Moleskine personalizado: o que é e como usar na sua empresa

Descubra como o caderno tipo Moleskine personalizado pode ser uma ótima opção para sua empresa!

Você já deve ter ouvido falar nos Moleskines, os caderninhos mais famosos do mundo. Hoje em dia, eles já se tornaram até mesmo sinônimo de cadernetas para anotação, sendo muito procurados pelo público em geral. 

Com praticidade, design e características que o fizeram ganhar status de grife, são objeto de desejo e até mesmo colecionáveis para algumas pessoas. Por isso, podem ser uma ótima opção de material gráfico para sua empresa.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre esses cadernos e como utilizá-los para impressionar seus clientes, confira o artigo que preparamos. Continue lendo:

Origem dos Moleskines

Poucas pessoas sabem disso, mas Moleskine não é o produto em si, e sim uma marca italiana de cadernos de nota. Porém, sua origem é muito mais antiga do que podemos imaginar. 

Reza a lenda que a famosa caderneta foi usado por Hemingway, Picasso, Chatwin e mesmo Van Gogh e surgiu entre os séculos XIX e XX. Na época, eles eram vendidos como um produto genérico nas lojas locais de Paris. 

Eram fabricados de forma artesanal e foram perdendo a força ao longo das décadas. Com a morte do último artesão da família que as confeccionava, as cadernetas quase sumiram nos anos 80.

Anos mais tarde, já em 1996, os italianos Mario Baruzzi e Francesco Franceschi resolveram usar a história e popularidade do item como uma estratégia de marketing. Em nome da empresa Modo & Modo, sediada em Milão, registraram o modelo com a marca Moleskine.

O sucesso foi tanto que a empresa afirmou ao Telegraph não estar dando conta da demanda. Em 2006, parte da marca foi vendida para o fundo de investimento francês Syntegra Capital e, desde então, vem lançando edições especiais e novos modelos.

Unindo a simbologia desses grandes artistas, a nostalgia e criação de um desejo, surgiu o caderninho como o conhecemos atualmente. 

O que são Moleskines?

Um caderno preto retangular, com seus cantos arredondados, elástico para fechá-lo e um compartimento interno. Assim, começaram esses itens que hoje são desejados por muita gente.

Ao longo dos anos, sua estrutura não mudou muito, já que são conhecidos pela encadernação e papel de qualidade. Ainda assim, capas e tamanhos personalizados foram surgindo com cores, estampas e formatos arrojados. 

Devido à sua praticidade, podendo ser guardado e carregado facilmente, seu tamanho pocket (9×14 cm) é o mais conhecido. Porém também pode ser encontrado no formato large (13×21 cm).

Utilização do Moleskine personalizado

Um ponto comum entre seus utilizadores é que são, em sua maioria, artistas. Desenhistas, escritores ou poetas: a marca é adorada por todos aqueles que trabalham com o lápis e caneta de alguma forma. 

Ainda assim, além dos artistas, os fãs de papelaria também se encantaram pelo caderninho. Seus principais usos são:

Escrever: para algumas pessoas, o ato de escrever pode ser uma terapia, um hobbie ou até mesmo uma fonte de renda. Para elas, o caderno tipo Moleskine com pautas é perfeito para isso, já que possui linhas para as anotações de pensamentos e registro de tudo que der vontade.

Desenhar: seja um desenhista profissional ou apenas para fazer alguns rabiscos, o Moleskine sem pauta é o ideal para dar asas à imaginação. Ele possui folhas mais grossas, por isso impedem que a tinta passe para outras páginas.

Estudar: na hora de estudar, o caderno também pode ser uma ferramenta poderosa. Ele pode ser aproveitado para anotar os pontos importantes da aula e revisá-los depois para poder fixar melhor o conteúdo.

Agenda: além de todas essas formas, os cadernos tipo Moleskine também podem funcionar muito bem para organizar a vida. Com ele, é possível anotar compromissos, afazeres diários, criar listas e ir marcando a execução de cada uma com checkbox.

Moleskine personalizado para empresas

Além do uso para o público geral, esses caderninhos também funcionam muito bem como opção de brindes para as organizações. 

Quando feitos de forma personalizada criam valor e credibilidade à marca, já que é um item cobiçado e que desperta inspiração, ou seja, além de ajudar no dia a dia, também traz um toque de elegância e sofisticação ao consumidor.

Além disso, geralmente são utilizados na hora de tomar notas em reuniões importantes, por isso é fundamental que sejam fáceis de carregar.

Com utilidade, diferencial e personalidade, os caderninhos tipo Moleskine personalizados fortalecem ainda o relacionamento quando oferecidos para os clientes e público interno.

Com tudo o que apresentamos até agora, oferecemos também algumas dicas para auxiliá-lo na hora de montar o seu:

  • Não possui tamanho ideal: pode ser pequeno ou grande, o importante é que seja fácil de carregar;  
  • Fique atento aos detalhes: você pode personalizá-lo com o logo e cores da sua empresa; 
  • São sofisticados e colecionáveis: é interessante escolher materiais com alta resistência e durabilidade.

Está pensando em fazer o famoso caderno Moleskine personalizado para sua empresa? Solicite um orçamento com a Quatrocor agora mesmo! Temos diversos modelos e você pode criar do jeito que quiser.

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?