Estratégia de comunicação para o seu PDV

Quais as estratégias de comunicação que você está utilizando para o seu ponto de venda? Você sabia que pelo menos 70% das decisões de compra são feitas dentro da loja? Então, tudo isso nos faz pensar se a nossa estratégia de comunicação dentro do estabelecimento está sendo feita da forma mais assertiva. 

O fato é que não existem fórmulas simples e mágicas que você vai aplicar em seu PDV e vai aumentar suas vendas de forma expressiva do dia para a noite. Na verdade, antes de começar a pensar em como você vai conversar com seus consumidores, é necessário todo um estudo para poder determinar qual estratégia de comunicação você vai utilizar daqui para frente.

A primeira coisa que você deve estudar para montar sua estratégia de comunicação é a resposta da pergunta: quem é o seu cliente? Esse é o primeiro passo para começar a montar a sua estratégia de comunicação. Os questionamentos que você deve fazer são esses:

  • Quem consome seu produto?
  • Qual a classe social dos meus consumidores?
  • Quais outros lugares ele frequenta?
  • Qual a idade dele?
  • Quais são seus hobbies?

Recolha todas essas informações para, dessa forma, desenvolver materiais de comunicação mais certeiros para essas pessoas. Assim, você consegue atrair ainda mais pessoas para sua loja e agradá-las da forma certa. O sucesso de um PDV está intimamente ligado com a forma como ele é gerenciado, principalmente como a estratégia de comunicação dele é administrada.

Depois que você já entendeu quem é o seu cliente, quais são suas necessidades e expectativas, é hora de passar para o segundo passo. 

Quando o seu consumidor entra no seu PDV ele é impactado por absolutamente tudo que tem dentro dele. Toda a decoração, iluminação, materiais promocionais, vitrine, cores, produtos e tudo que estiver exposto ali. Por isso, sua marca deve estar bem evidente dentro do estabelecimento desde a fachada, até nas embalagens e sacolas que o cliente levar dali. 

Por isso, quando for montar sua estratégia de comunicação no ponto de venda, é necessário pensar em incluir sua identidade visual em todas as peças que você for montar. 

Capriche na estratégia de comunicação visual

estratégia de comunicação dentro da loja (pdv)

Você sabe o que são técnicas de merchandising? Merchandising é o conjunto de técnicas e estratégias que são aplicadas dentro de um ponto de venda para chamar a atenção dos consumidores. 

O merchandising também pode ser considerado uma estratégia de comunicação, porém de comunicação visual. E com ele, você pode trabalhar uma variedade de peças e decorar a sua loja para colocar em evidência todos os produtos que você acredita que precisam do destaque. 

Quais são os produtos que você pode investir para caprichar na sua estratégia de comunicação no PDV? 

Bandeirolas/Móbile: para uma estratégia de comunicação, as bandeirolas de papel que também são conhecidas como móbile são peças simples e funcionais de serem aplicadas no estabelecimento. Elas podem ser utilizadas para a divulgação de produtos, ações promocionais e lançamentos em vários tipos de ponto de venda. Para produzi-las é necessário um papel de gramatura mais alta ou plástico. 

Cartaz: os cartazes promocionais funcionam muito bem para uma estratégia de comunicação. Eles são considerados um dos investimentos com melhor custo-benefício do varejo, eles passam uma mensagem clara e objetiva para os consumidores e ajudam a aumentar o valor do ticket médio gasto na sua loja.

Testeira: a testeira é uma ferramenta de divulgação da marca nas gôndolas. Geralmente, fica fixada na frente do produto para chamar atenção. Ela é uma forma de divulgação em locais com alta rotatividade de produtos. 

Wobbler: o wobbler é uma peça de divulgação de novos produtos, muito utilizada no PDV. Geralmente, é usado com uma peça de ações de marketing mais rápidas ou campanhas de endomarketing. Quando aplicado no ponto de venda, o wobbler deve ficar na posição do olhar do consumidor, justamente para chamar mais atenção.

Se você direcionar todos esses materiais para o público certo dentro do seu ponto de venda, você terá uma estratégia de comunicação muito mais assertiva e conseguirá aumentar ainda mais suas vendas.

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