Os adesivos personalizados ou adesivos promocionais são uma ferramenta criativa para a divulgação dos seus produtos e serviços. Ainda que muitos empreendedores acreditam que apenas um bom atendimento é suficiente para estimular os consumidores.
E sim, o atendimento é um importante divisor de águas e tem um grande poder para melhorar as vendas do ponto de venda (PDV), mas ele não é suficiente.
Para aumentar as vendas é necessário ir além, usar diferentes artifícios a começar pela atração dos consumidores que serão futuros clientes. Então, se você não atrai, como que espera realizar um bom atendimento e estimular as compras?
É necessário começar a pensar em estratégias que acompanham a trajetória do cliente do PDV. Ou seja, o seu negócio precisa de ações que atraem o consumidor, comunicam as novidades, divulgam os produtos, influenciam nas compras e por fim, fidelizam o cliente.
Nesse caso, alguns materiais de merchandising como os adesivos personalizadas podem ser boas opções por além de ajudar a aumentar as vendas e gerar lucro ao seu negócio também não exigem grandes investimentos na sua confecção e personalização. Não tem ideia de como usar esses materiais ou como pode aumentar as vendas com adesivos personalizados?
As possibilidades de uso dos adesivos são diversas. Eles podem ser aplicados em diversos lugares como vitrines, chão, mesa, produtos, portas e até mesmo para substituir letreiros que anunciam o nome do ponto de venda. O que vale é a criatividade e a certeza de que o adesivo pode ser aplicado em diferentes superfícies sem prejudicar a sua qualidade.
O que é adesivo personalizado?
O adesivo personalizado é uma peça autocolante, com variados formatos e tamanhos, usada em ações promocionais de marcas e produtos. O adesivo pode ser feito de papel, vinil ou PVC autoadesivo de variadas gramaturas que variam de 90g a 300g.
O que é gramatura?
Gramatura, também conhecida como gramagem é o peso e a medida da espessura do papel, representado em gramas, g/m2. A metragem ou peso, geralmente se refere a uma folha de m2, e é a regra utilizada para a comparação entre os variados tipos de papéis.
As especificações sobre a gramatura do papel, são padronizadas pela International Organization for Standartization (Organização Internacional de Normalização ISO 536). Esta norma especifica um método para determinar a gramatura do papel/cartão. Essas regras se aplicam ao tipo de material usado nos papéis autocolantes, que afetam na precificação e acabamento dos produtos.
Quais são as vantagens dos adesivos personalizados?
São diversos benefícios que os adesivos personalizados trazem para o seu negócio. Primeiro, com eles você alcança o seu cliente antes do que seu concorrente. A sua marca e o anúncio do seu produto fica gravado na mente do cliente de alguma maneira quando ele visualiza. Outro detalhe é que ele alcança todas as pessoas que passarem por ele, podem ser milhares de pessoas.
Obviamente que, é preciso planejar as ações de marketing com os adesivos personalizados e entender o seu público, para que haja retorno. O que vai determinar o sucesso dessa ação com os adesivos personalizados é a quantidade, qualidade do papel e a impressão. Surpreender o seu público de modo massificado ou com ações inteligentes o adesivo pode ser o meio para atingi-lo.
Além disso, o adesivo se tornou um meio de customização e podemos fazer a personalização de diversos itens. Tênis, livros, geladeiras, notebooks, cadernos e carros. Tudo isso com baixo investimento, sua empresa pode usar os adesivos personalizados se encaixar nessa cultura de massa e divulgar seus produtos e serviços.
O fato é que essa peça possui um grande apelo visual, sendo atraente e conquistando a atenção do consumidor. Os adesivos personalizados são muito flexíveis e possuem diversos formatos, tamanhos e cores diferentes.
Aplicações dos adesivos personalizados:
- A impressão de adesivos possui custo benefício interessante;
- Pode ser usada na personalização de produtos e material para pdv, como aplicá-lo na vitrine da sua loja;
- É uma ferramenta de marketing dinâmica e comunicativa;
- Pode ser usado em todos os segmentos do mercado;
- É uma peça que possibilita tamanhos e formatos diversos;
- O adesivo é ideal para quem é criativo e pensa na produção de peças atraentes e coloridas;
- Excelente para campanhas de marketing de alto impacto dentro e fora do ponto de venda;
- Aumentam a visibilidade da marca ou produto;
- Servem para fortalecer a identidade da marca;
- Serve como brinde para os consumidores;
- Fácil aplicação e remoção, podendo ser usadas em campanhas sazonais.
Tipos de adesivos personalizados
Principalmente os adesivos personalizados são ideais para uso em etiquetas de roupas e por ter uma ação autocolante, podem ser aplicados em diversas peças no PDV. Os adesivos personalizados que podem ser utilizados em ações promocionais são:
Adesivos de Vinil
Resistente, impermeável e flexível, o vinil é uma das matérias-primas mais utilizadas na impressão dos adesivos personalizados. Com variados tipos de acabamentos, pode ser fosco, brilhante, semi-brilhante e transparente.
