Dia dos Pais na Empresa: dicas para trabalhar Endomarketing

Nós já falamos um pouco sobre como trabalhar o Dia dos Pais com o seu público externo, seus clientes e consumidores. Mas você também pode trabalhar o Dia dos Pais dentro da sua empresa!

Afinal, os pais também estão junto com nossas mães, ajudam a nos educar e criar e nós sempre aprendemos muito com eles. Os pais são, para muitos, uma figura heroica para se admirar. Porém, os nossos pais não vêm com os super poderes, né?

É interessante que sua empresa pense nos colaboradores e comemore esse dia especial para seus funcionários, da mesma maneira que homenageamos as mães. Por isso, trouxemos algumas ideias aqui para você poder pensar em algumas ações de Endomarketing.

Mas, primeiro, se você está se perguntando…

O que é Endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. Também é conhecido como Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).

Por que essa estratégia é importante para a sua empresa? Porque ela gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa, eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.

Quando seus colaboradores estão satisfeitos com o trabalho e com as condições dentro da empresa, eles têm a tendência a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos.

É como o efeito dominó, à partir do momento em que seus colaboradores começam a falar bem do seu negócio, todas as outras pessoas de foram terão uma visão diferente, enxergando a empresa em uma luz mais positiva, mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio.

Considerando a quantidade gigantesca de novas empresas que surgem todos os dias, quando pensamos nesse tipo de influência, precisamos considerar: é assim que grandes empresas se destacam no mercado.

Então, por que ficar de fora?

Vamos voltar ao ponto principal do artigo de hoje…

Quais ações de Endomarketing você pode fazer no Dia dos Pais?

dia dos pais na empresa endomarketing

Antes das ideias de brindes e ações, veja as campanhas de endomarketing que algumas empresas fizeram no Dia dos Pais em anos passados e inspire-se.

Café da manhã especial

A Involves, que é uma empresa de tecnologia em Florianópolis, preparou um café da manhã aos Involvidos (como eles chamam os colaboradores) e presenteou eles com alguns mimos, entre eles um porta retrato com a foto de seus filhos.

Recebendo os filhos

Imagine a emoção de receber seus filhos no local de trabalho como surpresa? A FCA Latam convidou os filhos dos colaboradores para passarem um dia com seus pais. Ainda aproveitou o gancho para enfatizar a importância da segurança no dia a dia.

Carta para os pais

A Viva Real, uma empresa do ramo imobiliário de São Paulo, também fez uma ação especial para o dia dos pais. Eles entregaram aos colaboradores cartinhas que os filhos escreveram, acompanhadas de um porta retrato.

Qual o presente de Dia dos Pais perfeito para o seu pai?

Faça esse QUIZ e descubra!

Dicas do que pode ser feito

Lembrancinhas Simples

Está sem orçamento para trabalhar uma grande ação, mas não quer que passe em branco? A opção das lembrancinhas simples, mas de coração fazem com que os colaboradores sintam-se especiais e homenageados.

Entre as opções, podemos sinalizar os pequenos brindes, como: bombons acompanhados de cartões, kits de churrasco, ferramentas, bebidas (vinho, cervejas artesanais, café), esportes, higiene pessoal e similares para dar a todos ou, caso a empresa for muito grande, sortear entre os colaboradores e vale presentes (que podem ser de perfumaria, restaurantes, cervejaria, etc) para sortear ou presentear a todos.

Se sua empresa possui uma TV Corporativa, porque não investir em alguma mensagem de homenagem aos pais, curiosidades sobre a data ou até vinhetas de Dia dos Pais. Você pode acrescentar o template de dia dos pais com foto dos funcionários acompanhado dos seus pais ou filhos. Vídeos ou frases mandados pelos pais/filhos do colaborador, parabenizando-o pela data comemorativa ou com uma temática específica, do tipo: “Por que tenho orgulho do meu pai/filho?”; “Meu pai/filho é um super herói”.

Você também pode fazer uma gamificação com a temática. Abuse da criatividade e crie jogos na TV Corporativa, como “De quem é o filho?” (foto do filho do colaborador para as pessoas adivinharem quem é o pai); “Com quem meu filho trabalha” (depoimento do pai dos colaboradores relatando no que o filho trabalha).

Material Personalizado

Você já parou para pensar que uma parte da satisfação do colaborador com o local do trabalho é influenciado pelo meio externo? Não adianta ter um espaço físico descontraído ou benefícios monetários se a empresa não se preocupa com os impactos que causa na comunidade ou a boa impressão que a família do colaborador tem em relação à empresa onde ele passa boa parte do dia.

Por isso, incluir a família dos empregados nas ações internas é uma janela que se abre para gerar engajamento e contentamento dos funcionários com o local que trabalham. Para o dia dos pais, temos as opções: camiseta, caneca, avental, porta retrato, ecobag, caderno e afins, com embalagens personalizadas com fotos ou desenhos dos filhos.

Personalizar a embalagem do presente e deixar ele com um toque especial.

Recompensas Experimentais

Nem toda homenagem precisa vir acompanhada de um presente físico. Momentos especiais ficam marcados para sempre na lembrança das pessoas e essa pode ser uma ótima oportunidade para que o colaborador guarde com carinho uma ação proporcionada pela empresa.

Dia de beleza para os pais: quem disse que dia de beleza funciona apenas para mulheres? Trazer um profissional na empresa para cuidar dos papais ou levar os colaboradores para um barbeiro é uma ótima opção que com certeza será lembrada por muito tempo. Se couber no orçamento, uma boa opção são aquelas barbearias sofisticadas que servem até cervejas artesanais durante o tratamento;

Organize uma visita de pais e filhos: no Dia dos Pais na empresa e promova atividades para que os parentes saibam como é o dia a dia do colaborador;

Festa em família: organize uma festa, almoço ou janta para que todos comemorem juntos essa data especial;

Alugue um espaço: (sítio, parque aquático, zoológico, clube e similares) para que os colaboradores saiam do ambiente de trabalho e tenham experiências de lazer com os familiares proporcionados pela empresa. Aproveite o espaço para criar dinâmicas com todos.

Como você trabalhou os últimos Dia dos Pais na sua empresa? Conte para nós!

Precisa de algum material personalizado? Fale com a Quatrocor e peça um orçamento sem compromisso!

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?