PDV imobiliário existe? Isso pode passar despercebido da sua mente, mas o imóvel é um produto e se existe um produto, existe consumidor e canal de venda, existe mercado.
Se está aberto para o consumidor, também é uma forma de varejo. Se pensarmos no princípio de que o imóvel é um produto, faremos uma breve análise mercadológica.
O imóvel é exatamente como qualquer outro bem de consumo durável, poderíamos até dizer que dentro de um empreendimento existem vários SKUs (estoque por unidade) uma vez que existem variações de plantas básicas, plantas com opções, tamanhos e valores de acordo com andar, posição solar e etc.
Nele, também existem os pontos de vendas (PDV) ou canais de distribuição. Uma vez lançado o empreendimento muitas frentes para o comércio são criadas, uma delas é o showroom ou plantão. Esses são os maiores e melhores PDVs imobiliários para o produto imóvel.
O que tornam esses PDVs imobiliário tão efetivos é que dentro dele estão as principais ferramentas de venda: o imóvel decorado, a maquete além das ferramentas de apoio, folders, revistas, vídeos e simuladores de orçamento. Esse PDV imobiliário é o local onde ocorre a decisão de compra.
Além disso, as peças publicitárias que as imobiliárias usam, geralmente chamam para esse PDV imobiliário (showroom). É muito comum o uso da mídia impressa (jornal e revista), chamadas em rádio (spots), site, mobiliário urbano como tabuletas, fachadas, tapumes e pórticos. Todas essas peças são utilizadas com objetivo final de levar o cliente até o showroom.
No caso dos imóveis, cada produto é estudado estrategicamente considerando análises macro e micro dos principais players como, crescimento da região, participação por seguimento econômico, infraestrutura, acessibilidade, posição solar, segurança, número de pavimentos e por aí vai…
Como saber qual propaganda imobiliária é a melhor?
Não existe uma receita pronta, nesse caso você terá que testar diversos tipos de propaganda para ver quais estão funcionando melhor. Veja os fatores que impactam na efetividade da sua propaganda imobiliária:
- Horários de postagens em redes sociais
- Chamadas e textos que engajem e seja criativos
- Tipo de conteúdo
- Qualidade das Fotos
- Anúncios em jornais/revistas e outras mídias offline (se estão bem posicionados)
- Reputação da sua marca
- Portfólio de produtos
- Time de vendas…
É um conjunto de coisas que precisa funcionar como uma orquestra. Não adianta fazer uma campanha impactante, que gerem muitos “likes” na sua página e leve seus clientes até sua loja, se chegando lá o seu time não está preparado para fechar a venda.
Dentro das estratégias de PDV imobiliário, atualmente os vídeos, fotos 360° e realidade virtual têm feito bastante sucesso nas estratégias de marketing imobiliário. Mas, não subestime as mídias tradicionais, como jornal. Uma parcela do seu público pode ser mais tradicional e ter o hábito antigo de olhar os classificados.
Onde me comunicar com meu público?
Conhecer com quem se fala, ou seja, você deve conhecer o seu público para saber como chegar até ele de maneira efetiva. Para facilitar esse entendimento, a dica é criar personas que representem diferentes clientes em diferentes situações da vida: nome, idade, capital econômico e social, etc.
Tudo sempre começa com a definição do seu público, entender a linguagem dele, o que ele busca, quais são suas dores. A partir deste entendimento você consegue fazer sua propaganda imobiliária com este olhar, usar um texto que reflita este público, escolher melhor os canais de comunicação e quais as redes sociais mais eficazes.
Para trabalhar produtos imobiliário, o Facebook e LinkedIn são ótimas plataformas, mas têm linguagens diferentes. Por meio do Facebook, as vendas são mais direcionadas através da geração de conteúdo, posts de fotos, vídeos explicativos, treinamentos online, etc. Já o LinkedIn é mais profissional e direcionado ao relacionamento com o cliente e parceiros.
Uma terceira alternativa dentro das redes sociais é o Instagram, que trabalha com fotos e uma interação mais “cara a cara”, através do Insta Stories. A plataforma é uma boa opção para fazer a exposição dos imóveis que estão à venda, podendo mesclar com algo mais conteudista. Tenha uma padronização para suas postagens, poucas coisas são tão agradáveis ao olhar quanto um feed bem organizado.
Dicas para uma boa propaganda imobiliária
Existem três principais partes de um anúncio: título, descrição/imagem e contato.
1 – Título
O título é um item muito importante do seu anúncio, pois é ele que vai despertar a atenção, principalmente se você não usar uma imagem (o que não é recomendado). Ele precisa ser objetivo, mas destacar um super beneficio ou desconto.
Pode ser criativo e usar uma metáfora ou ditado, por exemplo, mas deve estar ligado ao resto do anúncio. A função do título na sua propaganda imobiliária não é só chamar a atenção, mas também posicionar bem nos rankings dos portais na busca do Google, se o produto final for online e não offline.
2 – Descrição
Novamente, a descrição precisa considerar palavras-chave se o seu produto final for para os canais online. Mas, a propaganda também deve ter uma descrição interessante do seu imóvel, ressaltar os benefícios do produto, falar do preço (sei que muitos tem receio de colocar o preço, mas o consumidor quer ver o preço, isso passa transparência).
Ao passo que o título deve ser curto e objetivo (uma chamada para atrair o cliente logo de cara), a descrição pode ser elaborada e complementar o título. Evite colocar textos grandes de forma corrida. Use “bullets” (tópicos) para deixar a leitura mais leve.
E conte uma história, traga vida ao seu imóvel. Se for usar imagem, siga a risca as dicas de como fazer imagens para divulgar imóveis. Use pelo menos 300 caracteres de texto e coloque o endereço completo.
3 – Contato
Obviamente, você não deve esquecer de destacar as formas de contato para o seu cliente te encontrar. Telefone, link para o site, redes sociais, e-mail. Escolha o que mais se apropria para o tipo de anúncio e para o perfil do seu cliente.
Quais peças podem ser utilizadas no PDV imobiliário?
Folheto: para apresentar o imóvel para os seus clientes, foque nas informações necessárias para que o potencial cliente conheça mais profundamente. Não esqueça de personalizar o folheto com a identidade visual da imobiliária. Pode ser distribuído em diversos locais diferentes.
Cartão de Visitas: cartões de visita são os principais impressos de apresentação. Você coloca as informações principais de contato, para que ele seja eficiente e cumpra sua função e ajudem na identificação.
Folder: liste os principais conteúdos sobre o imóvel, utilize uma frase de efeito e uma imagem atraente para chamar atenção do público. Coloque as principais informações, mas ele deve estar bem diagramados para ser legível, porém com layout atraente.
Catálogo: para reunir mais informações sobre diversos imóveis que sua imobiliária precisa vender, coloque elas dentro de um catálogo, que favorece uma leitura agradável e que chame a atenção para informações mais importantes do produto.
Pasta: na hora de fechar o contrato com os clientes, uma pasta personalizada da imobiliária é uma ótima forma de entregar o contrato para as pessoas. Você pode colocar o logo e informações de contato, caso a pessoa tenha dúvidas para tirar.
Caneta: para assinar contratos na imobiliária, é interessante ter canetas para dar de brinde personalizado. O cliente fica feliz e sempre vai lembrar da imobiliária.
Quais produtos o seu PDV imobiliário precisa? Fale com a Quatrocor e providencie o seus!