Tabloide de supermercado dicas para montar o seu!

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Como fazer tabloide de supermercado que chame a atenção dos clientes? Esse é um grande desafio dos supermercadistas. É importante montar um planejamento estratégico das suas ações para conseguir o sucesso desejado.

A propaganda é, sempre foi, a alma do negócio. Apesar disso ser meio clichê, essa frase mostra a realidade do mercado de varejo, que faz uso das tabloide de supermercado para divulgação e atrair clientes e aumentar as vendas.

Saber como montar um tabloide de supermercado de sucesso é um das premissas básicas para divulgar tabloide e expor a variedade de produtos oferecidos pelo seu estabelecimento comercial.

As tabloide de supermercado têm sido um dos principais meios de divulgação de promoções dos supermercados. Mas para que esse veículo gere resultado é importante estar atento à alguns detalhes.

Vamos aprender a montar um bom tabloide de supermercado?

O que é um tabloide de supermercado e qual sua importância para divulgação de produtos?

Um tabloide de supermercado é um tipo de material no qual são veiculadas tabloide dos produtos nos supermercados. Na verdade, um tabloide promocional pode ser feita para qualquer estabelecimento que tenham promoções, podem ser: farmácias, lojas de materiais de construção, entre outros diversos comércios que lidam com grande variedade de mercadorias.

Não importa se elas são semanais, quinzenais ou mensais, as tabloide de supermercado podem representar um grande parte nas vendas no varejo. Eles são importantes porque veiculam promoções que, apesar de darem margem de lucro menor ao comércio, compensam em volume de vendas. Além disso, são essenciais para difundir novos produtos inseridos no catálogo da empresa.

tabloide de supermercado digital também é uma boa ideia

Como montar um tabloide de supermercado de sucesso?

Saber montar um bom tabloide de supermercado é o primeiro passo para conseguir obter sucesso com esse tipo de divulgação. Por isso, separamos algums dicas para que você possa aplicar!

Acerte no tamanho

Geralmente, tabloide de supermercado, como os semanais e quinzenais, não precisam ter mais de quatro folhas com um máximo de 20 itens por página. Porém, as edições especiais por conta de datas, promoções, sorteios ou outros acontecimentos, podem ser maiores.

Já quanto ao tamanho, em centímetros, os mais usados são chamados de magazine e germânico. O magazine mede 20,5 centímetros por 27,5 centímetros de altura, enquanto o germânico tem altura de 41 centímetros e 27,5 centímetros de lado a lado.

Caso a sua tabloide de supermercado precise expor muitos itens, por exemplo, pode escolher o formato maior para não precisar adicionar páginas em suas edições mais frequentes. Do contrário, pode escolher o modelo menor e não desperdiçar espaços.

Use as cores corretamente

Na sua tabloide de supermercado, use as cores que fazem parte da sua paleta de cores, que fazem parte do logotipo e as demais sempre usadas pelo supermercado certamente vão aparecer, mas não devem ser muitas e nem todas elas podem ser fortes e gritantes. Porque isso causa um desconforto visual, não é bonito e ainda tira o destaque do que você realmente quer que seja visto – os produtos.

Crie um boa capa

A capa é a apresentação, o convite para que os consumidores folheiem a tabloide de supermercado. Ou seja, tem de ser convidativa e apresentar destaques, sendo no máximo cinco mercadorias e realmente atraentes, seja pelos preços ou por algum ação promocional, como sorteio.

Na hipótese de ser um tabloide de supermercado especial, como aniversário do supermercado, Páscoa ou Natal, a capa pode também ser exclusiva, temática, nem sequer mostrando itens à venda. Em casos assim faz muito sentido e, dependendo do perfil de consumidor do negócio, é até melhor explorar um imagem representativa do que mercadorias.

Apresente bem os produtos

Os produtos nunca devem ficar muito próximos uns dos outros. Como dissemos anteriormente, o ideal é que não passem de 20 por página da tabloide de supermercado. Porém, convém reduzir o número se o espaço acabar ficando apertado.

Todos eles precisam ser bem visualizados, separados uns dos outros de forma que as informações de cada um, nome, preço, marca, etc, não se confundam. E o tamanho das imagens e letras não necessita ser grande, mas deve facilitar a leitura e permitir que os detalhes sejam visualizados.

