Diversos estabelecimentos ainda investem em tabloide. O objetivo dele sempre era atrair novos consumidores para suas lojas e para isso, as ofertas e preços são os principais argumentos de atratividade.
Semanais, quinzenais ou mensais, os tabloides no varejo ainda representam uma boa parte na porcentagem das vendas de um estabelecimento. Porém, já tem algum tempo que eles deixaram de ser apenas um jornal das ofertas, e se tornaram mais uma forma de se comunicar com o cliente.
O tabloide é uma forma de comunicação que, quando comparado a outros materiais, não exige um alto investimento monetário, por isso é utilizada por diversos segmentos. Porém, antes de começar a montar seus tabloides, você deve planejar anualmente com as campanhas promocionais. Para que esse planejamento?
Porque, dessa maneira você consegue negociar melhor com seus fornecedores e definir as ações, mas é importante lembrar que para definir suas estratégias, é importante lembrar que quem define é a rede do seu público. Essa estratégia pode variar de acordo com o seu objetivo final.
Uma vez definidos os tabloides básicos, os estabelecimentos deve partir para estratégias um pouco mais sofisticadas, como tabloides sazonais ou temáticos, por exemplo: Páscoa, Volta às aulas, Dia das Mães, Natal e etc. Outra possibilidade é montar soluções de consumo, como kits para churrasco ou queijos e vinhos.
Pense também em quem frequenta seu estabelecimento na hora do planejamento. Não faz sentido, por exemplo, um tabloide com produtos básicos do que em uma rede para a baixa renda.
Trabalhar categorias e marcas formadoras de imagem, como arroz e sabão em pó, é um recurso que sempre causa impacto, mas você pode acabar perdendo oportunidade por causa disso.
Mas, ele não precisa ser utilizado somente como material promocional de produtos em estabelecimentos comerciais. O tabloide é uma das formas mais democráticas que existem, ele pode ser utilizado por empresas de todos os segmentos, todos os tamanhos e que atendem diferentes públicos.
Esse material pode ser utilizado como comunicação institucional, e comunicar a seu público novidades interessantes e pertinentes ao seu público. Internamente, a empresa pode produzir tabloides com conteúdos institucionais e informativos para os colaboradores, divulgar e parabenizar os melhores funcionários do mês ou aniversariantes. Também pode ser usado como material educativo ou para entretenimento.
A forma com que esse material será utilizado depende apenas da estratégia da empresa, é importante usar a criatividade e sua imaginação é possível explorar o informativo de diversas maneiras.
Quais os erros mais comuns no tabloide?
Apesar do formato tabloide ser utilizado por empresas de diversos segmentos e altamente concorrido, erros na produção se repetem muitas vezes. Veja o que pode prejudicar o seu tabloide:
- Incluir mais de uma marca da mesma categoria;
- Colocar o mesmo item em páginas repetidas;
- Usar o tabloide para escoar o excesso de estoque;
- Não estimar corretamente a demanda do item em oferta;
- Tabloides com números excessivo de ofertas;
- Não verificar a descrição dos produtos ofertados;
- Informar um preço diferente do que foi definido antes.
Como evitar os erros?
Durante a elaboração de cada encarte, é fundamental que os organizadores do tabloide se preocupem em negociar com os fornecedores corretos.
Também, é importante verificar os tabloides inteiros antes de irem para lojas e serem divulgados para os consumidores. Isso diminui os erros que trazem problemas para os clientes na hora da compra.
Invista na qualidade das imagens, contratando um fotógrafo ou, pelo menos, na compra de um bom equipamento. Não economize na hora de escolher os melhores parceiros especializados para criar a arte e diagramar, e distribuir os textos e fotos de forma harmoniosa no papel.
A diagramação é fundamental, é necessário ser clara e arejada. Um bom diagramador, sabe recomendar o tipo de letra mais adequado e criarão a identidade visual para tabloides.
Evite colocar muitos produtos na mesma página para não poluir a imagem. Separe ofertas por seção, da mesma forma como eles são encontradas nas lojas. Assim, o leitor acha mais facilmente o que está procurando.
Revise o texto sempre e mais de uma vez. Prestar toda a atenção ao portuguës, ortografia, gramática, acentuação e pontuação. Antes de enviar para a impressão, para ter certeza de que não escapou nada. A mesma regra vale para os preços.
Aliás, na hora de colocar os preços é muito importante. O Código de Defesa do Consumidor obriga estabelecimentos a cumprirem toda informação ou publicidade veiculada enquanto houver estoque do produto anunciado.
Inclua as informações, para tornar a publicação mais atraente, incluindo receitas, dicas de beleza e saúde, conservação de alimentos, contra o desperdício e outros temas de interesse dos seus consumidores. Essas informações estreitam mais o relacionamento entre empresa e cliente. Uma outra forma de atrair o público é utilizar formas, cores e outros destaques. Aproveite esses formatos diferentes para destacar o prazo de validade das ofertas.
Essas são algumas dicas para você acertar no seu tabloide e produzir ele da melhor maneira. Aqui, na Quatrocor, nós produzimos seus tabloides do início ao fim. Fale conosco e saiba mais!
Confira outros conteúdos do blog, aqui!