Impressão de livros: faça a sua com qualidade!

Fazer aquelas histórias incríveis que surgem na cabeça ganharem vida no papel não é algo tão complicado assim com a impressão de livros em gráficas rápidas. Os livros impressos são muito utilizados para entreter, disseminar conhecimentos e até mesmo para difundir conteúdos institucionais em ações de integração e comunicação interna.

A impressão de livros é um dos processos gráficos mais antigos e ainda um dos mais procurados. A causa dessa busca é o poder dos livros que até hoje são grandiosas ferramentas de ensino, entretenimento e informação. 

Quando se fala no procedimento gráfico da impressão de livros, você pode optar por diversos tipos de cores, gramaturas e acabamentos. Pode parecer difícil escolher entre tantas opções, mas a dica é ter conhecimento sobre a sua obra, considerando todos os seus aspectos: tema, categoria, público-alvo entre outras características. Só assim você conseguirá descobrir qual é a melhor maneira de criar o seu material.

Para te ajudar, saiba um pouco mais sobre a impressão de livros.

1 – Nada de imprimir em casa

Antes de tudo, vale lembrar que é extremamente inviável realizar a impressão de livros ou apostilas em uma impressora comum, pois além dela não atender às necessidades técnicas, o custo final será muito maior. Por isso, esse é um dos projetos gráficos que precisam do auxílio profissional por menor que seja o número de páginas. 

2 – Capa nota 10

A produção da capa é uma das etapas mais importantes na impressão de livros. Afinal, é como dizem: “as pessoas julgam o livro pela capa”, portanto essa é a parte que chamará a atenção no primeiro olhar e dará personalidade ao seu impresso. Sendo assim, cuidado para não elaborar algo mal feito ou sem graça. Para isso, a dica é investir em um bom design.

Para essa impressão, a máquina tem que cumprir com alguns requisitos que só uma gráfica profissional é capaz de oferecer como a competência de imprimir em altas gramaturas, por exemplo. Para esclarecer, a gramatura é a medida que permite identificar a qualidade e a espessura das folhas que estão sendo utilizadas.

Normalmente, quanto maior esse número, mais pesada é a matéria-prima. Dessa forma, é recomendável apostar em um papel mais grosso e durável, que se destaque do miolo e garanta mais proteção.

3 – A importância da laminadora de papel

Depois de escolher o tipo de papel correto capa do livro, por si só, já é garantia da qualidade e durabilidade do livro. Porém, ainda há uma outra forma de manter seu livro ainda mais resistente, é um processo conhecido como laminação. Ela pode ser feita de dois modos:

Laminação a quente: a laminadora vai passar uma camada de plástico sobre a capa do livro a uma temperatura de 100˚C. Essa nova camada vai deixar a capa a prova d’água, dá mais durabilidade e cria o efeito laminado no papel.

Laminação a frio: a lâmina é aplicada a mão pela pessoa que está confeccionando o livro. Essa lâmina é um papel contact comum.

A principal diferença entre os métodos é a qualidade. Como a laminação a frio é feito à mão, ela é demorada, complicada, e o resultado pode não ser dos melhores, deixando as famosas “bolhas”. Já na laminação a quente, a própria laminadora garante um bom resultado.

capa na impressão de livros

4 – A impressão do miolo

O miolo consiste na parte de dentro dos materiais como livros, revistas ou catálogos, ou seja, essa palavra refere-se às páginas em si e, para elas, atualmente existem muitas possibilidades.

Geralmente, o papel mais usado para a impressão de livros é o offset que, além de ser mais barato do que outras versões disponíveis, contém alta durabilidade e é resistente à umidade e ao tempo. Outra alternativa para a impressão de livros é o papel pólen que, por ser mais amarelado, assegura mais conforto para os olhos, auxiliando em longas leituras. Por fim, dependendo do seu nicho, também é possível decidir pela versão reciclável que garante um estilo mais rústico e sustentável.

5 – Os tipos de acabamento

Para uma impressão de livros bem feita, o acabamento deve ser realizado com precisão para que as páginas não se soltem ou rasguem. Sabendo disso, escolha o estilo que considere mais apropriado.

O acabamento grampo é aquele mais simples que recebe um grampeador metálico na dobradura das folhas. Este é bem comum em revistas, tabloides e catálogos e é indicado para publicações mais reduzidas.

Contudo, se o seu impresso tiver mais de 60 páginas, é aconselhável utilizar a lombada, procedimento no qual o miolo e capa recebem cola quente para se fixarem. Se quiser causar ainda mais impacto e sofisticação, o acabamento pode incluir uma capa dura, ideal para obras de coleções, títulos mais sérios ou edições especiais. 

6 – Formato do livro

Pocket Book – tamanho 10,5×17 cm

São livros de bolso, compactos, que podem ser lidos em qualquer local, seja no metrô, ônibus ou mesmo em casa. Ideal para livros que não ultrapassem as 250 páginas.

Ideal para livros até 300 páginas – 14×21 cm

Este é um dos formatos mais utilizados para livros de segmento geral, como auto-ajuda, poesias, negócios, religião, pequenos livros jurídicos, ficção e não-ficção.

Ideal para livros de 250 à 1000 páginas – 15,5×23 cm

Recomendamos este formato para livros maiores, como livros jurídicos, didáticos, grandes livros de ficção e não-ficção. Seu formato atende bem grandes quantidades de páginas, como 400, 600 ou até 1000.

Ideal para livros Ilustrados ou Fotográficos – 20×20 cm

Quando se trata de um livro infantil, ilustrado ou fotográfico, este é um formato bastante interessante para se trabalhar, pois como é de formato maior e quadrado, valoriza bastante as páginas.

BÔNUS: para que a sua impressão de livros seja um sucesso, indicamos a impressão sob demanda. A grande vantagem deste tipo de impressão é que não é necessário imprimir uma tiragem mínima, nesse caso serão impressos apenas os exemplares que você pedir para si, ou para outros objetivos que você quiser.

Agora que você sabe mais sobre esse processo gráfico, percebeu que a impressão de livros exige bastante cuidado, não é mesmo? Mas com a Quatrocor você não precisa se preocupar! Somos uma gráfica especializada na impressão de livros, revistas entre outras peças. Peça já um orçamento sem compromisso!

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?