Quando você pensa em uma marca, seus pensamentos vão muito além do nome. Quando se trata de uma organização famosa, é normal que venha à cabeça coisas como: identidade visual,seus conceitos e valores. Tudo isso está ligado ao branding.
Mas o que é branding? A definição deste conceito e qual a sua importância no valor de uma marca no mercado, explicamos no texto do blog da Quatrocor.
O que é branding?
É muito comum que as pessoas confundam branding com posicionamento de marca, mas na realidade eles são duas coisas distintas. O posicionamento de marca faz parte do branding, mas o segundo envolve uma amplitude de ações maior.
Branding é a gestão estratégica de uma marca com o objetivo de torná-la mais forte no mercado e reconhecida pelo público. A estratégia conta com um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósitos e valores do negócio.
Entre essas ações estão: planejamento, estruturação e divulgação. A função do branding é despertar sensações e criar ações conscientes e inconscientes, envolvendo todos os movimentos de uma marca: logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingle, quem vai ser a cara da instituição, ajuda na construção da identidade da empresa.
Conceito que surgiu antes do marketing digital, o branding é um trabalho longo, que precisa de estudo de fatores como: público-alvo, mercado de ação e a construção de valores da marca. Isso é o que vai fazer com que as pessoas que serão impactadas absorvam a mensagem desejada.
Definição de marca
No marketing, é muito comum ouvirmos falar de marca, assim como foi na explicação de branding até aqui. Mas ao contrário do que muitos pensam, marca e empresa não são a mesma coisa.
Marca envolve tudo aquilo que representa um negócio, é a identidade e a personalidade que a empresa passa aos seus consumidores e clientes.
Rebranding
É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre o termo rebranding. O rebranding é um processo que revisa e altera a identidade da marca, ou seja, é uma mudança da imagem que a organização tem dentro do mercado.
A importância do branding para uma marca
Nos dias de hoje, a competitividade do mercado faz com que seja essencial demonstrar o diferencial de uma marca, além do seu posicionamento.
Nesse cenário, é o branding que ajuda as empresas a se diferenciarem dos concorrentes, construírem elos fortes com o público-alvo e aumentarem o desempenho financeiro a longo prazo.
O branding é um investimento a longo prazo no seu negócio. Entre seus benefícios estão: criar uma reputação positiva no mercado, aumentar a fidelidade dos clientes e atrair novos consumidores.
Seus materiais gráficos com a Quatrocor!
Um importante movimento para a divulgação e a comunicação interna de uma marca são os materiais gráficos. Além disso, as opções do que pode ser feito são enormes.
Com a Quatrocor Gráfica e Editora é possível produzir materiais gráficos personalizados para sua empresa. Entre em contato com a gente e faça um orçamento!