Comunicação interna: 5 maneiras de melhorar a sua!

Como você trabalha a comunicação interna na sua empresa? Uma boa comunicação interna é um objetivo crescente dentro das empresas. Por quê? Bem, porque ela é um item importante para alcançar resultados preestabelecidos dentro de uma organização. Por isso, cada vez mais pessoas estão buscando melhorar a forma de conversar com seus colaboradores. 

Antes de qualquer coisa, vamos começar dando um breve conceito sobre o que é comunicação interna. Ela é uma ferramenta estratégica que permite que a comunicação dentro da empresa esteja sempre alinhada entre gestores e colaboradores, melhorando a produtividade e evitando ruídos dentro da organização.

Para ajudar você a pensar em opções de como melhorar a sua comunicação interna com os colaboradores trouxemos cinco maneiras de melhorar a comunicação interna na sua empresa.

Confira cinco dicas para melhorar a comunicação interna!

materiais impressos de comunicação interna

Elimine os ruídos da comunicação interna

Ruídos na comunicação entre a gestão e os colaboradores são parte dos principais fatores de atrasos, erros e perda de produtividade. É muito importante criar mecanismos para ter a certeza de que o seu time está entendendo o conteúdo das mensagens que você quer passar. O ideal é apostar em comunicações impressas, que criem lembretes para seus funcionários sobre todas as ações que estão se aproximando e ressaltando os pontos mais importantes.

É importante ter sempre em mente de que comunicar vai além de informar. Fará pouca diferença soltar uma dúzia de impressos com mensagens importantes e não fornecer espaço para seus colaboradores tirarem quaisquer dúvidas, sugestões ou questionamentos que surjam eventualmente. Comunicar é abrir uma via de duas mãos para estimular o fluxo de novas ideias. 

Estimule seus colaboradores

Isso é de conhecimento comum para diversos gestores: valorizar seus funcionários é essencial. Afinal, sem se sentir valorizado para que se esforçar pela empresa? Enalteça seus funcionários e faça com que eles se sintam mais motivados, entendam a empresa e quais são suas missões e valores. Dessa forma, você está criando também um embaixador para a sua marca. 

Como fazer isso? Bem, uma ótima forma para fazer com que os seus colaboradores tenham uma percepção positiva sobre sua empresa é criando um sistema de premiação. Esses prêmios podem vir na forma de brindes personalizados como canetas, agendas, blocos de notas, calendários, moleskines entre outros. 

Além de fazer com que sua comunicação interna fique mais firme e clara, a valorização dos funcionários também pode ajudar a incrementar sua performance e trazer melhores resultados para o negócio como um todo. 

Conheça seu colaborador

É comum que os funcionários tenham uma visão de seus líderes que, em nada, é parecido com o que eles são. Isso acontece muito, porque também é comum que não exista uma aproximação para “quebrar o gelo” e a criação de uma convivência amigável. 

É importante fazer a movimentação para dar abertura a eles e mostrar que todos devem trabalhar em grupo, para alavancar resultados. Um líder inacessível não é uma tática que funcione atualmente, ela deixou de funcionar há muito tempo. 

Como se tornar mais acessível? Realizando reuniões mais informais, aproveitar momentos de pausas para puxar conversas e conhecer melhor sua equipe, andar mais pela sua empresa, falando um pouco com as pessoas e permitindo-se ser visto com maior frequência.

Para suas estratégias de comunicação interna funcionarem é essencial que todos dentro da sua empresa estejam à vontade uns com os outros e entendam profundamente seus papéis e suas obrigações. O papel de um bom líder é se certificar de como cada colaborador deve agir em relação aos valores de responsabilidade social do negócio.

Invista na comunicação interna

É essencial que o investimento em comunicação interna dê atenção especial aos canais que tornem possíveis a comunicação interna, seja ele impresso ou digital. Ele não só influencia positivamente o clima da empresa, como também facilita a eliminação dos ruídos e engajamento de funcionários.

No entanto, é importante ter o conhecimento de quais canais mais se encaixam com o perfil da sua empresa e do seu colaborador. Já que não adianta criar comunicados para televisão, se os funcionários não têm tempo para assistir a ela. Por isso, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados para criar um plano de comunicação interna eficaz. 

Cultura organizacional

Qualquer organização é formada por uma variedade de pessoas, cada uma com suas crenças, personalidades e culturas diferentes. Um bom gestor deve ser uma influência, que garante que todas essas pessoas sejam capazes de interagir e tenham um bom relacionamento, mesmo quando isso se apresenta um desafio.

Investir na cultura organizacional da sua empresa, é uma ótima forma para melhorar o engajamento e disseminar um conjunto de crenças, hábitos, atitudes e valores que devem ser compartilhados por todos que trabalham na sua organização. Dessa forma, é possível fazer uma comunicação mais assertiva e alinhada dentro da empresa. 

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