Erros mais comuns no design de capas de revista

Apesar de ser comum, é necessário ficar atento para não cometer nenhum deslize no design de capas de revista. O problema é que, se eles se tornarem frequentes, o visual ruim não apenas vai incomodar como também afastar o possível leitor de abrir para ver o conteúdo interno do material.

Para ajudá-lo na jornada para criar os próprios layouts (aqueles que realmente vão atrair a atenção do seu público), separamos uma lista com os principais erros cometidos nas capas de revista. Confira!

Principais erros no design de capas de revista

1. Não respeitar a hierarquia

No universo do design, a hierarquia é bastante importante. Isso significa que existem alguns elementos que merecem uma importância maior do que outros e isso é ajustado por meio do design. É possível destacar algo por meio de escala, cor, tipografia e assim por diante. Porém, ignorar isso é um dos maiores erros no design de capas de revista. Se houver alguma parte do conteúdo ou layout que for mais importante, enfatize-a!

2. Não pensar no seu público

As revistas são lidas por muitas pessoas e grupos diferentes. No entanto, é essencial focar em um público-alvo. Para captar a atenção desses leitores, você deve projetar sua capa pensando neles desde o início. Pessoas de negócios, por exemplo, não são atraídas por layouts coloridos com fontes infantis, mas sim por um design elegante, simples e formal. 

3. Usar várias fontes que não combinam

Existem muitos erros no design de capas de revista que você pode cometer com as fontes escolhidas. A primeira regra é não usar muitas tipografias diferentes. Opte por três, no máximo, uma para o título, outra para os destaques e outra para o corpo do texto. Além disso, elas devem trabalhar bem juntas e ter uma boa aparência. 

4. Cores que não fazem sentido

A escolha das cores também tem muito a ver com um bom design de capas de revista. Use cores que combinem bem entre si e que façam sentido para o conceito do seu material. Além disso, crie contraste, não optando por cores brilhantes em fundos claros ou cores escuras em fundos escuros. 

5. Não deixar espaço branco suficiente

Pode parecer besteira, mas o espaço branco é essencial para não sobrecarregar o leitor com excesso de informações. Ele não deve ser visto de forma negativa, como vazio, mas sim como uma ferramenta poderosa que ajuda você a adicionar clareza e beleza ao seu design. As capas de revista não precisam ser preenchidas com elementos em toda sua extensão.

6. Não ser consistente

Uma das coisas mais importantes sobre o design de capas de revista é a consistência. Independente de qualquer coisa, é necessário alinhar com a marca para que o seu material seja reconhecido facilmente. Por mais que o design tenha algumas alterações a cada edição, mantenha-se fiel ao estilo em geral. 

tipos de impressão rotogravura

7. Espaçamento ruim

O espaçamento pode não parecer grande coisa, mas ele é muito importante. Quando feito em excesso ou é escasso, prejudica toda a leitura do seu conteúdo. Esse processo de adicionar ou remover espaços tem o objetivo de melhorar o visual e, consequentemente, a legibilidade de um texto. 

8. Não pensar na publicação

Antes mesmo de começar a projetar o design de capas de revista, é necessário pensar em qual meio ele será publicado e divulgado. O design muda se você for imprimir em papel ou se seu material será visualizado no celular. Isso vale também para a escolha das cores e outros elementos que precisam ser bem planejados com antecedência. Se a sua capa for  impressa, por exemplo, será necessário afastar o desenho da margem na qual será feita a encadernação.


Se você está em busca de uma gráfica para fazer a impressão das suas revistas, conte com a Quatrocor. Aqui, realizamos seus materiais com precisão, agilidade e qualidade. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromissos! 

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?