Ao produzir conteúdos para o seu impresso é preciso tomar diversos cuidados. Afinal, no momento da finalização e impressão, você não vai querer enviar para a gráfica um texto cheio de erros, já que além do prejuízo financeiro, se o seu produto for distribuído sem correções, gera falta de credibilidade para o seu negócio. O conteúdo do seu impresso, quando bem feito, pode gerar autoridade para o seu negócio!
Independente do tamanho, seja ele extenso como uma revista ou enxuto como um folder, para produzir conteúdo para o seu impresso é necessário focar na finalidade daquele projeto como algo informativo que será lido por outras pessoas. Portanto, seja claro, direto e atente-se ao público-alvo.
Vai produzir conteúdo para o seu impresso?
Antes de começar, conheça 5 passos que vão te ajudar a não falhar.
- Determine a linguagem adequada
Já percebeu que a maneira como você escreve um e-mail corporativo é diferente do modo como você digita uma mensagem para um amigo no Facebook? O canal, o receptor e a intenção dessas mensagens não são as mesmas, por isso requerem palavras e tratamentos diferenciados. Esse é um exemplo de como modificamos a linguagem no nosso dia a dia.
Para produzir conteúdos para materiais impressos é essencial adequar o seu texto ao canal em que ele será veiculado e às pessoas que o lerão. Se estiver fazendo uma revista, provavelmente o jeito de se comunicar necessita ser mais técnico do que a de um panfleto. Em contrapartida, se o público da sua revista for o infantil e o do seu panfleto o adulto, a primeira deverá conter termos mais simples e de fácil compreensão. Dessa forma, tenha conhecimento sobre qual é a linguagem ideal para ser usada e, também, qual é o perfil dos leitores.
- Pesquise antes de produzir
Para produzir conteúdos para materiais impressos é preciso se dedicar às pesquisas do assunto abordado. Antes de pensar no que vai ser informado, é fundamental entender sobre o tema. Essa dica é quase uma regra, até porque ninguém é capaz de falar com propriedade sobre aquilo que não sabe. Desse modo, dos mais simples aos mais complexos, quando for produzir conteúdos para materiais impressosconfira dados, faça pesquisas, fale com especialistas e se informe.
- Estruture o texto e escreva sem pressa
Ao produzir conteúdos para materiais impressos deve-se organizar as ideias antes de começar a escrever para não se perder com as palavras. Para isso, a dica é criar uma linha de raciocínio com início, meio e fim para encadear todas as informações de maneira lógica. Essa estratégia ainda vale para textos curtos como uma breve orientação de cuidados com a pele para um catálogo de cosméticos, por exemplo.
Depois de montar o “esqueleto”, escreva com cuidado e fique de olho na ortografia e na gramática. Além disso, os erros de digitação são muito comuns e, para evitar que eles passem despercebidos, ative o corretor e vá alterando conforme for necessário.
- Leia, releia, revise
E por falar em revisão, não ler o próprio texto é um dos piores erros que se pode cometer. Ao produzir conteúdos para materiais impressos, a revisão é um dos passos mais importantes. Portanto leia várias vezes o que foi escrito. Na primeira leitura, verifique sua produção por inteiro: faz sentido? As informações estão bem colocadas? Depois embarque em uma visualização mais minuciosa, cheque as concordâncias, as vírgulas entre outros elementos.
Se tiver um prazo mais longo, use o tempo a seu favor e revise depois de algumas horas ou dias. Assim, você se desprende um pouco do assunto e volta com um olhar mais descansado e atento.
- Busque ajuda de um jornalista
Em alguns casos, a contratação de um jornalista é imprescindível, afinal esse profissional pode te ajudar de ponta a ponta para a construção do conteúdo, desde a pesquisa dos temas até a revisão final.
Para produzir o seu impresso com a qualidade que o seu negócio merece conte com a Quatrocor! Aqui fazemos a impressão de diversos projetos gráficos como livros, revistas, catálogos, tabloides entre outros. Peça já um orçamento sem compromisso!