Inclua informações adicionais

Promoções não duram para sempre, assim como tabloide de supermercado. E o preço de um produto pode mudar entre um impressão e outra. Todo esse tipo de informação tem de ser colocado no encarte do supermercado para que as condições fiquem claras aos consumidores.

Isso serve para evitar transtornos no momento da chegada deles ao caixa e até queixas no Procon. Além disso, deixando claro que boas oportunidades para compras possuem período ou estoque limitado, as pessoas se adiantam para aproveitar e as vendas são impulsionadas.

Gere conteúdo de informação e entretenimento

Conteúdo além de mercadorias e preços pode ser adicionado a encartes, especialmente nas edições maiores e especiais das tabloide de supermercado. Podem ser receitas de pratos principais e sobremesas, dicas de harmonização de comidas e vinhos, curiosidades sobre produtos, datas ou eventos e qualquer outro tema interessante ao perfil do público atendido pela empresa.

Quando você informa e entretém, isso faz com que os compradores fiquem mais tempo com os encartes abertos e procurem produtos nele a partir da informação ou do entretenimento que consomem. Portanto, mais vendas podem ser feitas a partir de tais produções. Também, o conteúdo que atrai e tem valor consegue envolver as pessoas, as deixando mais próximas da marca.

Categorize a exibição de mercadorias

Não é possível mostrar todo o estoque de um comércio em um encarte. Por isso, a escolha de exibição deve ser de algums categorias, havendo harmonia entre os itens apresentados em cada página.

Por exemplo, não convém que as carnes estejam na mesma página dos produtos de limpeza. Ou que artigos de bazar dividam espaço com chocolates.

O máximo que pode ocorrer é a alocação de produtos de categorias diferentes em mesmas páginas quando há algum associação entre eles. Facas e cortes de carnes junto a refrigerantes e cervejas em um seção direcionada ao churrasco é um bom exemplo.

ler um tabloide de supermercado

Tenha um tabloide de supermercados que gere vendas

Os detalhes acima são essenciais, mas não adiantará se o seu tabloide não gerar vendas. Portanto, veja agora algumas práticas para que ele funcione como o esperado.

1 – Faça boas imagens

Contrate um designer especializado para fazer boas fotos, principalmente imagens ilustrativas que não sejam de mercadorias. E selecione as melhores imagens de produtos sempre, especialmente dos frescos.

2 – Revise os textos e números

Quando o arquivo estiver pronto para impressão, leia-o atentamente do início ao fim para evitar qualquer erro de português ou em preços. Descuidos assim podem tirar a credibilidade do varejista.

Aliás, quando o preço em um encarte de supermercado está errado e é menor que o real de venda, a empresa é obrigada a vender o produto em questão pelo valor mais baixo anunciado. Então tenha muito cuidado para não perder dinheiro.

3 – Invista em bons materiais

Papel não é algo barato, mas não convém arcar com todos os gastos necessários e economizar escolhendo material ruim. O tipo errado de papel pode ter aspecto pouco profissional, não ser agradável nas mãos ou amassar facilmente. Tudo isso é pouco atraente e pode fazer a maioria das tiragens ir para o lixo.

4 – Peça o patrocínio de fornecedores

É possível que seus parceiros comerciais acabem cobrindo 100% da despesa com produção de encartes ou pelo menos parte dela. Pois os produtos que elas fornecem serão vistos e comprados. E quanto mais seu supermercado vende, mais compra deles.

Dessa forma, o custo para a empresa é reduzido, as vendas são aumentadas e fica mais fácil financeiramente investir em tudo o que há de melhor para confeccioná-los.

5 – Entregue-os na entrada do supermercado

É interessante entregar na entrada do supermercado as tabloide de supermercado, distribuir aos consumidores que estão chegando. Pois eles ainda começarão suas compras e podem acabar aumentando-as pelo que virem no encarte.

Entregar somente aos que já estão saindo, colocando em suas sacolas, pode fazer com que as cópias sejam na maioria jogadas fora. Porque nem todos os clientes vão guarda-las em casa e depois vê-las antes de comprar novamente.

6 – Publique o encarte no site da empresa e nas redes sociais

Muitas pessoas pesquisam preços em casa, na internet, antes de ir às compras. Por isso, seu encarte precisa estar lá. E não só estar, deve proporcionar boa visualização, ter rápido carregamento e igual rapidez no passar das folhas.

Como está o seu tabloide? Se você precisa montar o seu e quer uma impressão de qualidade, fale com a Quatrocor e veja um orçamento sem compromisso!

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