Usar um calendário pode parecer um hábito ultrapassado, já que hoje em dia temos smartphones e computadores e agendas que já nos lembram automaticamente dos nossos compromissos. Mas, para muitas pessoas, ele ainda é muito útil, ajuda a planejar os dias e visualizar como está a agenda – que fica ainda mais fácil quando possui espaço extra para anotações.
Dentro das residências e ainda mais dos escritórios, os calendários ainda possuem sua importância. Por conta de todas as suas vantagens, é o brinde ideal para muitas empresas oferecem aos seus colaboradores e clientes em diferentes situações.
Além de um calendário ser uma peça útil para funcionários, fornecedores e clientes do seu negócio, é uma forma de promover a sua marca. Porém, isso só é possível quando o calendário entregue é personalizado com o logotipo da sua empresa, dados para contato e demais informações relevantes.
Imagine quantas pessoas visualizam um calendário que está fixado em uma parede ou posicionado em uma bancada. Dessa forma, entregar como brinde o calendário a seus colaboradores não é apenas um modo de agradá-los e valorizá-los, como também de ter sua marca vista por um número incontável de pessoas diferentes.
Os calendários personalizados podem ter diversos formatos diferenciados, como modelos grandes para fixar na parede, esses podem contar com apenas uma folha, como um cartaz, ou receber uma folha para cada mês do ano. Nesse caso, dos modelos de parede, eles também podem ser menores, com diversos tamanhos de confecção.
Pode ainda, ser um calendário de mesa, com uma pequena folha para cada mês ou o ano inteiro estampado em um único lado. Com tanta variedade, a melhor forma de saber quais dos modelos combina mais com seus colaboradores é conhecer quais são os hábitos de quem vai recebê-lo.
Quando você identificar as atividades que eles desempenham ao longo do dia, é possível avaliar qual o tipo de calendário que será mais útil. Com isso, o risco que você corre de entregar como brinde algo que não será utilizado é menor. Mas, esse não é o único fator decisivo na hora de garantir que o presente seja usado ou não.
Dicas para criar o seu calendário personalizado!
#1 Datas comemorativas: na hora da diagramação dessa peça, não se esqueça de um ponto importante, que é a sinalização das datas comemorativas. Não coloque somente os feriados, mas também outras datas que são importantes e que comemoramos, como o Dia Internacional da Mulher (8 de março), Dia dos Namorados (12 de junho), entre outros.
#2 Espaços extras: já citamos acima que é interessante deixar alguns espaços para o seu cliente escrever, mas não somente para ele personalizar o calendário e decorar de um jeito que agrade ele. Deixe espaço para que ele possa fazer anotações e cuide para que o papel no qual será impresso receba bem a tinta da caneta e o grafite do lápis.
#3 Equilíbrio visual: colocar sua identidade visual na peça é muito importante, mas não exagere e faça um pequeno planejamento do que será destacado e como as informações serão dispostas. Assim, você previne que sua peça fique muito poluída com excesso de cores ou imagens, que possam prejudicar o entendimento das mensagens que você quer passar ou até prejudica a identificação dos dias da semana, que é o principal objetivo do calendário.
#4 Organização: lembre-se de destacar com cores diferentes aquelas datas que são feriados, datas especiais, sábado e domingo. É interessante ter em mente também que a semana começa no domingo e não na segunda e os brasileiros já estão acostumados com esse modelo.
#5 Formato: procure escolher um formato que seja facilmente adaptado para o uso sobre uma superfície, que pode ser um balcão, uma mesa, uma estante ou qualquer outro móvel, mas que também possa ser pendurado na parede. Assim, quem ganhar o calendário poderá usar como desejar.
#6 Programa de edição: quando for programar o seu calendário personalizado, fuja dos programas como Word, Power Point e Excel. Eles são simples de usar, mas não são apropriados para editoração gráfica. Eles não são capazes de compreender o CMYK – que é como é chamado o processo de impressão gráfica offset, que utiliza essa cores CMYK (em português C de Ciano, M de Magenta, Y de Amarelo e K de Preto) e nem controlar a resolução das imagens. Sempre é recomendado que você use programas editoriais, como Illustrator, Indesign ou o Photoshop.
#7 Revisão: quanto estiver tudo pronto: texto, imagens e todos os outros itens citados até agora, é hora de revisar o material. Peça para que alguém faça isso para você. A pessoa deve ler e reler várias vezes os textos digitados. Já pensou, imprimir centenas de calendários personalizados e somente depois perceber uma falha ou erro de português? Revisão é a alma do negócio.
Precisa de um calendário personalizado para entregar como brinde para seus clientes? Fale com a Quatrocor e peça um orçamento sem compromisso!