Formatos de livros: quais os tipos mais comuns?

Existem variados formatos de livros. Ao dar vida a sua obra e planejar sua publicação, a escolha do formato torna-se uma decisão importante no processo de produção, impactando tanto a estética da obra quanto a experiência do leitor.

Na escolha do formato, alguns fatores, incluindo a quantidade de páginas, o estilo da capa e o conteúdo devem ser considerados. Além disso, ter conhecimento sobre os tipos de papel destinados à capa, miolo e acabamento é essencial.

A Quatrocor separou algumas dicas para você entender mais sobre quais formatos de livros existem e qual o mais adequado para cada finalidade.

Capas mais comuns para livros 

Imagem ilustrativa de um dos tipos de livros.

Existem dois tipos de capas mais comuns, em que a escolha depende do objetivo, gosto e também do aspecto financeiro. Isso porque algumas têm um preço de impressão mais alto, enquanto outras possuem um custo mais baixo. 

Brochura 

A capa brochura é o formato mais comum publicado pelas editoras. Nesse estilo, a capa é fixada às folhas, formando a lombada. O material é mais mole e menos pesado, oferecendo uma melhor praticidade. Além de ter um custo de impressão menor. 

Capa dura 

Normalmente, as capas duras são as mais apreciadas pelos leitores e recebem uma atenção especial por parte das editoras pela arte gráfica, pela impressão ser mais chamativa. 

Esse formato é mais pesado e considerado o mais caro para a impressão, já que ele traz uma qualidade mais alta e uma encadernação mais sofisticada, o que aumenta a durabilidade do produto. 

Tipos de papel para compor o miolo de livros

O conjunto de páginas – a parte interna do livro – conhecido como miolo, também deve ser levado em consideração na escolher o formato do livro. Isso porque a escolha do tipo de papel influencia tanto a sensação tátil quanto a qualidade visual da obra. 

Alguns tipos de papéis são mais comuns. São eles: 

Off-set 

Disponível em gramaturas que variam de 56 a 240 g/m², o papel off–set é fosco e bastante semelhante ao papel sulfite, mas com uma maior durabilidade e resistência à umidade.

Pólen

Apresenta-se em gramaturas de 70 a 90 g/m2. Esse tipo de papel se destaca pelas tonalidades amareladas, que podem proporcionar um conforto visual aprimorado durante a leitura. 

Além disso, são comercializados em duas versões: o bold, com uma gramatura um pouco maior e o soft,, uma versão mais fina e leve.

Couchê

Com gramatura variando entre 90 e 300g/m², o papel couchê possui uma superfície lisa, branca e brilhante, garantindo uma alta qualidade de impressão para imagens e textos, com cores mais vivas.

Jornal

Uma opção mais leve, com gramaturas de 35 a 55 g/m², o papel jornal é bastante utilizado em livros de quadrinhos, oferecendo uma alternativa leve e prática.

Padrões de tamanhos mais usados 

A escolha do tamanho do livro também leva em conta alguns fatores, como o custo de impressão, número de páginas e também o gosto pessoal.  

Por exemplo, se você quer um livro com um número de páginas mais elevado, como, por exemplo, 500 páginas, pode valer mais a pena investir em um formato maior, para facilitar na leitura.  

Veja os padrões de tamanhos mais usados: 

11,5x18cm 

Esse tamanho é normalmente utilizado em livros de bolso, chamados pockets, sendo uma excelente opção para quem quer ter um livro mais curto e prático. 

Além do mais, tem um menor custo de impressão, o que torna ideal para livros de, em média, até 200 páginas. 

20,0cm x 20,0cm

Com um formato quadrado, esse tamanho é muito usado em livros infantis e obras com ilustrações. 

Sua configuração proporciona um espaço generoso para esse tipo de conteúdo, além de garantir facilidade no manuseio.

15,5x23cm 

Considerado o tamanho padrão mais comum, esse formato é excelente para livros com grandes quantidades de páginas. 

Os livros de ficção, romances, livros didáticos, entre outros, são os que mais utilizam esse tipo de tamanho. 

Escolha a Quatrocor para fazer a impressão da sua obra! 

A Quatrocor Gráfica e Editora é especialista em impressão de alta qualidade, garantindo resultados excepcionais que valorizam cada detalhe do seu trabalho. 

Oferecemos uma ampla variedade de produtos e tipos de papel, todos caracterizados pela mais alta qualidade, disponíveis em diversos formatos para atender às suas necessidades específicas.

Quer saber mais? Fale com a gente agora mesmo!

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?