interessam e demonstram cuidado com os clientes de forma clara e que despertem o interesse das pessoas.
Por exemplo, expor os benefícios, as novidades e as vantagens de maneira que as pessoas sintam que aquilo foi feito a favor delas.
Umas das formas de expor isso é através da comunicação personalizada, que se baseia no perfil de consumo do cliente ao enviar mensagens e ofertas exclusivas, que se encaixem nos seus desejos.
Assim, a pessoa sente que a empresa de fato pensou nela.
Benefícios e vantagens
Parte da estratégia de marketing, que pode ser usada na data, está em oferecer benefícios e vantagens para os clientes, como promoções e descontos. Existe uma variedade de formas de usar esse recurso.
Descontos progressivos, combos de produtos que saem com um preço inferior ao que seriam pagos, no caso de e-commerce, cupons de descontos especiais e frete grátis são opções.
Quer fidelizar o seu público? Ofereça um desconto ou uma promoção exclusiva para quem já comprou com você antes, ou para primeira compra, oferte benefícios de acordo com os valores dos produtos adquiridos.
Novidades
Oferecer novidades é sempre uma boa estratégia para envolver as pessoas com o seu negócio.
Use o Dia do Cliente para lançar um produto e/ou serviço novo, uma nova vantagem, algum benefício. Faça algo diferente que mantenha seu público interessado.
Estratégia visual no Dia do Cliente
Já falamos sobre a importância da ação de marketing e da comunicação no Dia do Cliente. Os dois tópicos estão diretamente ligados à identidade visual do negócio.
Além da identidade fixa da marca, quando falamos em uma sazonalidade, é preciso pensar em uma estratégia específica, que alinhe a cara do negócio com o que é necessário para aquele momento.
Aqui entram os materiais gráficos:
Seja em atendimento presencial, ou através de e-commerce, os materiais gráficos são um mecanismo importante no tratamento ao público. São algo em que se deve investir sempre, mas em um data como o Dia do Cliente, podem ser feitos materiais exclusivos.
Receber um mimo gráfico ao adquirir um produto presencialmente, ou em casa, quando pela internet, com certeza é uma forma de encantar o público.
São muitas as opções, indo desde sacolas personalizadas e catálogos até brindes um pouco mais elaborados, como cadernos, cadernetas, etc.
Dia do Cliente com a Quatrocor
A Quatrocor Gráfica e Editora pode fazer parte do seu Dia do Cliente, ajudando a agradar e a fidelizar seu público através de materiais gráficos, que a empresa produz com grande qualidade. Quer investir na data, entre em contato conosco e faça um orçamento.