O impresso não morreu! Entenda sua importância para o marketing das empresas

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest

Saiba como o material impresso pode ajudar sua empresa a alavancar as vendas!

O marketing digital está cada vez mais tomando espaço nas empresas. No entanto, na era digital que vivemos hoje, é comum que o mercado fique saturado com tantos anúncios e e-mail marketing. 

Vale lembrar que o design e o layout dos materiais impressos têm tanta importância e benefícios quanto às plataformas online. Ao produzir materiais gráficos de impressão atraentes, sua marca consegue manter sua credibilidade, consistência e a atenção do público.

Abaixo, apresentaremos algumas das vantagens do material impresso para que você entenda como ele ainda é importante para sua empresa. Confira!

6 motivos para investir em materiais impressos

1. Ajuda você a ser notado

Destacar-se da multidão de empresas pode ser complicado, mas com o material impresso as chances de ser notado aumentam. À medida que todos nós sofremos com a inundação de e-mails e outros conteúdos digitais, esse tipo de comunicação pode ser um grande diferencial. 

2. É algo tangível e portátil

Publicações, folhetos, pôsteres e outros tipos de materiais impressos são itens físicos. Eles podem permanecer em escritórios ou residências por meses ou até anos após serem recebidos. Além disso, a pessoa pode sentir a textura do papel, virar as páginas, perceber as cores e levar para onde ela quiser. Ela tem mais tempo para notar os detalhes e estudar as possibilidades de compra do seu produto ou serviço.

3. Segmentação de mercado-alvo eficaz

O marketing impresso pode ser tão eficaz quanto o digital no marketing-alvo no que diz respeito à segmentação de públicos de nicho. Quando você coloca um anúncio em uma publicação, jornal ou revista nichada, consegue atingir as suas personas ou até mesmo o público em geral. Se aproveitar dados demográficos, terá a chance de colocar sua marca estrategicamente no lugar, hora e para a pessoa certa.

4. Aumenta a conscientização da marca

Os profissionais de marketing entendem a importância de ter uma marca bem reconhecida no mercado e uma maneira excelente de reforçar a conscientização do seu negócio é por meio dos materiais impressos de branding. Quanto mais materiais e pontos de venda você estiver presente, maiores são as chances de seus potenciais clientes notarem sua marca. 

5. O material impresso se tornou diferencial

Com mais empresas investindo em marketing digital, a mídia impressa se torna tendência mais uma vez. As caixas de entrada estão cheias de e-mails não solicitados e a maioria é totalmente ignorada pelos consumidores. Os materiais impressos são uma forma diferente e criativa de mostrar sua marca ao mundo, oferecendo infinitas possibilidades de atrair o cliente.

6. Mais engajamento

Você pode não acreditar, mas os consumidores ficam muito mais engajados ao ler um material impresso. Diferente dos sites, em que as pessoas costumam gastar apenas 15 segundos, em média, na leitura dinâmica, de acordo com o Hubspot. Logo, quando o leitor se depara com um material impresso, ele fica envolvido por um longo período de tempo.

Importância do material impresso para as empresas

De acordo com pesquisa realizada pela InfoTrends, os materiais impressos ocupam a liderança em investimentos nos sistemas de comunicação das empresas. O levantamento apontou que 29% dos gastos totais com comunicação são direcionados ao material impresso. O estudo revelou ainda que eles devem permanecer nessa posição por, pelo menos, dois anos.

Muito disso se dá porque a impressão possui uma característica que o digital não tem. A internet é fluída: as informações podem ser mudadas, reescritas e até mesmo excluídas com facilidade. Enquanto que o impresso é permanente, resistindo ao tempo.

Logo, por mais que muitos pensem que os materiais impressos são coisa do passado, existem muitos usos práticos para eles no mundo digital de hoje. A impressão existe há milhares de anos e continuará sendo uma parte importante da sociedade nos próximos anos.

Devo fazer apenas material impresso e abandonar o digital?

Claro que não, investir em materiais impressos e publicações não significa abandonar os esforços em marketing digital. Pelo contrário! Não pense que estamos dizendo aqui que a tecnologia é ruim. A integração do seu marketing digital com os materiais impressos torna suas campanhas ainda mais fortes e resilientes.

Além disso, com os avanços tecnológicos que possuímos hoje em dia, os profissionais de marketing têm mais acesso às informações e dados sobre quais conteúdos usar, como os consumidores se comportam e quais seus hábitos de consumo. 

Assim, podem combinar essas análises para tomar decisões melhores na hora de montar os materiais gráficos. Com isso em mente, projetar e compartilhar uma excelente peça impressa deve ser uma das prioridades da estratégia de marketing.

Por isso, sua empresa pode ficar tranquila e apostar nesse tipo de comunicação que só tem a agregar! Valorize seu negócio com esse tipo de mídia e conquiste seus clientes. 


Se precisar realizar material impresso para a sua marca, não deixe de contar com a Quatrocor. Nossos profissionais altamente capacitados estão prontos para ajudá-lo a alavancar seu negócio.

Criamos materiais materiais impressos eficazes, com design personalizado e de acordo com suas necessidades. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Gráficas