Gráfica rápida: como escolher a melhor para sua empresa?

A qualidade de um material impresso depende de diversos fatores na hora de sua produção. Por isso, escolher uma gráfica rápida para fazer a impressão dos seus materiais é um momento muito importante no processo de produção e não é uma tarefa simples. 

Pode ser, sim, um problema selecionar a gráfica ideal para o seu projeto. Gráficas rápidas, copiadoras, gráficas rotativas, offset e etc. As segmentações são as mais diversas e saber qual deles você quer contratar não basta. Ainda temos o fator da qualidade, como será que o produto final vai sair? Quais acabamentos posso usar? Como saber se a gráfica poderá me atender ou não? 

Identifique o tipo de gráfica

indentifique o tipo de gráfica rápida

Mas, primeiro é importante entender qual tipo de gráfica melhor atende o seu projeto, isto é, identificar se o serviço que ela presta vai atender suas necessidades ou não. Muita gente não sabe, mas existem gráficas “genéricas” e gráficas segmentadas.

Isso quer dizer que as gráficas fazem apenas um tipo de trabalho, por exemplo, somente embalagens de plástico, somente embalagens de papel, somente revistas e jornais e etc. Um exemplo: a Quatrocor é uma gráfica rápida, cujo objetivo é entregar os projetos com maior qualidade e rapidez para nossos clientes.

Verifique os setores

Verificar os setores da gráfica rápida é importante. As gráficas que tem uma boa qualidade de impressão costumam ter alguns setores que auxiliam no produto final, tais como:

  • Fechamento do arquivo: o setor responsável por adequar o layout aos padrões da gráfica;
  • Pré-impressão: responsável por verificar todas as especificações técnicas do arquivo a ser impresso;
  • Prova: uma impressão teste, com o layout final já fechado e digital para a conferência do layout, visando evitar erros;
  • Prova de cor: impressão simples, sem acabamento visando conferência de cor, ou seja, busca fidelidade de imagem.

Uma vez que você verifica todos os setores acima, as chances da impressão sair perfeita, sem qualquer erro ou infidelidade de cor já são maiores, assim, você terá menos problemas durante o processo. 

Gráfica rápida vs. offset

gráfica rápida vs. offset

Vale lembrar que, também existem gráficas rápidas que utilizam as impressoras a laser, elas podem até atendê-lo, mas tome cuidado. Impressão a laser costuma ter uma disparidade de cor muito grande. Isso afeta a qualidade final do produto e não ser esperada, por ter uma qualidade muito ruim. 

Procure sempre gráficas que tenham um setor de CTP e utilizam cabeçotes de tinta para imprimir seus arquivos, isso vai garantir uma fidelidade no seu material, além da qualidade de leitura para materiais com pequenos textos ou detalhes mais finos. 

Gráficas online

Existem também as famosas gráficas online, isso é, gráficas que recebem seu pedido por um e-commerce, e prometem prazos de entrega minúsculos. Muitas vezes essas podem sim lhe entender, mas, a atenção ao material deve ser dobrada.

É comum que essas gráficas façam lotes e lotes de materiais e reúnem uma série de materiais, de clientes diferentes e os imprimem de uma vez. Sendo assim eles conseguem reduzir custos de descarte de material, porém a qualidade da cor pode ficar balanceada para todos. 

Isso não indica uma impressão ruim, mas pequenas variações de tom podem acontecer. Gráficas digitais são ótimas para pequenos trabalhos, como materiais office ou de descarte rápido. Porém, se seu foco é um folder que vai para prospects, uma gráfica rápida irá prover um serviço mais personalizado.

Depois disso, é necessário observar alguns outros fatores sobre as gráficas para decidir qual a melhor para você.

Equipamentos e materiais

Não há como negar que os equipamentos e os materiais continuam sendo o carro-chefe das gráficas. Se a qualidade de um equipamento impressor ou de algum material, como tinta ou papel, forem de baixa qualidade, de nada adianta e gráfica entregar o produto com rapidez ou ter um excelente atendimento. 

Por isso, antes de contratar sua gráfica rápida, procure conhecer as marcas de seus materiais e equipamento. É importante visualizar se a empresa trabalha com produtos reconhecidos no mercado pela sua qualidade. 

Em relação ao parque gráfico, o cliente também pode ficar atento se a empresa com máquinas tecnológicas, que possibilitam uma impressão diferenciada com muito mais precisão do que dispositivos antigos.

Cumprimento de prazos

cumprimento de prazos da gráfica rápida

Uma gráfica rápida responsável costuma entregar os materiais dentro de um prazo, porém suficiente para fazer o serviço de modo atencioso e entregar um produto perfeito para o cliente. Ao mesmo tempo, atenção e dedicação na hora de imprimir um material não podem gerar atrasos na entrega. Uma gráfica rápida e de qualidade deve ter um bom planejamento sobre a sua capacidade de produção. 

Preço

No mundo da impressão, o preço mais baixo nem sempre é o que representa o melhor negócio para o consumidor. Isso acontece porque materiais de qualidade, profissionais capacitados e a manutenção de máquinas tecnológicas costumam custar um pouco mais caro do que dispositivos não tão modernos, materiais de baixa qualidade e mão de obra qualificada. 

Pense em ter que refazer todo o material impresso, é uma perda de dinheiro, esforço e tempo, por isso é muito importante pensar na relação custo-benefício. É como aquele ditado popular que diz “o barato sai caro”. Segurança de ter um trabalho de qualidade de entrega também é economia de diversas maneiras. 

Logística

Entenda como é o trabalho de entrega da gráfica, saiba se ela atende a região que seu negócio está situado e se ela trabalha com veículos próprios e/ou serviços de entrega terceirizados. 

O exemplo que vamos dar é o da Quatrocor que tem logística própria que entrega para todo o Brasil, de maneira rápida e prática. 

Atendimento acessível

Uma gráfica rápida parceira deve ter um atendimento acessível, já que trabalha com projetos que envolvem muitos detalhes que precisam ser esclarecidos e checados. Além disso, esse atendimento precisa ser cordial e solucionar os problemas por meio de uma comunicação clara, transparente e ágil.

O ideal é que essa gráfica ofereça o contato com uma pessoa que tenha um cargo de gerência ou liderança na equipe e que possa resolver questões mais urgentes. A assistência na criação do material também pode ser um diferencial. Prefira sempre gráficas que disponibilizem um profissional para sugerir, ou apontar possíveis problemas na arte do material.

Atualmente, é fundamental que a gráfica rápida se coloque à disposição do cliente uma via de atendimento online, por Skype ou WhatsApp, o que facilita muito o contato no dia a dia. 

Portfólio e opinião de clientes

Pedir a opinião, conversando diretamente com quem já utilizou os serviços daquela gráfica rápida é muito importante. Assim como ver os materiais que a gráfica já foram produzidos, é uma forma de ter um parâmetro sobre o seu trabalho. 

Quando você escolhe uma gráfica rápida e de qualidade, procure saber mais sobre o seu reconhecimento no mercado. Com as opiniões de clientes antigos e visualizando o portfólio da gráfica, o cliente vai se sentir mais seguro sobre o trabalho desempenhado no estabelecimento e se o serviço atende suas necessidades.

Com todas essas informações, você já consegue escolher sua gráfica com muito mais assertividade!

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?