Dicas para criar uma capa de livro que se destaque na prateleira!

Saiba como criar capas de livros memoráveis para suas obras!

Ao visitar uma biblioteca ou uma livraria, centenas ou até milhares de livros competem pela sua atenção. A escolha de uma obra entre tantas se torna difícil e é nesse momento que uma capa de livro memorável pode desempenhar seu papel.

Hoje em dia, no mundo em que a atenção das pessoas se dissipa rapidamente, o objetivo de uma capa de livro é atrair a atenção dos clientes em potencial. Por isso, nessa matéria apresentamos algumas dicas para que você crie capas de livros que vão fazer as pessoas amarem sua obra antes mesmo de abri-las para ler. Confira!

9 dicas para criar capas de livros memoráveis

1. Contrate um designer experiente

A maioria dos autores independentes geralmente não tem ideia de como criar capas de livros. Portanto, um designer experiente irá te ajudar sobre diferentes aspectos, apresentando sugestões sobre a escolha de cores, fontes, imagens e mais. Um profissional entende melhor os conceitos, possui as ferramentas e os recursos certos para transformar sua ideia em realidade.

2. Tenha um conceito único para as capas de livros

Assim que contratar o designer, a primeira coisa que vocês precisam conversar é sobre o conceito da capa. Tenham ideias com base no tema do seu livro e, se possível, faça o profissional lê-lo. Isso é muito importante para que ele também tenha insights sobre o layout, já que projetar uma capa de livro sem ler o seu conteúdo não fará muito sentido. 

3. Destaque um único elemento

Outro truque para criar designs fantásticos para capa de livro é enfatizar um elemento. Destaque-o para que ele domine todo o design e a capa chamará a atenção instantaneamente do seu leitor. Esse elemento pode ser uma imagem, símbolo, objeto ou até mesmo algumas letras. 

4. Evite o excesso

Sabe aquela história de “menos é mais”? Isso também se aplica às capas de livros. Se ela tiver muitas imagens, fontes e informações diferentes, isso criará uma poluição visual gigantesca. Seu leitor nem ao menos saberá para que olhar. Como resultado, ele pode até mesmo desistir de ler o conteúdo da sua obra por não entender ao certo do que se trata.

5. Escolha a tipografia com cuidado

Dependendo do uso da tipografia, ela pode tanto melhorar quanto danificar o design da sua capa. Ao mesmo passo que as cores costumam provocar certos sentimentos, as fontes dão personalidade ao design. Por isso, elas devem ser escolhidas com cuidado para que o layout não fique poluído. Uma boa dica é escolher uma fonte com serifa e outra sem para criar harmonia entre elas.

6. Mantenha o design simples

Uma das maiores vantagens de manter seu layout simples é que todos conseguirão entender a mensagem claramente. Obviamente, isso não significa que você deva revelar todos os detalhes do seu livro, mas sim que alguns poucos elementos marcantes são suficientes para despertar a curiosidade do seu leitor. 

7. Considere o tamanho das capas de livros

No mundo digital de hoje, muitos livros estão sendo vendidos em sites como a Amazon. Se você também gostaria de colocar seu livro para vender na internet, é necessário saber que a sua capa aparecerá no tamanho de miniatura. Portanto, na hora de aprovar o design, ele deve estar legível também nesse formato pequeno. Esse é um bom motivo pelo qual um layout simples e com menos detalhes é preferido atualmente.

8. Faz parte de uma coleção? Pense na marca visual

Se essa obra faz parte de uma coleção, com livros anteriores, busque usar as mesmas fontes, ilustrações e elementos das capas já realizadas. Quando o leitor ver essas semelhanças, eles rapidamente irá assimilar o livro e saberá que se trata de uma continuação da série. 

9. Faça a impressão em uma gráfica de confiança

Para que as capas de livros fiquem com a qualidade que você espera, é necessário contar com uma boa impressão. Isso envolve desde a escolha do acabamento, tipo de papel e material da capa até a impressão de fato nas máquinas mais adequadas. Por isso, o ideal é entrar em contato com a gráfica e solicitar a orientação dos profissionais.


Se você está em busca de uma gráfica para fazer a impressão das capas de livros, conte com a Quatrocor. Nossos profissionais podem ajudá-lo com todas essas etapas para que o seu material saia com a qualidade que você merece! Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?