Pré-impressão: como funciona esse processo?

A pré-impressão, em um processo de impressão gráfica, é tão importante quanto a impressão final. Esse é o momento onde há a finalização do arquivo para que ele fique pronto para finalmente ser impresso e para que não haja nenhum defeito ou problema na hora da finalização. 

Veja a seguir porque ela é tão importante para que o resultado final seja o melhor possível. 

Mas, o que é a pré-impressão?

A pré-impressão é um processo onde algumas ações são tomadas para que o arquivo recebido através do designer gráfico esteja pronto para ser levado à impressão de uma maneira correta. O processo de pré-impressão pode ser definido assim como aquele que acontece mesmo de recebermos o arquivo pelo designer, afinal, tudo que antecede a impressão pode ser considerado pré-impressão.

Etapas da pré-impressão

1. Criação da arte

Obviamente, antes de imprimir a arte, é preciso criá-la. É nesse momento em que estruturamos todo desenho, definimos o conteúdo presente na arte, revisamos as cores e fazemos toda a parte criativa, que fica a cargo do designer e redator. Depois, o cliente aprova ou pede algumas alterações e a arte segue o seu fluxo rumo à etapa final, que é o fechamento do arquivo e o processo de pré-impressão – que ocorre também quando recebemos o arquivo pronto entregue pelo designer. Essas primeiras duas etapas que citamos têm muita relação com o processo criativo em si, mas é importante falar delas para que possamos entender o que vem antes da impressão, seja do cartaz, do folder ou de qualquer arte visual. 

2. Fechamento do arquivo

Existem alguns tipos de formatos mais comuns e que são trabalhados, como: PDF/X1-A, PDF/X-3 e PDF/X-4. A escolha do formato do arquivo depende muito do local onde será feita a impressão, porém, o formato PDF/X1-A ainda é o mais aceito pela maioria deles. O ideal para quem vai levar o arquivo pronto para ser impresso, é perguntar para a gráfica qual é o formato indicado ou perguntar se ela realiza um trabalho de pré-impressão para o formato preferencial dela. Sem dúvidas, esse é o momento mais importante da impressão, porque as escolhas de cores, o fechamento de arquivos e outros detalhes fazem toda a diferença para garantir que a sua impressão saia com a melhor qualidade possível e exatamente do jeito que você imaginou. Então, é fundamental procurar uma boa gráfica que garanta esses cuidados antes de simplesmente mandar imprimir o seu arquivo sem se responsabilizar com a pré-impressão.

Por que a pré-impressão é importante?

A pré-impressão é fundamental para que sua impressão tenha uma qualidade final boa. Por exemplo, ao utilizar uma sobrecarga de preto, é possível manchar o arquivo final, então, o processo de pré-impressão precisa detectar essas pequenas falhas, que fazem muita diferença na hora de imprimir. Imagine você imprimindo milhares de exemplares e só após a impressão detectar manchas nos seus produtos finais? Por isso, o processo de pré-impressão ajuda bastante a garantir uma qualidade adequada da impressão e a diminuir os possíveis custos ou prejuízos com uma impressão errada.


Quando você for contratar uma gráfica que ficará responsável por imprimir os seus arquivos, sempre pergunte se ela possui o cuidado de realizar uma pré-impressão minuciosa para garantir que as falhas não passem despercebidas. Além disso, também é muito importante procurar um designer que tenha experiência em trabalhos offline, porque isso ajuda também muito a garantir que ele vai entregar um arquivo devidamente fechado para gráfica e sem erros.

A Quatrocor trabalha com pré-impressão. 

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre o assunto e como ela pode melhorar a qualidade dos seus materiais.

Crédito da imagem: iStock.com/dardespot

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?