O cartaz de divulgação é um material essencial na hora de divulgar uma ação, promover um produto ou até mesmo seu negócio. Ele oferece o destaque que a sua mensagem precisa passar para o público.
Com conteúdo impactante e objetivo, os cartazes são acessíveis e podem ser expostos em diversos locais para chamar a atenção de seu público-alvo.
E quem disse que eles devem ser simples? Apesar de terem o objetivo de passar a mensagem de maneira rápida, você pode abusar da criatividade e produzir cartazes únicos e ousados para chamar a atenção e aproximar os clientes de seu empreendimento.
Normalmente, o cartaz de divulgação é exposto em fachadas ou locais que recebem um maior fluxo de pessoas. Nesses locais é comum disputar a atenção do público com cartazes e materiais de outras empresas.
Por isso, existem diversos tipos de cartazes, para cada divulgação que sua empresa quer fazer.
Tipos de Cartaz de Divulgação
Os cartazes podem ser divididos em cartazes de interior, cartazes de rua, cartazes com função informativa e cartazes com função apelativa.
Os cartazes de interior são destinados a pequenos grupos, como aqueles que são usados em interiores de lojas, museus, cinemas ou em qualquer outro ambiente fechado. Por estarem em espaços menores, onde o acesso do público é limitado, eles são mais fáceis de serem visualizados e podem ter mais informações. Porém, um número menor de pessoas terá acesso a ele.
Os cartazes de rua são expostos em fachadas, praças, locais públicos em geral e têm como finalidade atrair a atenção de quem está passando pelo local. Sua mensagem pode ser captada por muitas pessoas ao mesmo tempo, mas por estar exposto em locais abertos e, muitas vezes, distantes dos olhos, devem ter pouca informação.
Os cartazes com função informativa têm como objetivo apenas a informação, não oferece produtos e não tem viés de venda. Apenas informa o público sobre algo que é de interesse da maioria ou das pessoas que frequentam aquele espaço onde está inserido.
Já os cartazes com função apelativa são muito utilizados na publicidade e na propaganda. Tem como objetivo a divulgação e a venda de produtos ou serviços. Por isso, é comum encontrarmos modelos chamativos e coloridos.
Por isso, separamos sete dicas para você montar o seu!
1 – Público-alvo
Já falamos um pouco sobre público-alvo e a importância dele em qualquer estratégia de publicidade. Por isso, esse deve ser sempre o primeiro passo.
Antes de começar a entender como criar o seu cartaz para divulgação é preciso se atentar em algo muito importante: o seu público-alvo. Alguns pontos devem ser analisados com cautela antes de dar início ao projeto do material para que seu objetivo seja alcançado:
- Qual o objetivo do seu cartaz
- Quem é o público-alvo
- O que será promovido
- O que merece destaque e o que não merece destaque
- Qual a filosofia da empresa
- Aonde o cartaz estará localizado
Assim você conseguirá trazer mais relevância para sua mensagem!
2 – Balancear informações
Evitar o exagero de informações em seu cartaz é a melhor forma de atrair e conquistar o seu consumidor. Criar um material carregado de cores, imagens e textos cansa a leitura, ocasionando o efeito contrário ao desejado.
Atente-se em transmitir apenas a mensagem que de fato deseja passar. O cartaz deve ser claro e objetivo, e a melhor forma de comunicar é evitando o excesso de informações.
Lembre-se: menos é mais – principalmente quando se trata de fazer cartazes de sucesso para o seu negócio.
3 – Escolha das imagens
Já reparou que muitas empresas dão preferência a cartazes com mais imagens do que textos? Dependendo da informação que desejar passar, trabalhar apenas com ilustração acaba significando muito mais do que o texto propriamente dito.
Mas, para que isso aconteça, é preciso escolher imagens que realmente transmitem uma mensagem, ou seja, elas precisam ser impactantes o suficiente para substituir o texto.
Se sua intenção é trabalhar desta forma, opte por uma imagem de qualidade que ocupe todo o cartaz de divulgação ou boa parte dele.
4 – Defina as cores
Como em todo material de comunicação, dar atenção na escolha das cores do cartaz de divulgação é um elemento fundamental para atrair o seu consumidor.
É necessário fazer um estudo sobre quais serão as cores se adaptam melhor com a mensagem que o seu negócio pretende transmitir.
Também deve ser levado em conta a quantidade de cores utilizadas no cartaz de divulgação. Dependendo do projeto, o uso de apenas uma ou duas cores pode ser o suficiente para impactar o consumidor.
5 – Diagramação
A diagramação é um importante passo para que seu cartaz fique claro e objetivo. A melhor maneira de criar um layout harmônico e criativo e que, ao mesmo tempo, transmita a mensagem desejada, é contar com a ajuda de um profissional na área. O designer poderá fazer um projeto detalhado em cima dos objetivos de sua campanha.
6 – Mantenha um padrão
Se espelhar na identidade visual de seu negócio para criar um cartaz de divulgação é uma boa maneira de manter um padrão dentro da empresa.
Mesmo que seu empreendimento não tenha uma identidade, se atente em padronizar os materiais para que os clientes passem a associar o layout com a sua empresa.
Por isso, ser criativo é a melhor maneira de como criar cartazes de divulgação, dar destaque ao seu negócio e fazer com que seu público-alvo os note.
7 – Localização
Como já citamos anteriormente, cartazes de divulgação existem em diversos tipos, ficam expostos em várias localidades. Então a localização é muito importante na hora de você montar o seu cartaz.
Se você quer saber mesmo como criar cartazes, estude bem o seu espaço para que o cartaz fique em um local com boa visibilidade dos clientes. Colocar seu material em pontos estratégicos como fachadas ou corredores com bastante circulação podem ser eficazes na promoção de seu produto.
Lembre-se que, além do consumidor ter boa visibilidade do cartaz, é necessário que seja fácil de ler, ou seja, evite colocar o material em pontos muito altos que dificultem sua leitura.
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