Gráfica Rápida: tudo que você precisa saber sobre uma!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest

Gráfica digital, também chamada de gráfica rápida. Como o próprio nome indica, a gráfica rápida se diferencia da offset. Primeiramente pela agilidade do serviço de impressão, que é mais rápido do que aquele obtidos no processo tradicional para pequenas e médias tiragens.

A razão da rapidez não tem segredo: na impressão digital, a transferência das imagens é feita pelo processamento digital dos arquivos, imprimindo todas as cores de uma única vez sobre o substrato. O tempo inicial de setup do equipamento é praticamente zero, o que reduz em muito o prazo de produção, sendo que em poucos minutos se imprime a primeira unidade

Já na impressão offset temos: CD ou arquivo, fotolito (ou CTP), chapa e ai vai para a impressora. Percebemos como esse processo offset é maior, o que o torna mais demorado, por isso que o processo digital é mais rápido e tem menor custo na pequena tiragem.

No meio editorial, a gráfica digital também apresenta vantagens, por possibilitar a impressão sob demanda, também conhecido como POD (Print on demand), que é um modelo de negócio em que as cópias de um livro, ou outro documento, são impressas somente quando encomendado, tirando a ideia de que publicar um livro é impossível para pequenos autores. Isto significa que um autor pode optar pela impressão de 50, 100 ou 1000 exemplares de sua obra, muitas vezes sem a necessidade de contratos de produção mínima.

Esse advento diminui os gastos com transporte e impede que haja o encalhe da obra. Outra vantagem é que o livro nunca estará esgotado, pois pode ser impresso a qualquer momento. Por fim, caso haja o desejo de se fazer uma nova edição, com mudanças no texto original, basta atualizar os arquivos. Nesse caso, como não há estoque, não haverá descarte de material e perda de investimento.

Em relação aos títulos que uma editora lança atualmente, menos de 5% deles são best-sellers, em torno de 25% são títulos de vendagem mediana, ou seja, 70% dos títulos são de baixa vendagem e “carregados” pelos outros 30%; dessa maneira, a editora pode produzir essa linha dos 70% dos títulos chamados de fundo de catálogo. A POD pode gerar receita lucrativa e não drenar recursos dos outros 30%.

Quando falamos em gráfica digital ou gráfica rápida, estamos nos referindo a principalmente dois fatores relevantes:  tecnologia que reduz prazo de produção e o custo-benefício gerado pelo processo de impressão digital. Mas, você sabe o que mais caracteriza uma gráfica digital e por que utilizá-la, bem como pode aproveitar os benefícios desses “serviços rápidos”? É sobre isso que falaremos a seguir, confira!

Entendendo o que é uma gráfica digital

vantagens da gráfica rápida

1. Tecnologia que reduz prazo de produção

Como o próprio nome indica, a gráfica rápida se diferencia da gráfica offset, primeiramente pela agilidade do serviço de impressão mais rápido do que aquele obtido em serviços de offset para pequenas e médias tiragens.

A razão da agilidade é simples: na impressão digital, a transferência das imagens é feita pelo processamento digital dos arquivos, imprimindo todas as cores de uma única vez sobre o substrato.

Sem necessidade de gravações de matrizes ou acertos de máquina, o tempo inicial de setup do equipamento é praticamente zero, o que reduz em muito o prazo de produção, sendo que em poucos minutos se imprime a primeira unidade.

Já no serviço offset, o processo inicial é um mais trabalhoso, o que demanda um tempo maior de setup, pois é necessário adotar o sistema de gravação de chapas ou fotolitos. É preciso transferir a imagem/arquivo para as chapas, inseri-las no equipamento, fazer o ajuste de cor e só então posteriormente iniciar a impressão. Um fato relevante para o ajuste de cores, é que se gastam-se no mínimo 100 folhas para o correto ajuste, o que inviabiliza baixas tiragens em off-set.

2. Custo-Benefício da Impressão Digital

custo-benefício

Como a impressão digital elimina boa parte do processo convencional e não há custo de acerto de máquina, o preço para pequenas e médias tiragens torna-se bastante competitivo, havendo a possibilidade de impressão de apenas uma unidade.

Também há um outro benefício que atualmente está sendo muito discutido no meio publicitário, que é a comunicação direcionada, através da Impressão Dados Variáveis (variable data printing – VDP).

Já pensou numa comunicação específica para o seu público de forma personalizada? Produzir um menor volume de impressões e com um melhor resultado? Quem não gosta de ser tratado de maneira exclusiva? Imprimir em larga escala nem sempre garante o melhor retorno.  Estudos recentes de marketing, mostram que a individualização da comunicação pode melhorar a eficiência de uma campanha publicitária em até 30%.

A personalização aumenta a eficácia da mensagem pois torna a comunicação mais pessoal e muito mais atrativa.  Em vez de produzir 10 mil impressões de um único documento, entregando uma única mensagem para 10 mil clientes, a impressão de dados variáveis permite imprimir 10 mil documentos diferentes com mensagens personalizadas para cada cliente.

A tecnologia de impressão digital da Quatrocor permite a utilização de uma infinidade de dados variáveis como textos, nomes, fotos, imagens, código de barras, QRCodes, individualizando o impresso e tornando a propaganda sob medida para atrair o interesse do grupo certo de clientes em vez de ser dirigida para uma grande massa.

Cada impresso passa a ser único, assim como o cliente. Imagine você recebendo como brinde de final de ano, por exemplo cinco agendas de empresas diferentes, e uma destas agendas tem o seu nome na capa. Provavelmente você irá usar a com seu nome, e encostar ou doar as outras.

Além disto, a impressão digital sob demanda, #OnDemand, tem a vantagem de ser mais sustentável, imprimindo somente o necessário, sem estoque e sem desperdício.

Serviços oferecidos pela gráfica rápida

impressão pela gráfica rápida

Os serviços oferecidos por uma gráfica rápida variam de acordo com a empresa.

  • Impressão digital de pequenos formatos, colorida e p&b: garantindo opções e versatilidade em impressão, indo de encontro às suas necessidades e com a qualidade de off-set;
  • Impressão em papéis com até 350 gramas: garantindo a melhor qualidade do mercado;
  • Impressão em diferentes tipos de mídias: couchê, couchê adesivo, fosco, liso, supremo, texturizados, laser film, vinil, pvc e tantas outras opções para você explorar ao máximo sua criatividade e se destacar em suas produções gráficas;
  • Acabamentos especiais: Corte e vinco, corte especial eletrônico, além de uma vasta gama de opções em encadernações e diferentes laminações, permitem que o produto final de sua peça gráfica alcance os mais elevados níveis de qualidade; 
  • Vernizes: para projetos diferenciados, texturizados, com brilho, fosco ou ainda com a opção glitter prata, dando ao material impresso mais sofisticação, e o hotstamp, dando aquele toque metalizado (prata, dourado, etc.) em alguns detalhes agregando valor e muito estilo.

Não podemos deixar de mencionar que a Quatrocor garante aos clientes, não apenas o melhor custo benefício, mas valoriza a qualidade acima tudo, para qualquer que seja sua produção, pois a empresa possui um parque gráfico próprio e de última geração tanto para Impressão Digital quanto para Impressão Offset, dispensando terceirização, o que melhora ainda mais o prazo de entrega de seus produtos e serviços.

Gráficas