Para qualquer empresa, a divulgação dos produtos e serviços é uma parte fundamental para determinar o que fará sucesso e o que não faz. Mesmo com as evolução da tecnologia e o crescimento da internet nos últimos anos, o material gráfico atinge uma grande parcela do público e isso faz com que ele ainda seja fundamental em qualquer campanha de marketing.
Sua marca precisa ser divulgada por diversos canais, assim ela será conhecida e reconhecida pelos consumidores e, principalmente, seu público-alvo. Como citamos anteriormente, uma maneira de conquistar isso é por meio de divulgação de materiais gráficos. Eles são um ponto de contato muito mais direto da sua marca com consumidores.
Afinal, os materiais gráficos ainda têm relevância?
Sim! Já falei um pouquinho sobre isso nos parágrafos anteriores. Eles ainda são muito relevantes. Obviamente, as empresas estão caminhando cada vez mais para as estratégias online, porém em uma estratégia bem definida, planejada e executada, eles podem se mostrar bastante pertinentes.
O material gráfico funciona como um complemento, muito importante, da sua estratégia de comunicação. Eles podem fortalecer a marca da sua empresa, ajudar a criar uma identidade com seu cliente.
Ponto de partida da relação entre a empresa e o consumidor, aí está a importante necessidade de ser produzido com qualidade, com imagens, cores e informações bem específicas conseguem prender mais a atenção do leitor e fazer com que ele realmente veja o que você está querendo oferecer para ele.
Qual o melhor material gráfico para sua divulgação?
Os materiais gráficos, como panfletos, flyers e folders, são excelentes ferramentas de divulgação de sua empresa e de seus produtos, que podem colaborar tanto de forma direta com sua estratégia de marketing offline como indiretamente com sua proposta digital.
Mas se você sabe diferenciar esses três tipos de material? Entende quais conceitos empregar em cada um deles para seu negócio fazer sucesso?
PANFLETO/FOLHETO
Essa é a forma mais antiga de divulgação de textos curtos e informações. Os primeiros registros dão conta que os panfletos eram utilizados já na Europa Medieval como forma de disseminar poemas de amor entre pequenas cidades e vilas.
O termo panfleto vem do inglês “pamphlet”, que, por sua vez, é uma tradução do latim “pamphilus” – uma espécie de poema de amor que circulava na Europa Medieval. Com o tempo, o termo panfleto passa a ser utilizado para textos escritos, mais curtos que livros, que circulavam nas cidades e vilas europeias. Séculos mais tarde, com a invenção da imprensa, o panfleto passou a nomear os textos impressos curtos, distribuídos em grandes quantidades, geralmente com temática religiosa ou política.
Nos dias atuais, o panfleto ainda carrega essa herança do início da imprensa. O termo é utilizado para nomear peça simples, impressas em grandes quantidades. A vantagem do panfleto é permitir uma grande tiragem a preços baixos, com rapidez e facilidade de produção e impressão. Por isso, esse tipo de peça é utilizado em estratégias de divulgação massiva, pouco personalizada e imediata.
Estes têm sua utilização mais comum na divulgação de lançamentos e promoções, feiras e eventos e ações em massa como campanhas políticas, dentre outro. Normalmente, são feito em tamanhos menores, A5 ou A6, com frente e verso, em papel colorido, e com conteúdo artístico e design de livre escolha de seus idealizadores, o que permite uma maior criatividade, ousadia, descontração e até um certo ponto de informalidade na peça, que, geralmente, são distribuídas em semáforos, feiras livres, eventos e campanhas políticas.
FLYER
Esse tipo de peça surgiu com o desenvolvimento da publicidade moderna nos centros urbanos, onde as empresas buscavam anunciar rapidamente seus produtos e serviços. Em certa medida, o flyer é nada mais que uma evolução dos panfletos simples criados a partir da invenção da imprensa.
O nome flyer é oriundo de “voador”, em inglês, essas peças ganharam notabilidade por sua rapidez e facilidade de distribuição.
Eles possuem tamanho ainda menor que seu precursor, com informações mais diretas, maior qualidade estética, de acabamento, do material utilizado, com conteúdo mais impactante e visualmente mais atraente que os panfletos, por exemplo.
Esse tipo de material gráfico é, geralmente, distribuído para divulgar algo pontual, como festas, baladas, lançamentos imobiliários, promoções de produtos, como bebidas, ou de serviços. Trata-se de um excelente cartão de visitas para empresas, marcas e projetos.
FOLDER
O termo folder vem do inglês “fold”, que significa dobrar. Ele é basicamente um panfleto com dobras. Porém, diferente do panfleto, os folders são peças de divulgação mais refinadas, de conteúdo melhor e mais elaborado e abrangente, com maior qualidade artística e do material em que é confeccionado.
Esse informativo conta, pelo menos, com uma dobra ou mais, que podem ser de vários tamanhos e tipos: sanfona, carteira ou comum, com quatro ou seis páginas.
Os folders, geralmente, são distribuídos em eventos corporativos, lançamentos ou para promover uma divulgação mais detalhada de produtos ou serviços.
Sendo assim, criar um folder também exige um maior investimento financeiro, tanto em design como no material da impressão, de melhor qualidade e, portanto, mais caro. Em contrapartida, há mais espaço para inserção de informações e conteúdo, e também para abusar da criatividade e da originalidade, mas sem perder a formalidade.
Agora que você já sabe as diferenças e as particularidades desses três tipos de materiais gráficos mais utilizados, faça seu planejamento para analisar qual o melhor deles para o seu negócio e suas necessidades.
Mas lembre-se: não há uma regra ou receita sobre qual é o melhor ou o mais recomendado para determinada finalidade. Tudo depende de sua proposta e de seu orçamento, mas a contratação de profissionais ou empresas especializadas em prestar tal serviço faz com que o conteúdo, a qualidade e o design de seu material sejam melhores e sua peça gráfica ainda mais efetiva aos seus objetivos.
E então, qual material gráfico lhe é mais interessante, folder, flyer ou panfleto? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo! Ou, se precisa de algum material gráfico, fale com a Quatrocor e peça um orçamento sem compromisso!