Os adesivos transparente são uma das opções mais usadas no mercado promocional, podem ser impressos em material digital e hot stamping. Quanto a matéria-prima, trata-se de um material plástico adesivo no qual podemos imprimir imagens e informações de qualquer cor.
O maior diferencial que o adesivo em vinil é o seu custo benefícios e diversidade no acabamento. E, quando falamos de uma peça que pode ser distribuída em quantidade, impacta no seu valor, gerando economia. Esse material existe em diversos tamanhos e formatos diversos, bem como gramaturas variadas, alguns desses benefícios merecem destaque.
Durabilidade do vinil: quando são impressos com vinil, a qualidade da impressão dos adesivos é mais longa e resistente ao tempo. Uma peça muito comum, quando exposta ao sol, por exemplo, ela tende a desbotar, isso não acontece com o adesivo vinil.
Aplicação do adesivo vinil: flexível quanto a sua aplicação, pode ser usado em diferentes locais: canecas, carros, vitrines de lojas.
Impressão rápida de adesivos: a produção e impressão de adesivos personalizados em vinil, ocorre em um processo rápido. Depois de receber os arquivos nos formatos corretos, as impressoras são configuradas e o produto final fica pronto rapidamente.
Adesivo de Papel
Mais usual e com custo mais acessível que o adesivo em vinil, mas sem possuir a mesma resistência e versatilidade. As principais indicações para o adesivo personalizado de papel são criações de rótulos, etiquetas, lembranças personalizadas, adesivos promocionais dentre outras aplicações.
Em comparação ao adesivo de vinil, há algumas ressalvas, por exemplo: o adesivo de papel pode enrugar com umidade constante e ser for necessária a remoção ele deixará muito mais resíduo do que o adesivo de vinil.
Sendo assim, é comum que a utilização do adesivo de papel tenha seu foco para finalidades internas. Para situações onde o adesivo exige maior resistência, o vinil é sempre o mais indicado.
Adesivos Foscos
Adesivos personalizados foscos são utilizados especialmente em vitrines. Eles apresentam uma visualização melhor, já que eles não refletem a luz e melhora o aspecto da fachada. Logo, esse material de PDV pode ser utilizado para personalização de ambientes, sendo utilizada em locais cuja iluminação é mais direcionada.
Além disso, a aplicação dos adesivos personalizados foscos pode ser feita em outros lugares como portas, paredes, armários. Sem contar que eles são fundamentais na hora de ambientar sua loja.
Adesivos Transparentes
Os adesivos transparentes são utilizados em portas e paredes de vidro, incluindo as vitrines de lojas. Logo depois, sendo uma excelente ferramenta de promoção de um produto ou marca.
A princípio, as características básicas desse tipo de etiquetas adesivas promocionais são as mesmas dos adesivos foscos. Imediatamente, ele apresenta um acabamento transparente ou translúcido, ou seja, que permite ver o outro lado.
Os adesivos de recortes são muito utilizados, especialmente na decoração de lojas, em vitrines. Suas principais características são suas cores sólidas e as artes vetoriais. O mais interessante é que os adesivos de recorte, além de desenhos e formas incríveis. Sobretudo, o mesmo ponto de vista o melhor é que os adesivos aceitam a impressão que você desejar.
Onde os adesivos personalizados podem ser aplicados
1 – Vitrine
Aplicados em vitrines, os adesivos são excelentes para chamar o público para promoções especiais ou para criar projetos de visual merchandising atraentes e com baixo custo. Aqui, é essencial ressaltar que as fontes do texto recortado devem ser legíveis e a mensagem a mais direta possível.
Isso também vale para PDV, como gôndolas e até mesmo os adesivos de chão, para uma experiência mais imersiva. Dessa forma, antes de imprimir, verifique as especificações e recomendações com sua gráfica.
2 – Placas informativas
Os adesivos personalizados também podem ser utilizados para indicar a localização para seus clientes em um shopping, por exemplo. As placas adesivadas são opções quando não é possível ou não se pretende expor determinada superfície à cola do adesivo.
3 – Envelopamento
Se sua empresa possui frotas de veículos, envelopá-las com a identidade visual da marca é muito importante. Ao desenvolver seu projeto gráfico consulte uma gráfica de adesivos especializada para estabelecer os pontos mais estratégicos para as informações que deseja passar.
4 – Brinde
Adesivos personalizados podem ser utilizados como brindes em algumas ações pontuais da empresa, ou como complemento de um kit. Para ser eficiente nessa tarefa, opte por uma faca diferenciada, assim o material chamará atenção dos presenteados e despertará neles a vontade de sair colando o adesivo por aí.
Precisa de adesivos personalizados para sua estratégia? Entre em contato com a Quatrocor e peça um orçamento sem compromisso!