Essencial para empreendedores, documento busca descrever em detalhes a estratégia e a visão de uma empresa para a futura tomada de decisões
Planejar cada passo é fundamental para empresas que buscam destaque e, até mesmo, sobrevida no mercado. Assim, se o empreendedor quer prosperar em seu projeto, é condizente ter à disposição um plano de negócios detalhado.
Ferramenta essencial tanto para quem está começando um novo negócio quanto para empresários que desejam expandir uma empresa já existente, o plano de negócios tem a proposta de servir como guia em direção ao desenvolvimento e à prosperidade.
Quer saber mais sobre essa estratégia que pode ajudar a alavancar o seu negócio? Acompanhe este texto exclusivo do blog da Quatrocor e fique por dentro.
Por que um plano de negócios é importante?
Um plano de negócios é um documento que descreve detalhadamente a estratégia e a visão de uma empresa ou de um empreendimento, fornecendo um guia para a tomada de decisões e a busca de objetivos que visam manter os negócios em um bom patamar.
Entre as vantagens de desenhar um plano de negócios, estão:
- Organizar as ideias e estratégias para alcançar os objetivos;
- Proporcionar uma perspectiva sobre tempo, dinheiro e recursos exigidos;
- Identificar o cliente ideal da empresa;
- Facilitar a comunicação entre as partes envolvidas, como clientes, investidores, sócios e fornecedores;
- Diminuir substancialmente os riscos de iniciar um novo negócio;
- Auxiliar na captação de recursos financeiros e atrair novas parcerias.
As informações utilizadas na montagem do plano de negócios podem ser obtidas em sites de notícia, jornais, revistas, por meio de pesquisas de mercado, com o Poder Público ou em entidades empresariais, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Empresas brasileiras não se planejam
Apesar do amplo entendimento da necessidade em se planejar, as empresas brasileiras ainda demonstram fragilidade quando o assunto é se preparar para o futuro.
Uma evidência disso é a pesquisa realizada pela consultoria Falconi, que demonstra que entre 100 empresas de porte médio entrevistadas, apenas 10% afirmaram contar com uma estratégia mercadológica para os próximos três a cinco anos.
Se o seu objetivo é se diferenciar da maioria dos concorrentes e planejar com cuidado o futuro da sua empresa, confira nosso guia a seguir.
Faça um sumário executivo
Considerado a parte mais importante do plano de negócios, o sumário executivo tem como objetivo resumir as informações mais relevantes e básicas de um novo negócio. O propósito é fisgar de primeira o interesse na leitura com explanações concisas para que o leitor siga adiante.
Em um sumário executivo, é necessário listar itens como:
- Missão da empresa;
- Descrição das atividades do empreendimento;
- Dados da empresa (endereço, CNPJ, telefone etc.);
- Perfil profissional dos sócios e colaboradores;
- Diferenciais no mercado;
- Produtos e serviços oferecidos;
- Público-alvo e segmento de atuação;
- Investimentos e recursos financeiros;
- Enquadramento tributário;
- Resumo de metas a longo prazo.
A sugestão é criar um rascunho inicial do documento, com o material disponível, antes de elaborar seu plano de negócios. É indicado concluir após todo o planejamento, quando estiver seguro sobre o que deve ou não ser inserido no registro.
Descreva a empresa
Após fazer um resumo sobre a empresa no sumário executivo, é fundamental, nesta segunda etapa, detalhar o máximo possível sobre os objetivos da empresa. É necessário, em primeiro lugar, responder questões como o que é o negócio e qual o planejamento acerca do que se pretende fazer.
Esclarecer alguns detalhes nesse segundo trecho do documento (por que abrir esse negócio, quais são os seus diferenciais, etc) é uma oportunidade preciosa de colocar no papel os componentes mais importantes do seu negócio.
Analise o mercado
Por meio da análise minuciosa do mercado, é possível ter insights sobre seus clientes e sobre a concorrência, tornando-se uma parte fundamental do seu planejamento e da sua pesquisa.
Isso permitirá uma compreensão mais aprofundada dos aspectos cruciais do mercado em que há a pretensão de atuar.
Analise a concorrência
Compreender os pontos fortes e fracos da concorrência é um passo primordial no plano de negócios.
Esses parâmetros de monitoramento são necessários para efeito de comparação e medir se você está se guiando de forma correta dentro do mercado.
Analise os fornecedores
Outro ponto que precisa ser analisado é o que engloba os seus fornecedores, pois são eles que darão o aporte de matéria-prima ou os serviços que vão deixar o seu negócio em funcionamento.
Consiga informações e analise minuciosamente as melhores opções, compreendendo o contexto e a capacidade de cada um desses fornecedores. Estabeleça relações próximas com eles para ter prioridade e desfrutar de negociações rentáveis.
Defina um plano de marketing
É a partir da estratégia de negócios, essencial em qualquer plano de negócios, que o empresário irá tomar decisões tanto para o presente quanto para o futuro. A maior parte dos planos de marketing inclui quatro informações principais: produto, preço, praça e promoção (conhecidos como os 4Ps).
Defina um plano de logística e operacional
Colocar no papel planos de logística e de operação vai apontar se suas ideias podem se tornar realidade. Nessa etapa do processo, deve ser representada toda a cadeia de suprimentos, fornecedores, maquinários, estoque, envio e frete.
É com base nessas informações que serão tomadas outras decisões, como a precificação de seus produtos para cobrir os custos estimados.
Faça um planejamento financeiro
Aqui, nesta etapa do processo, será colocado tudo o que envolve dinheiro, aglutinando informações como despesas, investimentos e capital de giro.
É preciso colocar na calculadora o custo de matéria-prima, fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos, domínios, hospedagem de lojas online, salários, marketing, etc. Seu planejamento financeiro será o resultado de tudo isso, expresso em números.
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