O poder do Endomarketing

Saiba o que é endomarketing e como aplicá-lo em sua empresa

 

Já pensou em quão benéfico seria para a sua empresa ser um ambiente em que os colaboradores se sentem bem e estão sempre engajados? Ao pensar no bem-estar dos funcionários, a produtividade poderia ser maior e a qualidade do serviço também. 

 

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma técnica que procura proporcionar um bom ambiente para as pessoas dentro da empresa e busca a satisfação individual e coletiva da equipe, visando motivar e engajar os colaboradores. 

 

Saiba um pouco mais sobre o endomarketing 

 

Voltado para o público interno, o endomarketing é uma prática institucional e precisa de um treinamento que esteja focado na cultura da empresa. 

 

O marketing interno procura tornar o ambiente mais saudável e os colaboradores mais focados, usando estratégias que ajudem a promover, nos funcionários, uma sensação de pertencimento e alinhamento aos valores da missão da marca. 

 

Quando bem realizada, a prática pode gerar diversos benefícios para uma empresa, como maior produtividade, criação de uma equipe qualificada e maior engajamento.

 

Para que a técnica funcione de maneira satisfatória dentro de uma instituição, o time de marketing deve estar alinhado com o do RH. 

 

Lembre-se: um colaborador fica mais motivado em seu trabalho quando entende qual é o seu papel naquele lugar e tem uma identificação com a marca.

 

Diferenças entre endomarketing e comunicação interna

 

Como ambos estão ligados ao ambiente interno de uma empresa, muitas pessoas confundem os conceitos de endomarketing e comunicação interna, porém são duas técnicas distintas. 

 

No endomarketing, uma vez que o propósito é o bem-estar do funcionário, visando maior engajamento por parte deles, vemos objetivos como alinhamentos de metas e feedbacks, focando em resultados a longo prazo. 

 

Por outro lado, a comunicação interna é algo mais imediato, e as informações rotineiras e pontuais da organização são transmitidas por canais internos ou dos líderes para os colaboradores.

 

Estratégias de endomarketing

 

  • Melhorar a comunicação interna: A chave do sucesso do endomarketing é que a empresa possua um bom sistema de comunicação interna, e, por isso, trabalhar a comunicação da empresa junto aos colaboradores é fundamental. Eles precisam ter voz ativa para dar feedbacks e sugestões.

 

Uma boa ideia no âmbito da comunicação interna é apostar nas revistas corporativas, visto que, por elas, o time pode estar informado sobre acontecimentos e dados importantes da marca. 

 

  • Eventos que promovam interação e conexão entre o time: Eventos como happy hours e confraternizações em datas comemorativas podem servir como uma forma de solidificar as relações no ambiente de trabalho. Esses momentos podem ser usados para presentear seus funcionários com alguns mimos, como agendas e cadernos personalizados, por exemplo. 

 

  • Palestras e eventos promocionais: A realização deste tipo de evento auxilia seus colaboradores a entender quais são as metas e os planos dentro do planejamento da empresa. 


  • Capacitação: Ofereça cursos de capacitação para seus funcionários, mantendo-os sempre atualizados sobre as novidades do mercado. Materiais como catálogos e apostilas, além de brindes, como caderninhos e marca-páginas, podem ser usados para o incentivo do estudo e desenvolvimento profissional. 


  • Pesquisas de Satisfação: É importante que o RH realize pesquisas de satisfação com os funcionários da empresa, pois, assim, será possível entender as necessidades e demandas de todos.


  • Benefícios: Investir em benefícios além dos comuns, como vales transporte e alimentação, é algo que vai fazer com que o funcionário sinta que a empresa não só confia no seu trabalho, mas o valoriza. Podem ser oferecidas opções como horários flexíveis, possibilidade de home office, dia do filho no trabalho e bonificações. Também existem instituições que fecham parcerias com marcas que podem auxiliar no bem-estar dos colaboradores, oferecendo, por exemplo, descontos em academias e em salões de beleza. 


  • Investir na saúde e no bem-estar dos colaboradores: Investir no bem-estar e na saúde dos seus colaboradores, promovendo ações e promoções para tal, reduz o estresse do dia a dia e melhora o clima no ambiente de trabalho.

 

A técnica procura manter um bom ambiente para os seus funcionários, e um de seus principais benefícios é diminuir a taxa de rotatividade de uma empresa. Afinal, quanto mais satisfeito um colaborador estiver, menor a chance de que ele deixe o emprego. Empresas que querem se posicionar melhor no mercado precisam do endomarketing.

 

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Em vista disso, observa-se que valorizar sua equipe é de fundamental importância. Através do endomarketing, é possível promover ações internas que utilizem materiais gráficos, como folders.

 

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