Meio Ambiente: como uma gráfica pode aplicar sustentabilidade?

Investir em sustentabilidade é cada vez mais necessário. Afinal, o aquecimento global, as possibilidades de extinção de milhares de espécies de fauna e flora e riscos de saúde e sobre a qualidade de vida das pessoas são apenas algumas das diversas ameaças que o nosso planeta vem enfrentando em decorrência da ação humana.

Dentro do segmento gráfico, as indústrias vêm se dando conta da importância inadiável da proteção de nosso meio ambiente. Tanto por questões de sobrevivência no mercado como por questões de consciência. Elas são as grandes consumidoras de papéis, tintas e substratos, são responsáveis por uma quantidade considerável de resíduos e efluentes.

Como gráficas podem aplicar a sustentabilidade no negócio?

Controle de químicos

Obviamente que as gráficas usam grandes quantidades de tintas para produzir os impressos. Assim, é importante que essas tintas não possuam, em sua fórmula, os camponeses que causem danos ao meio ambiente.

Já que, alguns desses impressos acabam, muitas vezes, sendo descartados na natureza e carregando consigo os elementos tóxicos. O exemplo que fica é que podemos lembrar de que muitas tintas traziam chumbo em sua composição, e isso se tornou elemento danoso descartado no meio ambiente.

Mais do que isso, é importante também falar com seus clientes sobre o descarte correto do material impresso. Porém deve ser mais do que um aviso “não jogue este impresso em vias públicas”, a ideia é ensinar sobre reciclagem. Pode ser uma área do site separada para orientar os consumidores, e pode gerar uma grande adesão de público.

Descarte de químicos e resíduos diversos

Uma gráfica trabalha com uma gama de produtos químicos. São vernizes, soluções diversas, silicones, aditivos, solventes etc. As gráficas também acabam gerando, em sua produção industrial, efluentes líquidos variados, compostos orgânicos voláteis, resíduos de estopa e de algodão, aparas de papéis e afins.

O descarte de todos esses materiais deve ser, imprescindivelmente, ser feito de modo correto. Principalmente, nos locais reservados para essa finalidade e respeitando os mais eficazes protocolos ambientais aplicados no mundo.

Reciclagem

É realizada a separação, a classificação, o acompanhamento da coleta, do transporte e do tratamento dos resquícios. Os processos são certificados e licenciados. Para evitar o uso de madeira extras e realizar o descarte de diversos tipos de rejeitos que são gerados no local correto. É uma forma simples e responsável de preservar o planeta para as gerações futuras. Os benefícios não são somente ambientais, mas também econômicos e sociais.

Uso de papéis produzidos com madeiras certificadas

Atualmente existem órgãos de controle que fiscalizam a origem da madeira utilizada na produção de papéis. Eles monitoram a sustentabilidade das áreas de plantio, buscando evitar o desmatamento e ações predatórias. Também certificam os papéis que atendem a esses requisitos.

Assim, com a validação desses órgãos, uma gráfica ecologicamente consciente tem como saber quais são os papéis certificados, podendo fazer suas compras com garantia de responsabilidade ambiental.

Economia de energia

Desligar máquinas e luzes já é uma boa, mas existem outras três saídas para economia de energia. A primeira é a manutenção de máquinas, para que elas trabalhem com maior eficiência. A segunda, é usar lâmpadas de LED, que são mais econômicas e duram mais.

Uma terceira, e não menos importante, é contratar uma consultoria que faça cálculos de eficiência energética. Esse tipo de procedimento avalia todo o maquinário das gráficas e ajudam elas a fazer as correções necessárias para melhorar o consumo de energia da forma correta.

Resíduos de funcionários

Incentive todos os seus colaboradores a usarem copos de vidro, trazer suas próprias garrafinhas e canecas. Dessa forma, reduzindo o consumo de copos plásticos e diminuindo o resíduo que eles produzem.

Busque incentivar as caronas entre seus funcionários, se for possível. O consumo de combustíveis é um dos vilões mais antigos da sustentabilidade, por causa da poluição que eles causam. Uma boa prática para aliviar esse problema é incentivar a carona entre seus funcionários.

Elimine as reuniões presenciais, já que com os recursos digitais de hoje, fica mais fácil, rápido e barato fazer reuniões pelo Skype, por exemplo. Além disso, reuniões virtuais não são poluentes, pois você não precisa se deslocar com veículos.

A Quatrocor

A Quatrocor acredita que responsabilidade socioambiental é fundamental para toda e qualquer instituição, além de ser um fator determinante no desenvolvimento do negócio. Por isso, todos os resíduos gerados no nosso parque gráfico são destinados à coleta seletiva por empresas especializadas e certificadas.

Trabalhamos apenas com papéis certificados, nossas aparas de papel são selecionadas e enviadas para reciclagem, utilizamos apenas tintas atóxicas e 100% vegetais e processamos chapas livres de produtos químicos.

Gostou do nosso conteúdo? Veja mais no blog!

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?