Caderno personalizado: por que ter o seu?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest

A tecnologia mudou muito nosso dia a dia, mas mesmo com esses recursos super novos que temos atualmente, o caderno personalizado ainda é um favorito. Ele é uma solução simples e prática para organizar nossas tarefas, planos, além de anotar informações fundamentais. 

Ainda melhor se for um caderno personalizado, estiloso e criativo!

Com os novos recursos gráficos e de impressão disponíveis no mercado atualmente, é possível criar modelos de cadernos personalizados por completo, de capa a folhas, com diversos formatos e cores. 

O bom e velho caderno personalizado é um elemento eternamente útil para se ter por perto. Isso faz dele um brinde promocional muito valorizado por seus clientes, potenciais clientes, parceiros e colaboradores. Eles podem ser ofertados em datas ou oportunidades especiais, peças promocionais para feiras e eventos, ou também simplesmente para organizar tarefas e anotações diárias em escritório.

Eles podem ser feitos em unidades ou para vendas em atacado. Assim como também é possível personalizar capa, miolo e contracapa. Além de terem diferentes opções de formato, porém os mais utilizados no mercado são os formatos 15x20cm (semelhante a caderneta) e o 20×27,5cm (semelhante ao caderno universitário). Quanto ao acabamento, os cadernos personalizados possuem diversas opções que podem ser aplicadas.

Montando seu caderno personalizado

montando seu caderno personalizado

Com os recursos gráficos e de impressão disponíveis no mercado, hoje é possível montar um caderno totalmente personalizado. No entanto, na hora de customizar, é necessário ir além de um projeto gráfico bom, é preciso pensar a adequação do papel a finalidade do seu projeto.

Mesmo usando a impressão offset, que aceita qualquer tipo de papel, a gramatura e a textura podem fazer toda a diferença no resultado final. Quanto mais liso for o papel, melhor será a nitidez da impressão. Papéis texturizados podem ser interessantes dependendo do tipo de projeto, porém, não são indicados para a impressão de desenhos ricos em detalhes. 

A escolha da textura de papel deve sempre levar em consideração o tipo de design e a arte, especialmente quando se fala da capa.

No caso do miolo, o ideal é sempre escolher um papel mais simples, de menor gramatura e custo, que possibilitem escrever, rabiscar e criar. Um papel para miolo com gramatura entre 90 e 115 gramas garante uma boa impressão do seu projeto e a qualidade final do seu caderno. 

O que é gramatura?

No universo gráfico, a gramatura do papel nada mais é do que o peso do papel. Utiliza-se a seguinte linguagem: Peso do Papel / Área, ou seja, g/m2, traduzindo de maneira bem didática, gramas por metro quadrado. Tenha em mente que a gramatura do papel nada mais é do que a medida da massa pela área e influencia diretamente na “grossura” do papel. Papeis mais “pesados” são também mais “grossos”, pois tem mais massa por m2.

Gramaturas mais usadas

Em produtos impressos, há algumas gramaturas mais utilizadas, para cada tipo de impresso. Veja alguns exemplos a seguir:

  • De 54g até 75g: bem finos e leves, mais descartáveis, é o tipo de gramatura que serve sobretudo para impressão de jornais ou miolo de revistas.
  • De 75g até 115g: para papeis comuns, daqueles que você tem por perto no escritório ou em casa. Esta gramatura é usada para impressão de envelopes, papel timbrado, comunicados, entre outros.
  • A partir de 115g: cartazes, panfletos e folhetos que não exigem alta durabilidade utilizam esta gramatura.
  • A partir de 150g: panfletos com aspecto mais profissional, flyers, folders, catálogos, livretos obtém resultados expressivos com esta gramatura.
  • De 250g até 300g: ideal para cartões das mais diversas finalidades, sejam cartões postais, de visita, aniversário, embalagens e até mesmo convites de casamento. São materiais mais robustos, resistentes e com maior durabilidade, além de mais pesados.

Importância de conhecer a gramatura do papel

Ganhar em qualidade é uma das vantagens de se conhecer detalhadamente o que significa a gramatura de um papel, pois com esse conhecimento um designer saberá qual a melhor opção para tornar físico seu trabalho até então virtual.

Ou seja, é possível produzir um projeto já pensando em qual tipo de papel e gramatura será mais adequado para a finalidade daquele impresso. Usabilidade correta, melhores resultados, melhor custo-beneficio.

5 motivos para sua empresa ter o seu próprio caderno personalizado

montando seu caderno personalizado

1 – Diversificação

Esse tipo de material te dá a opção de customizar de acordo com a sua necessidade desde a capa até a página final. Além disso, nos cadernos personalizados, você pode ter uma variedade de acabamentos como a quantidade de páginas, tamanho, tipos de capa, encadernação e papel.

2 – Um brinde que nunca sai de moda

Como já dissemos no início desse post, é muito difícil ter alguém que não use caderno, até porque a bateria do notebook ou do celular pode acabar! Por isso, os cadernos personalizados nunca saem de moda e são bem úteis no dia a dia das pessoas. 

3 – Fidelização dos clientes

Quem não gosta de receber um brinde de boa qualidade de um fornecedor? Os cadernos personalizados são ótimas opções econômicas para você agradar os seus clientes e, assim, fidelizá-los. 

4 – Divulgação da sua marca pelos colaboradores

Além da distribuição como brindes para clientes e em eventos, os colaboradores da sua empresa também precisam ter os cadernos personalizados, afinal de contas, ao ir em uma reunião, eles estarão divulgando a sua marca. E esse tipo de ação ajuda a manter um padrão na sua companhia, o que pode despertar ainda mais a atenção dos novos clientes ao ver que sua empresa é organizada e se preocupa com os detalhes. 

5 – Valorização e visibilidade da sua marca

Empresas que investem em brindes de qualidade mostram que se preocupam com o atendimento e com isso valorizam sua marca. E ao distribuir os cadernos personalizados como brindes sua marca será vista não apenas por quem recebeu, mas, também, por demais pessoas que podem vir a se interessar pelos seus produtos e/ou serviços. 

Te convencemos? Solicite agora mesmo um orçamento e conheça as diversas opções de modelos e acabamentos de cadernos personalizados que a Quatrocor oferece. Aproveite que o ano está acabando e invista nesse tipo de material que com certeza será um sucesso!

Gráficas