Flyer: o que é? Como montar?

O flyer é uma ótima ferramenta de divulgação impressa. Eles podem caracterizar seu evento, produto, serviço, enfim, o que quer que você queira divulgar. São ótimos porque sua fácil distribuição pode auxiliar a potencializar a divulgação, principalmente em áreas de alto tráfego.

O impresso promocional, cujo nome vem do inglês “algo que voa” é desenvolvido para divulgação em massa, já que ele “voa” de mão em mão. Geralmente, possuem imagens, cores impactantes e mensagens fácil de ler e assimilar. A diferença do flyer para o panfleto ou folheto, é justamente a gramatura superior e o fato de que é comumente produzido em A5 e A6. Além disso, possui diversas opções de papel, impressão e acabamento.

Criatividade é essencial na hora de montar seu flyer, procurar montá-lo de maneira totalmente personalizada e customizada. Com opções variadas, cores vivas, chamadas impactantes, eles se tornam diferenciados.

Para obter vantagens com materiais impressos, é necessário ter alguma vantagem e diferenciar-se de seus concorrentes. Dessa forma, conquistando o interesse de clientes atuais e potenciais. Por isso, a qualidade do material da impressão é essencial.

Flyers podem ser utilizados para:

  • Divulgação de bares e baladas;
  • Novos produtos e serviços;
  • Eventos;
  • Ações promocionais.

7 dicas para montar o seu flyer

1. Defina o objetivo

Qual o objetivo do seu flyer? Divulgar um evento, ação, promoção ou mostrar algum novo empreendimento. De qualquer forma, é fundamental entender seu objetivo para que seja possível escolher a melhor maneira de passar todas as informações necessárias para seu público.

Para tal, entender suas necessidades são os primeiros passos que irão definir o restante das outras questões. Além disso, permite que você afunile suas opções e não perca o foco na hora de falar com sua audiência.

2. Olho nas tendências

Assim que as necessidades forem avaliadas, antes de começar a montar efetivamente o seu flyer, é muito importante saber quais são as tendências do momento. Afinal, a gente pode acabar tendo uma ideia inicialmente, mas ela pode estar ultrapassada. Então, melhor dar uma olhada nas novidades, não é mesmo?

Além de decidir pelo modelo que mais te agrada, pense na audiência que você quer atingir com esse material. Isso pode te dizer muito sobre o estilo de flyer que você quer montar. Uma outra sacada interessante é usar formas geométricas, já que eles não saem de moda e podem auxiliar na organização das informações da página, com destaque e personalidade.

3. Formato e tamanho

Criar um flyer envolve detalhes que fazem toda a diferença na maneira como o público vai absorver a informação. Nesse ponto, o formato e o tamanho têm o mesmo peso, principalmente se levar em conta que um flyer de frente e verso possui um objetivo completamente diferente de um folder em A4, com três dobras.

Caso queira colocar informações com dados importantes, falar sobre conscientização de uma forma mais extensa, então seria interessante optar por outro formato de material. Dessa forma, a pessoa segue o fluxo da ideia e entende o que esperar do material.

4. Conteúdo direto e atrativo

A função principal do flyer é ser material de divulgação, correto? Isso significa que atenção ao design e distribuição desse conteúdo é muito importante. Por mais informações que você queira adicionar ao seu material, não significa que é necessário ser algo monótono de consumir, na verdade, você deve prestar atenção extra a forma como a distribuição do texto é feita. Para isso, use o design como forma de tornar seu flyer atrativo.

Ser direto é mais importante do que você pode imaginar! Justamente pensando no design e em como você vai comunicar as informações, pense bem e evite todas as informações desnecessárias.

Ter sempre em mente que, por mais personalizado que seja, não é completamente assertivo, então a forma de comunicação tem que aquela que gera uma identificação do maior número de pessoas possível.

5. Priorize!

Conteúdo do flyer é a chave da sua divulgação, por isso entender como hierarquizar as informações. Ponto fundamental, entenda como separar elas de forma que elas chamem atenção, principalmente por meio do design.

Usar o design para hierarquizar o conteúdo também é importante para conectá-lo. Por alinhamento, cores, negrito, itálico e outras formas de diagramação é possível alinhar as várias partes do conteúdo. Por isso, é muito importante entender como as informações serão dispostas e organizadas dentro do flyer, principalmente de forma que façam sentido para o leitor e chamem a atenção.

6. Cores

Pesquisar sobre a psicologia das cores é um passo interessante, principalmente se você precisa chamar atenção da sua audiência. De nada adianta você colocar as cores que você gosta, se elas não fazem sentido dentro do assunto e não combinam. Duas ferramentas que podem te auxiliar na hora de montar sua paleta de cores, como o Coolors ou o Adobe Color.

As cores são forma de contraste, quando utilizadas corretamente, podem ser ótimas formas de destaque e de estilo na hora de criar o seu flyer. Não deixe elas de lado!

7. Material de impressão e tiragem

Como último passo, escolhemos falar sobre impressão do seu flyer. Ela envolve desde o material que será utilizado até a escolha da gráfica. Portanto, aqui, todo o cuidado é pouco. Se o que você procura é entregar um tom de sofisticação a sua peça, um papel brilhante é uma boa escolha. Procure escolher um material de qualidade e uma gráfica que possa entregá-lo.

Como escolher a tiragem perfeita para o seu flyer? Primeiramente, pense na duração da sua campanha. Caso ela não tenha período específico determinado, tenha em mente que será necessário um lote maior. Depois de observar quanto tempo a campanha estará disponível, pense na quantidade de pessoas que quer atingir. Em quais locais o flyer será divulgado? Se for um evento da empresa, por exemplo, a tiragem pode ser mais moderada.

Aqui, na Gráfica Quatrocor, nós acompanhamos todo o processo de produção do seu material. Do processo de confecção do flyer, até a logística do produto, estamos ao seu lado durante todo desenvolvimento da sua campanha. Fale conosco e saiba mais!

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