Acabamento Gráfico: como escolher o melhor para você?

Para quem não está acostumado com o mundo dos materiais gráficos podem ser pegos de surpresa, se na hora da impressão do material, o atendente da gráfica perguntar: “Qual acabamento gráfico você quer para o material?”

Acabamento gráfico e enobrecimentos das peças gráficas são detalhes inseridos na impressão capazes de alavancar a venda de produtos e proporcionar maior visibilidade e reconhecimento à marca por meio da criação de um diferencial.

Os recursos de acabamento gráfico, muitos recursos podem ser utilizados, de aplicação de verniz à dobras e cortes especiais. Esse também é um processo que exige total atenção do profissional, já que pode estragar todo o lote de impressão. Se uma laminação for mal aplicada sobre um material que seguiu rigorosos padrões de produção, não há como reverter a situação a não ser pela reimpressão.

O processo de acabamento gráfico é tão importante e específico que existem empresas gráficas especializadas nesse segmento. E muitas gráficas preferem enviar o material impresso para essas indústrias especializadas, já que o maquinário de acabamento gráfico exigiria aumentar fisicamente o parque de impressão.

As opções de acabamento gráfico são diversas, porém, as mais utilizadas são:

Verniz UV Total

Ele tem esse nome devido seu método de secagem ser através de exposição à radiação ultravioleta. Esse é um tipo de acabamento bastante procurado, e que apresenta uma grande aplicabilidade, podendo ser usado em todo tipo de arte.

É um acabamento que valoriza materiais com brilho e lisura, deixando-os com um aspecto sofisticado e discreto ao mesmo tempo.

Verniz UV Localizado

Ao contrário do método anterior, esse tipo de acabamento proporciona brilho e lisura em pontos específicos da arte, sendo bastante comum o seu uso em logomarcas ou detalhes importantes em produtos.

Hot Stamping acabamento gráfico
Hot Stamping é uma técnica de aplicação de detalhes que enobrece a peça

Hot Stamping

É a técnica de aplicação de detalhes metálicos, como a prata e dourado, nas impressões, no entanto, as cores não se limitam apenas a essas cores, já que existem diversas opções disponíveis no mercado hoje em dia.

Além dos tipos metalizados, ainda existem acabamentos que simulam padrões gráficos, holografias e muitos outros.

Hot Melt

Técnica que utiliza cola quente em cartilhas, lombadas e de livros, revistas e outros materiais impressos com diversas páginas quando não se quer fazer o uso de grampos. Quando existem vários cadernos, por exemplo, além da cola quente, pode ser usada também a costura para melhor fixar as partes.

Laminação Bopp

É um tipo de acabamento gráfico utilizado em produtos com papel de alta gramatura, apresentando como vantagem o aumento da durabilidade do impresso, e um realce nas cores da impressão, no caso da laminação brilho.

Como desvantagem, podemos dizer que dependendo do arquivo o resultado não fica extraordinariamente bom em papeis porosos, pois a porosidade destes fica muito em evidência após serem laminados.

Em resumo, podemos dizer que é uma espécie de película aplicada nos impressos, que protege o material, o que dificulta possíveis rasgos, e que se subdividem em:

Laminação Brilho: é um processo que passa por elevadas temperaturas, proporcionando alta resistência à umidade, o que acarreta em um revestimento com brilho no material.

Laminação Fosca: é um processo que passa por elevadas temperaturas, proporcionando alta resistência à umidade, o que acarreta em um revestimento com brilho material.

Vinco

O vinco é a marcação do papel para futura dobra. Pode ser automatizado, tendo um custo baixo. É muito usado nos folders para serem dobrados pelo cliente à medida que forem usados e em postais.

dobra acabamento gráfico
A dobra é um acabamento muito utilizado nos materiais gráficos

Dobra

É um acabamento menos comum, pois aumenta muito o volume dos pacotes. Este acabamento pode ser feito automatizado nos papéis finos, mas geralmente precisa ser feito manualmente, após ser feito o vinco nos papéis mais grossos.

É usado nos mesmos produtos que no vinco, principalmente quando o cliente não quer ter o trabalho da dobra, mas isto aumenta o custo do serviço.

Corte e Vinco

O processo de corte e vinco utiliza um tipo de faca moldado em uma matriz de madeira. As facas são feitas de aço e pode-se utilizar lâminas de corte, com bordas afiadas, ou lâminas de vinco, com bordas cegas ou arredondadas.

O corte do papel é feito sob pressão em máquinas específicas para corte e vinco podem ser manuais ou automáticas. Algumas máquinas antigas de impressão tipográfica foram adaptadas para dar acabamento de corte e vinco em impressos menores.

Relevo

O relevo também é interessante quando utilizado apenas em algum detalhe, informação importante ou nome da marca no material gráfico. Esse acabamento pode ser feito em qualquer papel com gramatura acima de 180g.

Muito utilizado em cartões de visitas, o relevo oferece destaque e sobriedade ao mesmo tempo. É o detalhe ideal para quem quer oferecer um diferencial para a sua peça gráfica, mas, ao mesmo tempo, não quer algo que chame atenção demais ou passe uma imagem muito ousada.

Com todas essas informações, é importante analisar qual o seu material que será feito e decidir qual o melhor acabamento é o melhor para você. Se precisar de ajuda, fale com a Quatrocor e nós podemos te ajudar!

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?